Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25585 |
Resumo: | Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha. |
id |
UFRGS-2_cfec414c18882c959bc2515a72524d8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25585 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Janovik, CarolinaMachado, Maria Berenice da Costa2010-09-09T04:19:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/25585000754162Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha.This monograph analyzes the online communication strategies of two candidates for the presidential elections of 2010 in Brazil, Dilma Rousseff (PT) and José Serra (PSDB), trying to understand how they are using the internet at the pre-campaign, in other words, before 5 July. It is wanted to check if the network is being used only as one more media to gain public visibility, or if its interactive features are actually utilized by the candidates, bringing the surfer-elector closer to them. The research is based theoretically on the fields of communication, politics and the internet, uses the methods of document searching, field research and participant observation, and its object are sites and social medias where Dilma and Serra are present. The articulation of the material shows that the PT candidate operate the network as a place of visibility and that the PSDB candidate interacts more with the internet users. Serra may also be betaking the very nature of the media to "appear" more and in a disguised form at the pre-campaign.application/pdfporCampanha eleitoralInternetPre-election campaignInternetDilma RousseffJosé SerraPré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754162.pdf000754162.pdfTexto completoapplication/pdf5952575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/1/000754162.pdf3529495993c00575776f00e7f6c01748MD51TEXT000754162.pdf.txt000754162.pdf.txtExtracted Texttext/plain140023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/2/000754162.pdf.txtb5991fa0fde5a3ea5f2ffe92deea3d1dMD52THUMBNAIL000754162.pdf.jpg000754162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/3/000754162.pdf.jpg3113b5bb2402a938df80cd62b69c164cMD5310183/255852018-10-11 08:43:07.208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:43:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 |
title |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 |
spellingShingle |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 Janovik, Carolina Campanha eleitoral Internet Pre-election campaign Internet Dilma Rousseff José Serra |
title_short |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 |
title_full |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 |
title_fullStr |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 |
title_full_unstemmed |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 |
title_sort |
Pré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010 |
author |
Janovik, Carolina |
author_facet |
Janovik, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janovik, Carolina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Maria Berenice da Costa |
contributor_str_mv |
Machado, Maria Berenice da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha eleitoral Internet |
topic |
Campanha eleitoral Internet Pre-election campaign Internet Dilma Rousseff José Serra |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pre-election campaign Internet Dilma Rousseff José Serra |
description |
Esta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-09T04:19:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25585 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000754162 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25585 |
identifier_str_mv |
000754162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/1/000754162.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/2/000754162.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25585/3/000754162.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3529495993c00575776f00e7f6c01748 b5991fa0fde5a3ea5f2ffe92deea3d1d 3113b5bb2402a938df80cd62b69c164c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398793867264 |