Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janovik, Carolina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25585
Resumo: Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha.
id UFRGS-2_cfec414c18882c959bc2515a72524d8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25585
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Janovik, CarolinaMachado, Maria Berenice da Costa2010-09-09T04:19:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/25585000754162Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha.This monograph analyzes the online communication strategies of two candidates for the presidential elections of 2010 in Brazil, Dilma Rousseff (PT) and José Serra (PSDB), trying to understand how they are using the internet at the pre-campaign, in other words, before 5 July. It is wanted to check if the network is being used only as one more media to gain public visibility, or if its interactive features are actually utilized by the candidates, bringing the surfer-elector closer to them. The research is based theoretically on the fields of communication, politics and the internet, uses the methods of document searching, field research and participant observation, and its object are sites and social medias where Dilma and Serra are present. The articulation of the material shows that the PT candidate operate the network as a place of visibility and that the PSDB candidate interacts more with the internet users. Serra may also be betaking the very nature of the media to "appear" more and in a disguised form at the pre-campaign.application/pdfporCampanha eleitoralInternetPre-election campaignInternetDilma RousseffJosé SerraPré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754162.pdf000754162.pdfTexto completoapplication/pdf5952575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/1/000754162.pdf3529495993c00575776f00e7f6c01748MD51TEXT000754162.pdf.txt000754162.pdf.txtExtracted Texttext/plain140023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/2/000754162.pdf.txtb5991fa0fde5a3ea5f2ffe92deea3d1dMD52THUMBNAIL000754162.pdf.jpg000754162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/3/000754162.pdf.jpg3113b5bb2402a938df80cd62b69c164cMD5310183/255852018-10-11 08:43:07.208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:43:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
title Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
spellingShingle Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
Janovik, Carolina
Campanha eleitoral
Internet
Pre-election campaign
Internet
Dilma Rousseff
José Serra
title_short Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
title_full Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
title_fullStr Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
title_full_unstemmed Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
title_sort Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
author Janovik, Carolina
author_facet Janovik, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janovik, Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
contributor_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha eleitoral
Internet
topic Campanha eleitoral
Internet
Pre-election campaign
Internet
Dilma Rousseff
José Serra
dc.subject.eng.fl_str_mv Pre-election campaign
Internet
Dilma Rousseff
José Serra
description Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-09T04:19:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25585
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754162
url http://hdl.handle.net/10183/25585
identifier_str_mv 000754162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/1/000754162.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/2/000754162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/3/000754162.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3529495993c00575776f00e7f6c01748
b5991fa0fde5a3ea5f2ffe92deea3d1d
3113b5bb2402a938df80cd62b69c164c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398793867264