Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67779 |
Resumo: | O trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD. |
id |
UFRGS-2_d0b4d5ba794093709d17f791f7a6f8b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67779 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ávila, Adriana Aparecida deCaregnato, Sonia Elisa2013-03-19T01:41:45Z2007http://hdl.handle.net/10183/67779000718006O trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD.The work describes the evolution of distance learning since its beginning until the rise of web based learning. It discusses its importance in higher education and the role of academic libraries in supporting it. It approaches digital libraries and aspects related to it, such as definitions, characteristics, proposals and necessary changes. It aims at diagnosing the products and services directed to Distance Education and offered through the sites of digital libraries in the universities of the Rio Grande do Sul in 2007. Its specific aims are: to verify which higher education institutions of Rio Grande do Sul offer activities of Distance Education; to identify if these institutions possess digital libraries, and who has access to them; to list which services and products are offered by these libraries; to verify which type of special information the libraries offer for the Distance Education pupils and to verify if the products and services offered are the ones recommended in the literature. This is a descriptive study, with a qualitative and quantitative approach that investigates Distance Education in higher education of Rio Grande do Sul from a sample of sixteen institutions. For data collection it applies field observation carried through by an observer in a non-participant form. As results it lists the types of activities of Distance Education offered by the universities and the types of services and products offered by the digital libraries. It confirms the low frequency of some services and products, but the predominance of free access stands out as a positive result. It points the possible factors that can intervene with the implementation of products and services directed to Distance Education. It recommends to administrative personnel, teaching staff and librarians that they work together in favour of Distance Education pupils.application/pdfporBiblioteca digitalEnsino a distânciaDistance educationUniversity librariesDigital librariesProductsServicesBibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718006.pdf000718006.pdfTexto completoapplication/pdf342057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/1/000718006.pdf14e3c905cb760289d7d24cefb98e3006MD51TEXT000718006.pdf.txt000718006.pdf.txtExtracted Texttext/plain110460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/2/000718006.pdf.txt4825c462590369c2b79274e2ea9a49aaMD52THUMBNAIL000718006.pdf.jpg000718006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/3/000718006.pdf.jpg2e372cd97009bafce7435aecb3af7024MD5310183/677792018-10-17 07:53:48.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:53:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 |
title |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 |
spellingShingle |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 Ávila, Adriana Aparecida de Biblioteca digital Ensino a distância Distance education University libraries Digital libraries Products Services |
title_short |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 |
title_full |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 |
title_fullStr |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 |
title_sort |
Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007 |
author |
Ávila, Adriana Aparecida de |
author_facet |
Ávila, Adriana Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Adriana Aparecida de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caregnato, Sonia Elisa |
contributor_str_mv |
Caregnato, Sonia Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca digital Ensino a distância |
topic |
Biblioteca digital Ensino a distância Distance education University libraries Digital libraries Products Services |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education University libraries Digital libraries Products Services |
description |
O trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-19T01:41:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67779 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000718006 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67779 |
identifier_str_mv |
000718006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/1/000718006.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/2/000718006.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/3/000718006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14e3c905cb760289d7d24cefb98e3006 4825c462590369c2b79274e2ea9a49aa 2e372cd97009bafce7435aecb3af7024 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101257023488 |