O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141534 |
Resumo: | Esta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos. |
id |
UFRGS-2_cf880e4bcdf877238a9fd95f24eca6f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141534 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Plocharski, Elena TurskiWoiciechoski, Lediane Raquel2016-05-21T02:09:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/141534000988561Esta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos.application/pdfporTecnologia educacionalLinguagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988561.pdf000988561.pdfTexto completoapplication/pdf146372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/1/000988561.pdf2ecc8d50d91fc6ad5d2db2a103c9f590MD51TEXT000988561.pdf.txt000988561.pdf.txtExtracted Texttext/plain78814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/2/000988561.pdf.txt9d8fa040be3777c72ce3e2eb8b06838aMD52THUMBNAIL000988561.pdf.jpg000988561.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/3/000988561.pdf.jpg86bab3cb15fdf367c858b9aad40d26e6MD5310183/1415342018-10-25 10:06:16.016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem |
title |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem |
spellingShingle |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem Plocharski, Elena Turski Tecnologia educacional Linguagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem |
title_full |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem |
title_fullStr |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem |
title_sort |
O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem |
author |
Plocharski, Elena Turski |
author_facet |
Plocharski, Elena Turski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plocharski, Elena Turski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Woiciechoski, Lediane Raquel |
contributor_str_mv |
Woiciechoski, Lediane Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Linguagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Tecnologia educacional Linguagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Esta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:09:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141534 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988561 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141534 |
identifier_str_mv |
000988561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/1/000988561.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/2/000988561.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/3/000988561.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ecc8d50d91fc6ad5d2db2a103c9f590 9d8fa040be3777c72ce3e2eb8b06838a 86bab3cb15fdf367c858b9aad40d26e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174974013440 |