Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221335 |
Resumo: | Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por meio de quatro etapas concepção,planificação, modelagem e validação. Por fim, na terceira foi realizada a validação em conjunto aUniversidad Oberta da Catalunya (UOC). Como resultado obteve-se um modelo composto porsete áreas: introdução as tecnologias digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede,saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital, criação e desenvolvimento deconteúdo digital e transversal. Estas áreas foram divididas em três competências digitais gerais:alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicasdetalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e três níveis de proficiência:inicial, intermediário e avançado com exemplos de caso de uso. OMCompDigEAD resultou nummodelo construído com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EaDservindo de referência para diferentes instituições em contextos educacionais a distância. |
id |
UFRGS-2_cf7f65f12c0b2d3f934bf9973b955cdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221335 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Kétia Kellen Araújo daBehar, Patrícia AlejandraRomeu Fontanillas, TeresaGuitert Catasús, Montse2021-05-21T04:43:25Z20201695-288xhttp://hdl.handle.net/10183/221335001126101Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por meio de quatro etapas concepção,planificação, modelagem e validação. Por fim, na terceira foi realizada a validação em conjunto aUniversidad Oberta da Catalunya (UOC). Como resultado obteve-se um modelo composto porsete áreas: introdução as tecnologias digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede,saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital, criação e desenvolvimento deconteúdo digital e transversal. Estas áreas foram divididas em três competências digitais gerais:alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicasdetalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e três níveis de proficiência:inicial, intermediário e avançado com exemplos de caso de uso. OMCompDigEAD resultou nummodelo construído com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EaDservindo de referência para diferentes instituições em contextos educacionais a distância.This article deals with the construction and validation of the Model of DigitalCompetences in Distance Education (DE) entitled MCompDigEAD. It is an exploratory-descriptiveresearch, with a qualitative approach carried out between 2014 and 2018 in Brazil, through threeprocedures. In the first, mapping and validation of digital competences with analysis andcomparison between theoretical reference, case studies with DE students and specialists. In thesecond, construction of the model through four procedures: Conception, Planning, Modeling andValidation. In the third validation jointly, the Open University of Catalonia (OUC). As a result, weobtained a model composed of seven areas: introduction to digital technologies, digitalcommunication, network information management, digital health and safety, digital citizenshipand presence, digital content creation and development and transversal, divided into three digitalcompetencies general: functional digital literacy, critical digital literacy and digital fluency,fourteen specific competences detailed through knowledge, skills and attitudes (KSA) and threelevels of proficiency, initial, intermediate and advanced with use case examples. MCompDigEAD isa model for the purpose of orienting and assisting learning processes in DE, serving as a referencefor different institutions in educational contexts at a distance.application/pdfporRELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 13, n. 2 (2020), p. 6176Ensino a distânciaDigital CompetencesDistance LearningOn-Line StudentsCompetence FrameworkConstrução e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEADConstruction and validation of a model of digital competencies for distance education students in Brazil : MCompDigEADEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126101.pdf.txt001126101.pdf.txtExtracted Texttext/plain51275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/2/001126101.pdf.txt4ae09429ac1bed4cfacaeaec34900a11MD52ORIGINAL001126101.pdfTexto completoapplication/pdf794322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/1/001126101.pdf239c2be08412ad3bc113b0ae6d2df93bMD5110183/2213352021-12-06 05:36:10.603403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Construction and validation of a model of digital competencies for distance education students in Brazil : MCompDigEAD |
title |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD |
spellingShingle |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD Silva, Kétia Kellen Araújo da Ensino a distância Digital Competences Distance Learning On-Line Students Competence Framework |
title_short |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD |
title_full |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD |
title_fullStr |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD |
title_sort |
Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD |
author |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
author_facet |
Silva, Kétia Kellen Araújo da Behar, Patrícia Alejandra Romeu Fontanillas, Teresa Guitert Catasús, Montse |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra Romeu Fontanillas, Teresa Guitert Catasús, Montse |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da Behar, Patrícia Alejandra Romeu Fontanillas, Teresa Guitert Catasús, Montse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância |
topic |
Ensino a distância Digital Competences Distance Learning On-Line Students Competence Framework |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Competences Distance Learning On-Line Students Competence Framework |
description |
Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por meio de quatro etapas concepção,planificação, modelagem e validação. Por fim, na terceira foi realizada a validação em conjunto aUniversidad Oberta da Catalunya (UOC). Como resultado obteve-se um modelo composto porsete áreas: introdução as tecnologias digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede,saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital, criação e desenvolvimento deconteúdo digital e transversal. Estas áreas foram divididas em três competências digitais gerais:alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicasdetalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e três níveis de proficiência:inicial, intermediário e avançado com exemplos de caso de uso. OMCompDigEAD resultou nummodelo construído com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EaDservindo de referência para diferentes instituições em contextos educacionais a distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:43:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221335 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1695-288x |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126101 |
identifier_str_mv |
1695-288x 001126101 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 13, n. 2 (2020), p. 6176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/2/001126101.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/1/001126101.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ae09429ac1bed4cfacaeaec34900a11 239c2be08412ad3bc113b0ae6d2df93b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225018643841024 |