Revisitando a contribuição pedagógica de Olga Reverbel : dados para um estudo biográfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71642 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem por objetivo revisitar aspectos da vida e da carreira da professora Olga Garcia Reverbel (São Borja, RS, 1917 – Santa Maria, RS, 2008), precursora do ensino de Teatro na educação escolar no Rio Grande do Sul e uma das teóricas pioneiras no que se refere às relações entre Teatro e Educação no Brasil. A proposta da investigação consiste em reconstituir parte da sua trajetória profissional ligada ao ensino de Teatro, por meio de entrevistas realizadas pelo pesquisador, com amigos de Olga Reverbel, artistas e teóricos, na busca de estimar o que essa pensadora, escritora e professora representa na formação de uma geração de profissionais que atuam na área das artes – na academia ou fora dela – e na formação de um público frequentador de teatro. No total, foram consideradas seis entrevistas: três delas aconteceram em encontros presenciais com os professores Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Alain Brum e com o ator Marcos Breda; e as outras três, com as professoras Vera Lúcia Potthoff da Silva, Ana Mae Barbosa e Sandra Ramalho, foram respondidas por escrito, e enviadas ao pesquisador por e-mail. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nas transcrições, tanto das entrevistas gravadas, como das realizadas por e-mail, as perguntas feitas pelo pesquisador foram suprimidas, e as respostas “costuradas” e editadas em formato de depoimentos. De modo geral, os depoimentos coletados possibilitam refletir sobre diversos aspectos, dentre os quais se destacam: a relação pessoal travada com Reverbel; as lembranças em relação a ela; a importância da sua obra e sua contribuição para o ensino de Arte e de Teatro; e a atualidade dessa contribuição. E tais reflexões realizam-se na perspectiva de autores como Elie Bajard, Fernando Becker, Antônio Damásio, Jorge Larrosa e Marcos Villela Pereira, e de conceitos como narrativa, conhecimento, memória e experiência. Os resultados demonstram que Reverbel goza de respeito e credibilidade para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Não bastasse o fato de ser referência para os artistas que vinham ao estado, que encontravam nela, e em sua casa, um porto seguro, Reverbel era constantemente convidada para palestrar em simpósios, ministrar cursos ou ainda para integrar comissões julgadoras de festivais e mostras de teatro. O trabalho não tem por finalidade concluir o debate acerca da trajetória de Reverbel, visto que ainda há muito a buscar para poder compreender e mensurar a sua importante contribuição para o ensino de Teatro no Rio Grande do Sul e no Brasil. Acredita-se que o estudo que envolve uma personalidade da sua relevância nunca é conclusivo, pois a sua obra tende a propagar-se para além do tempo e do espaço em que foi concebida. |
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Goldschmidt, Cristiano LaertonSantos, Vera Lucia Bertoni dos2013-05-17T01:42:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/71642000879431Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem por objetivo revisitar aspectos da vida e da carreira da professora Olga Garcia Reverbel (São Borja, RS, 1917 – Santa Maria, RS, 2008), precursora do ensino de Teatro na educação escolar no Rio Grande do Sul e uma das teóricas pioneiras no que se refere às relações entre Teatro e Educação no Brasil. A proposta da investigação consiste em reconstituir parte da sua trajetória profissional ligada ao ensino de Teatro, por meio de entrevistas realizadas pelo pesquisador, com amigos de Olga Reverbel, artistas e teóricos, na busca de estimar o que essa pensadora, escritora e professora representa na formação de uma geração de profissionais que atuam na área das artes – na academia ou fora dela – e na formação de um público frequentador de teatro. No total, foram consideradas seis entrevistas: três delas aconteceram em encontros presenciais com os professores Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Alain Brum e com o ator Marcos Breda; e as outras três, com as professoras Vera Lúcia Potthoff da Silva, Ana Mae Barbosa e Sandra Ramalho, foram respondidas por escrito, e enviadas ao pesquisador por e-mail. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nas transcrições, tanto das entrevistas gravadas, como das realizadas por e-mail, as perguntas feitas pelo pesquisador foram suprimidas, e as respostas “costuradas” e editadas em formato de depoimentos. De modo geral, os depoimentos coletados possibilitam refletir sobre diversos aspectos, dentre os quais se destacam: a relação pessoal travada com Reverbel; as lembranças em relação a ela; a importância da sua obra e sua contribuição para o ensino de Arte e de Teatro; e a atualidade dessa contribuição. E tais reflexões realizam-se na perspectiva de autores como Elie Bajard, Fernando Becker, Antônio Damásio, Jorge Larrosa e Marcos Villela Pereira, e de conceitos como narrativa, conhecimento, memória e experiência. Os resultados demonstram que Reverbel goza de respeito e credibilidade para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Não bastasse o fato de ser referência para os artistas que vinham ao estado, que encontravam nela, e em sua casa, um porto seguro, Reverbel era constantemente convidada para palestrar em simpósios, ministrar cursos ou ainda para integrar comissões julgadoras de festivais e mostras de teatro. O trabalho não tem por finalidade concluir o debate acerca da trajetória de Reverbel, visto que ainda há muito a buscar para poder compreender e mensurar a sua importante contribuição para o ensino de Teatro no Rio Grande do Sul e no Brasil. Acredita-se que o estudo que envolve uma personalidade da sua relevância nunca é conclusivo, pois a sua obra tende a propagar-se para além do tempo e do espaço em que foi concebida.application/pdfporTeatroMemóriaBiografiaReverbel, Olga Garcia, 1917-2008Revisitando a contribuição pedagógica de Olga Reverbel : dados para um estudo biográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879431.pdf000879431.pdfTexto completoapplication/pdf530038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71642/1/000879431.pdf8aa68f5c278faf5a3e1d6abdeb1fcc32MD51TEXT000879431.pdf.txt000879431.pdf.txtExtracted Texttext/plain101066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71642/2/000879431.pdf.txt475485254f5feadaa0f8cf99b7cf8811MD52THUMBNAIL000879431.pdf.jpg000879431.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71642/3/000879431.pdf.jpgccf122245af62cb3350a1cd5936b01e8MD5310183/716422018-10-17 07:40:37.938oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71642Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:40:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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