Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabela Selau
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237750
Resumo: O presente trabalho contempla um estudo sobre alunos diagnosticados com transtornos do espectro autista, no “ processo de aulas inclusivas” , apresento como entender e como tentar tornar a aula de Ciências da Natureza mais inclusiva, para alunos neurodiversos ou não, através da minha experiência como futura profissional da educação, contando o que aprendi e desenvolvi com a minha atuação como bolsista do projeto PIBID, no qual aconteceu a prática pedagógica com uma criança com diagnóstico de autismo, na educação em Ciências da Natureza e, como pontos principais, destaco: c omo compreender as ações pedagógicas , como devem ser programadas as atividades para que de fato o aluno seja inclu íd o na Disciplina de Ciências da Natureza, e conhecer as concepções de inclusão de uma profissional da educação. Como metodologia de pesquisa, escolhi trabalhar com a minha experiência e vivência no PIBID de maneira descritiva, de cunho qualitativo. Conclui que, ainda, nos dias atuais, mesmo com tantas informações sobre como acontece ou como deveira acontecer a inclusão de alunos com autismo no âmbito escolar, geram- se dúvidas quanto aos direitos que esse público tem. Além disso, ressalto a grande importância da formação continuada dos profissionais da educação para que possam garantir a plena inclusão desses sujeitos.
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