Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Adriana Aparecida de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67779
Resumo: O trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD.
id UFRGS-2_d0b4d5ba794093709d17f791f7a6f8b2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67779
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ávila, Adriana Aparecida deCaregnato, Sonia Elisa2013-03-19T01:41:45Z2007http://hdl.handle.net/10183/67779000718006O trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD.The work describes the evolution of distance learning since its beginning until the rise of web based learning. It discusses its importance in higher education and the role of academic libraries in supporting it. It approaches digital libraries and aspects related to it, such as definitions, characteristics, proposals and necessary changes. It aims at diagnosing the products and services directed to Distance Education and offered through the sites of digital libraries in the universities of the Rio Grande do Sul in 2007. Its specific aims are: to verify which higher education institutions of Rio Grande do Sul offer activities of Distance Education; to identify if these institutions possess digital libraries, and who has access to them; to list which services and products are offered by these libraries; to verify which type of special information the libraries offer for the Distance Education pupils and to verify if the products and services offered are the ones recommended in the literature. This is a descriptive study, with a qualitative and quantitative approach that investigates Distance Education in higher education of Rio Grande do Sul from a sample of sixteen institutions. For data collection it applies field observation carried through by an observer in a non-participant form. As results it lists the types of activities of Distance Education offered by the universities and the types of services and products offered by the digital libraries. It confirms the low frequency of some services and products, but the predominance of free access stands out as a positive result. It points the possible factors that can intervene with the implementation of products and services directed to Distance Education. It recommends to administrative personnel, teaching staff and librarians that they work together in favour of Distance Education pupils.application/pdfporBiblioteca digitalEnsino a distânciaDistance educationUniversity librariesDigital librariesProductsServicesBibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718006.pdf000718006.pdfTexto completoapplication/pdf342057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/1/000718006.pdf14e3c905cb760289d7d24cefb98e3006MD51TEXT000718006.pdf.txt000718006.pdf.txtExtracted Texttext/plain110460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/2/000718006.pdf.txt4825c462590369c2b79274e2ea9a49aaMD52THUMBNAIL000718006.pdf.jpg000718006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/3/000718006.pdf.jpg2e372cd97009bafce7435aecb3af7024MD5310183/677792018-10-17 07:53:48.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:53:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
title Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
spellingShingle Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
Ávila, Adriana Aparecida de
Biblioteca digital
Ensino a distância
Distance education
University libraries
Digital libraries
Products
Services
title_short Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
title_full Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
title_fullStr Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
title_full_unstemmed Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
title_sort Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
author Ávila, Adriana Aparecida de
author_facet Ávila, Adriana Aparecida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Adriana Aparecida de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
contributor_str_mv Caregnato, Sonia Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca digital
Ensino a distância
topic Biblioteca digital
Ensino a distância
Distance education
University libraries
Digital libraries
Products
Services
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
University libraries
Digital libraries
Products
Services
description O trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-19T01:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67779
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718006
url http://hdl.handle.net/10183/67779
identifier_str_mv 000718006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/1/000718006.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/2/000718006.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67779/3/000718006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14e3c905cb760289d7d24cefb98e3006
4825c462590369c2b79274e2ea9a49aa
2e372cd97009bafce7435aecb3af7024
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447101257023488