O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plocharski, Elena Turski
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141534
Resumo: Esta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos.
id UFRGS-2_cf880e4bcdf877238a9fd95f24eca6f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141534
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Plocharski, Elena TurskiWoiciechoski, Lediane Raquel2016-05-21T02:09:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/141534000988561Esta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos.application/pdfporTecnologia educacionalLinguagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988561.pdf000988561.pdfTexto completoapplication/pdf146372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/1/000988561.pdf2ecc8d50d91fc6ad5d2db2a103c9f590MD51TEXT000988561.pdf.txt000988561.pdf.txtExtracted Texttext/plain78814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/2/000988561.pdf.txt9d8fa040be3777c72ce3e2eb8b06838aMD52THUMBNAIL000988561.pdf.jpg000988561.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/3/000988561.pdf.jpg86bab3cb15fdf367c858b9aad40d26e6MD5310183/1415342018-10-25 10:06:16.016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
title O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
spellingShingle O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
Plocharski, Elena Turski
Tecnologia educacional
Linguagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
title_full O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
title_fullStr O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
title_full_unstemmed O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
title_sort O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
author Plocharski, Elena Turski
author_facet Plocharski, Elena Turski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plocharski, Elena Turski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Woiciechoski, Lediane Raquel
contributor_str_mv Woiciechoski, Lediane Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Linguagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Tecnologia educacional
Linguagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Esta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988561
url http://hdl.handle.net/10183/141534
identifier_str_mv 000988561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/1/000988561.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/2/000988561.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141534/3/000988561.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ecc8d50d91fc6ad5d2db2a103c9f590
9d8fa040be3777c72ce3e2eb8b06838a
86bab3cb15fdf367c858b9aad40d26e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174974013440