O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marion Lopes dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35730
Resumo: Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do uso das TIC‘s (Tecnologias de Informação e Comunicação), do trabalho em grupo no Blog da Turma, identificando estratégias utilizadas para desenvolver uma aprendizagem participativa, cooperativa e de inclusão através das TIC‘s, como ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem em sala de aula interessante e motivadora. O meu trabalho consiste em apresentar estratégias a serem utilizadas em sala de aula e no ambiente informatizado, onde o uso dos recursos da informação e comunicação, tais como o micro, câmera digital, data show, pen drive, e os de uso comum: Globo Terrestre, mapas, revistas e livros pedagógicos. Durante o ano trabalhando com as ferramentas disponíveis no Ambiente da Informática, os alunos usaram o Blog como registro inicial de nossa ―Arquitetura Pedagógica‖. E foi através deste trabalho, pude observar o interesse que o grupo desenvolveu ao utilizar as TIC‘s para a efetivação de novas aprendizagens, principalmente as aprendizagens participativas e cooperativas. Constatei a necessidade deles de compartilhar com o(s) colega(s) verificando a informação e decifrando o que inseriam, houve divisão de tarefas e principalmente autoria de textos dos grupos, o que fez o grande grupo refletir e avaliar o conhecimento que havia sido agregado a cada nova pesquisa, no texto, buscando recursos para uma melhor acomodação de novos conhecimentos. Ao longo do trabalho investigativo, algumas questões foram surgindo, e entre elas estavam: o aproveitamento do tempo e a forma de explorar os recursos disponíveis, tanto Tecnológicos quanto pedagógico. Uma das questões a ser estabelecida pelos grupos seriam as formas de trabalho. Como dispor do tempo para postar as descobertas? Teriam que se organizar para assim poder realizar em tempo hábil todas as descobertas realizadas pela Turma. As combinações seriam fundamentais para tudo sair como desejado. Criaram regras para que o estudo se realizasse e foram em busca dos recursos didáticos e tecnológicos. Um dos recursos tecnológicos indispensáveis foi o uso do pen drive para o caso de falta de conexão com a internet, e como colaborador para o uso da data show. Em sala de aula, o Globo Terrestre e Mapas, para a observação e localização de regiões, municípios, estados e países. Os livros científicos, dicionários onde coletaram informações, gravuras, montagem de textos e autocorreção feita por eles. Ao final do trabalho investigativo na Construção da Arquitetura Pedagógica, os alunos realizaram uma reflexão sobre a importância das ferramentas das TIC‘s podem modificar as práticas de Aprendizagem. Esta analise de aprendizagem levam em consideração as competências desenvolvidas no Blog, e trabalho em grupo, através dos recursos pedagógicos e tecnológicos.
id UFRGS-2_f5aad43f3c42503c235fa0d8c7a423d8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35730
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Marion Lopes dos SantosGandin, Luis Armando2011-12-20T01:19:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/35730000795209Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do uso das TIC‘s (Tecnologias de Informação e Comunicação), do trabalho em grupo no Blog da Turma, identificando estratégias utilizadas para desenvolver uma aprendizagem participativa, cooperativa e de inclusão através das TIC‘s, como ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem em sala de aula interessante e motivadora. O meu trabalho consiste em apresentar estratégias a serem utilizadas em sala de aula e no ambiente informatizado, onde o uso dos recursos da informação e comunicação, tais como o micro, câmera digital, data show, pen drive, e os de uso comum: Globo Terrestre, mapas, revistas e livros pedagógicos. Durante o ano trabalhando com as ferramentas disponíveis no Ambiente da Informática, os alunos usaram o Blog como registro inicial de nossa ―Arquitetura Pedagógica‖. E foi através deste trabalho, pude observar o interesse que o grupo desenvolveu ao utilizar as TIC‘s para a efetivação de novas aprendizagens, principalmente as aprendizagens participativas e cooperativas. Constatei a necessidade deles de compartilhar com o(s) colega(s) verificando a informação e decifrando o que inseriam, houve divisão de tarefas e principalmente autoria de textos dos grupos, o que fez o grande grupo refletir e avaliar o conhecimento que havia sido agregado a cada nova pesquisa, no texto, buscando recursos para uma melhor acomodação de novos conhecimentos. Ao longo do trabalho investigativo, algumas questões foram surgindo, e entre elas estavam: o aproveitamento do tempo e a forma de explorar os recursos disponíveis, tanto Tecnológicos quanto pedagógico. Uma das questões a ser estabelecida pelos grupos seriam as formas de trabalho. Como dispor do tempo para postar as descobertas? Teriam que se organizar para assim poder realizar em tempo hábil todas as descobertas realizadas pela Turma. As combinações seriam fundamentais para tudo sair como desejado. Criaram regras para que o estudo se realizasse e foram em busca dos recursos didáticos e tecnológicos. Um dos recursos tecnológicos indispensáveis foi o uso do pen drive para o caso de falta de conexão com a internet, e como colaborador para o uso da data show. Em sala de aula, o Globo Terrestre e Mapas, para a observação e localização de regiões, municípios, estados e países. Os livros científicos, dicionários onde coletaram informações, gravuras, montagem de textos e autocorreção feita por eles. Ao final do trabalho investigativo na Construção da Arquitetura Pedagógica, os alunos realizaram uma reflexão sobre a importância das ferramentas das TIC‘s podem modificar as práticas de Aprendizagem. Esta analise de aprendizagem levam em consideração as competências desenvolvidas no Blog, e trabalho em grupo, através dos recursos pedagógicos e tecnológicos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795209.pdf000795209.pdfTexto completoapplication/pdf843836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/1/000795209.pdf399ab4bc3d345181ee0aa43f60f71d99MD51TEXT000795209.pdf.txt000795209.pdf.txtExtracted Texttext/plain55206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/2/000795209.pdf.txt375fe46d9e88451acab40295cc5066fdMD52THUMBNAIL000795209.pdf.jpg000795209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/3/000795209.pdf.jpgd5723ea33f39baef199234d581a870e1MD5310183/357302018-10-09 08:00:55.677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35730Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:00:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
title O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
spellingShingle O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
Castro, Marion Lopes dos Santos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
title_full O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
title_fullStr O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
title_full_unstemmed O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
title_sort O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
author Castro, Marion Lopes dos Santos
author_facet Castro, Marion Lopes dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Marion Lopes dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do uso das TIC‘s (Tecnologias de Informação e Comunicação), do trabalho em grupo no Blog da Turma, identificando estratégias utilizadas para desenvolver uma aprendizagem participativa, cooperativa e de inclusão através das TIC‘s, como ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem em sala de aula interessante e motivadora. O meu trabalho consiste em apresentar estratégias a serem utilizadas em sala de aula e no ambiente informatizado, onde o uso dos recursos da informação e comunicação, tais como o micro, câmera digital, data show, pen drive, e os de uso comum: Globo Terrestre, mapas, revistas e livros pedagógicos. Durante o ano trabalhando com as ferramentas disponíveis no Ambiente da Informática, os alunos usaram o Blog como registro inicial de nossa ―Arquitetura Pedagógica‖. E foi através deste trabalho, pude observar o interesse que o grupo desenvolveu ao utilizar as TIC‘s para a efetivação de novas aprendizagens, principalmente as aprendizagens participativas e cooperativas. Constatei a necessidade deles de compartilhar com o(s) colega(s) verificando a informação e decifrando o que inseriam, houve divisão de tarefas e principalmente autoria de textos dos grupos, o que fez o grande grupo refletir e avaliar o conhecimento que havia sido agregado a cada nova pesquisa, no texto, buscando recursos para uma melhor acomodação de novos conhecimentos. Ao longo do trabalho investigativo, algumas questões foram surgindo, e entre elas estavam: o aproveitamento do tempo e a forma de explorar os recursos disponíveis, tanto Tecnológicos quanto pedagógico. Uma das questões a ser estabelecida pelos grupos seriam as formas de trabalho. Como dispor do tempo para postar as descobertas? Teriam que se organizar para assim poder realizar em tempo hábil todas as descobertas realizadas pela Turma. As combinações seriam fundamentais para tudo sair como desejado. Criaram regras para que o estudo se realizasse e foram em busca dos recursos didáticos e tecnológicos. Um dos recursos tecnológicos indispensáveis foi o uso do pen drive para o caso de falta de conexão com a internet, e como colaborador para o uso da data show. Em sala de aula, o Globo Terrestre e Mapas, para a observação e localização de regiões, municípios, estados e países. Os livros científicos, dicionários onde coletaram informações, gravuras, montagem de textos e autocorreção feita por eles. Ao final do trabalho investigativo na Construção da Arquitetura Pedagógica, os alunos realizaram uma reflexão sobre a importância das ferramentas das TIC‘s podem modificar as práticas de Aprendizagem. Esta analise de aprendizagem levam em consideração as competências desenvolvidas no Blog, e trabalho em grupo, através dos recursos pedagógicos e tecnológicos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35730
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795209
url http://hdl.handle.net/10183/35730
identifier_str_mv 000795209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/1/000795209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/2/000795209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/3/000795209.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 399ab4bc3d345181ee0aa43f60f71d99
375fe46d9e88451acab40295cc5066fd
d5723ea33f39baef199234d581a870e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419214884864