O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35730 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do uso das TIC‘s (Tecnologias de Informação e Comunicação), do trabalho em grupo no Blog da Turma, identificando estratégias utilizadas para desenvolver uma aprendizagem participativa, cooperativa e de inclusão através das TIC‘s, como ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem em sala de aula interessante e motivadora. O meu trabalho consiste em apresentar estratégias a serem utilizadas em sala de aula e no ambiente informatizado, onde o uso dos recursos da informação e comunicação, tais como o micro, câmera digital, data show, pen drive, e os de uso comum: Globo Terrestre, mapas, revistas e livros pedagógicos. Durante o ano trabalhando com as ferramentas disponíveis no Ambiente da Informática, os alunos usaram o Blog como registro inicial de nossa ―Arquitetura Pedagógica‖. E foi através deste trabalho, pude observar o interesse que o grupo desenvolveu ao utilizar as TIC‘s para a efetivação de novas aprendizagens, principalmente as aprendizagens participativas e cooperativas. Constatei a necessidade deles de compartilhar com o(s) colega(s) verificando a informação e decifrando o que inseriam, houve divisão de tarefas e principalmente autoria de textos dos grupos, o que fez o grande grupo refletir e avaliar o conhecimento que havia sido agregado a cada nova pesquisa, no texto, buscando recursos para uma melhor acomodação de novos conhecimentos. Ao longo do trabalho investigativo, algumas questões foram surgindo, e entre elas estavam: o aproveitamento do tempo e a forma de explorar os recursos disponíveis, tanto Tecnológicos quanto pedagógico. Uma das questões a ser estabelecida pelos grupos seriam as formas de trabalho. Como dispor do tempo para postar as descobertas? Teriam que se organizar para assim poder realizar em tempo hábil todas as descobertas realizadas pela Turma. As combinações seriam fundamentais para tudo sair como desejado. Criaram regras para que o estudo se realizasse e foram em busca dos recursos didáticos e tecnológicos. Um dos recursos tecnológicos indispensáveis foi o uso do pen drive para o caso de falta de conexão com a internet, e como colaborador para o uso da data show. Em sala de aula, o Globo Terrestre e Mapas, para a observação e localização de regiões, municípios, estados e países. Os livros científicos, dicionários onde coletaram informações, gravuras, montagem de textos e autocorreção feita por eles. Ao final do trabalho investigativo na Construção da Arquitetura Pedagógica, os alunos realizaram uma reflexão sobre a importância das ferramentas das TIC‘s podem modificar as práticas de Aprendizagem. Esta analise de aprendizagem levam em consideração as competências desenvolvidas no Blog, e trabalho em grupo, através dos recursos pedagógicos e tecnológicos. |
id |
UFRGS-2_f5aad43f3c42503c235fa0d8c7a423d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35730 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Marion Lopes dos SantosGandin, Luis Armando2011-12-20T01:19:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/35730000795209Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do uso das TIC‘s (Tecnologias de Informação e Comunicação), do trabalho em grupo no Blog da Turma, identificando estratégias utilizadas para desenvolver uma aprendizagem participativa, cooperativa e de inclusão através das TIC‘s, como ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem em sala de aula interessante e motivadora. O meu trabalho consiste em apresentar estratégias a serem utilizadas em sala de aula e no ambiente informatizado, onde o uso dos recursos da informação e comunicação, tais como o micro, câmera digital, data show, pen drive, e os de uso comum: Globo Terrestre, mapas, revistas e livros pedagógicos. Durante o ano trabalhando com as ferramentas disponíveis no Ambiente da Informática, os alunos usaram o Blog como registro inicial de nossa ―Arquitetura Pedagógica‖. E foi através deste trabalho, pude observar o interesse que o grupo desenvolveu ao utilizar as TIC‘s para a efetivação de novas aprendizagens, principalmente as aprendizagens participativas e cooperativas. Constatei a necessidade deles de compartilhar com o(s) colega(s) verificando a informação e decifrando o que inseriam, houve divisão de tarefas e principalmente autoria de textos dos grupos, o que fez o grande grupo refletir e avaliar o conhecimento que havia sido agregado a cada nova pesquisa, no texto, buscando recursos para uma melhor acomodação de novos conhecimentos. Ao longo do trabalho investigativo, algumas questões foram surgindo, e entre elas estavam: o aproveitamento do tempo e a forma de explorar os recursos disponíveis, tanto Tecnológicos quanto pedagógico. Uma das questões a ser estabelecida pelos grupos seriam as formas de trabalho. Como dispor do tempo para postar as descobertas? Teriam que se organizar para assim poder realizar em tempo hábil todas as descobertas realizadas pela Turma. As combinações seriam fundamentais para tudo sair como desejado. Criaram regras para que o estudo se realizasse e foram em busca dos recursos didáticos e tecnológicos. Um dos recursos tecnológicos indispensáveis foi o uso do pen drive para o caso de falta de conexão com a internet, e como colaborador para o uso da data show. Em sala de aula, o Globo Terrestre e Mapas, para a observação e localização de regiões, municípios, estados e países. Os livros científicos, dicionários onde coletaram informações, gravuras, montagem de textos e autocorreção feita por eles. Ao final do trabalho investigativo na Construção da Arquitetura Pedagógica, os alunos realizaram uma reflexão sobre a importância das ferramentas das TIC‘s podem modificar as práticas de Aprendizagem. Esta analise de aprendizagem levam em consideração as competências desenvolvidas no Blog, e trabalho em grupo, através dos recursos pedagógicos e tecnológicos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795209.pdf000795209.pdfTexto completoapplication/pdf843836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/1/000795209.pdf399ab4bc3d345181ee0aa43f60f71d99MD51TEXT000795209.pdf.txt000795209.pdf.txtExtracted Texttext/plain55206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/2/000795209.pdf.txt375fe46d9e88451acab40295cc5066fdMD52THUMBNAIL000795209.pdf.jpg000795209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/3/000795209.pdf.jpgd5723ea33f39baef199234d581a870e1MD5310183/357302018-10-09 08:00:55.677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35730Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:00:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? |
title |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? |
spellingShingle |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? Castro, Marion Lopes dos Santos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? |
title_full |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? |
title_fullStr |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? |
title_sort |
O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem? |
author |
Castro, Marion Lopes dos Santos |
author_facet |
Castro, Marion Lopes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Marion Lopes dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
contributor_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do uso das TIC‘s (Tecnologias de Informação e Comunicação), do trabalho em grupo no Blog da Turma, identificando estratégias utilizadas para desenvolver uma aprendizagem participativa, cooperativa e de inclusão através das TIC‘s, como ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem em sala de aula interessante e motivadora. O meu trabalho consiste em apresentar estratégias a serem utilizadas em sala de aula e no ambiente informatizado, onde o uso dos recursos da informação e comunicação, tais como o micro, câmera digital, data show, pen drive, e os de uso comum: Globo Terrestre, mapas, revistas e livros pedagógicos. Durante o ano trabalhando com as ferramentas disponíveis no Ambiente da Informática, os alunos usaram o Blog como registro inicial de nossa ―Arquitetura Pedagógica‖. E foi através deste trabalho, pude observar o interesse que o grupo desenvolveu ao utilizar as TIC‘s para a efetivação de novas aprendizagens, principalmente as aprendizagens participativas e cooperativas. Constatei a necessidade deles de compartilhar com o(s) colega(s) verificando a informação e decifrando o que inseriam, houve divisão de tarefas e principalmente autoria de textos dos grupos, o que fez o grande grupo refletir e avaliar o conhecimento que havia sido agregado a cada nova pesquisa, no texto, buscando recursos para uma melhor acomodação de novos conhecimentos. Ao longo do trabalho investigativo, algumas questões foram surgindo, e entre elas estavam: o aproveitamento do tempo e a forma de explorar os recursos disponíveis, tanto Tecnológicos quanto pedagógico. Uma das questões a ser estabelecida pelos grupos seriam as formas de trabalho. Como dispor do tempo para postar as descobertas? Teriam que se organizar para assim poder realizar em tempo hábil todas as descobertas realizadas pela Turma. As combinações seriam fundamentais para tudo sair como desejado. Criaram regras para que o estudo se realizasse e foram em busca dos recursos didáticos e tecnológicos. Um dos recursos tecnológicos indispensáveis foi o uso do pen drive para o caso de falta de conexão com a internet, e como colaborador para o uso da data show. Em sala de aula, o Globo Terrestre e Mapas, para a observação e localização de regiões, municípios, estados e países. Os livros científicos, dicionários onde coletaram informações, gravuras, montagem de textos e autocorreção feita por eles. Ao final do trabalho investigativo na Construção da Arquitetura Pedagógica, os alunos realizaram uma reflexão sobre a importância das ferramentas das TIC‘s podem modificar as práticas de Aprendizagem. Esta analise de aprendizagem levam em consideração as competências desenvolvidas no Blog, e trabalho em grupo, através dos recursos pedagógicos e tecnológicos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35730 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795209 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35730 |
identifier_str_mv |
000795209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/1/000795209.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/2/000795209.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35730/3/000795209.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
399ab4bc3d345181ee0aa43f60f71d99 375fe46d9e88451acab40295cc5066fd d5723ea33f39baef199234d581a870e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419214884864 |