Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237750 |
Resumo: | O presente trabalho contempla um estudo sobre alunos diagnosticados com transtornos do espectro autista, no “ processo de aulas inclusivas” , apresento como entender e como tentar tornar a aula de Ciências da Natureza mais inclusiva, para alunos neurodiversos ou não, através da minha experiência como futura profissional da educação, contando o que aprendi e desenvolvi com a minha atuação como bolsista do projeto PIBID, no qual aconteceu a prática pedagógica com uma criança com diagnóstico de autismo, na educação em Ciências da Natureza e, como pontos principais, destaco: c omo compreender as ações pedagógicas , como devem ser programadas as atividades para que de fato o aluno seja inclu íd o na Disciplina de Ciências da Natureza, e conhecer as concepções de inclusão de uma profissional da educação. Como metodologia de pesquisa, escolhi trabalhar com a minha experiência e vivência no PIBID de maneira descritiva, de cunho qualitativo. Conclui que, ainda, nos dias atuais, mesmo com tantas informações sobre como acontece ou como deveira acontecer a inclusão de alunos com autismo no âmbito escolar, geram- se dúvidas quanto aos direitos que esse público tem. Além disso, ressalto a grande importância da formação continuada dos profissionais da educação para que possam garantir a plena inclusão desses sujeitos. |
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Pereira, Isabela SelauSantos, Simone Valdete dos2022-04-25T17:47:17Z2022http://hdl.handle.net/10183/237750001138624O presente trabalho contempla um estudo sobre alunos diagnosticados com transtornos do espectro autista, no “ processo de aulas inclusivas” , apresento como entender e como tentar tornar a aula de Ciências da Natureza mais inclusiva, para alunos neurodiversos ou não, através da minha experiência como futura profissional da educação, contando o que aprendi e desenvolvi com a minha atuação como bolsista do projeto PIBID, no qual aconteceu a prática pedagógica com uma criança com diagnóstico de autismo, na educação em Ciências da Natureza e, como pontos principais, destaco: c omo compreender as ações pedagógicas , como devem ser programadas as atividades para que de fato o aluno seja inclu íd o na Disciplina de Ciências da Natureza, e conhecer as concepções de inclusão de uma profissional da educação. Como metodologia de pesquisa, escolhi trabalhar com a minha experiência e vivência no PIBID de maneira descritiva, de cunho qualitativo. Conclui que, ainda, nos dias atuais, mesmo com tantas informações sobre como acontece ou como deveira acontecer a inclusão de alunos com autismo no âmbito escolar, geram- se dúvidas quanto aos direitos que esse público tem. Além disso, ressalto a grande importância da formação continuada dos profissionais da educação para que possam garantir a plena inclusão desses sujeitos.This paper includes a study about students diagnosed with autism spectrum disorders, in the "inclusive classroom process", I present how to understand and how to try to make the class of Nature Sciences more inclusive, for students with or without neurodiversity, through my experience as a future education professional, telling what I learned and developed with my performance as a scholar of the PIBID project, in which the pedagogical practice with a child diagnosed with autism happened, in Nature Sciences education and, as main points, I highlight: How to understand the pedagogical actions, how the activities should be programmed so that in fact the student is included in the discipline of Nature Sciences, and to know th e conceptions of inclusion of an education professional. As a research methodology, I chose to work with my experience in the PIBID in a descriptive, qualitative way. I concluded that, even today, even with so much information about how the inclusion of st udents with autism in the school environment happens or should happen, there are still doubts about the rights that this public has. Moreover, I emphasize the great importance of the continuing education of education professionals to ensure the full inclus ion of these individuals.application/pdfporInclusão escolarPrática pedagógicaAutismoAutismInclusionEducationInclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de Ciências da Naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138624.pdf.txt001138624.pdf.txtExtracted Texttext/plain59779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237750/2/001138624.pdf.txt86d750ce7648b1ddf6fa692e7ebd4168MD52ORIGINAL001138624.pdfTexto completoapplication/pdf706139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237750/1/001138624.pdf4a74917f92f81d7f41e610096b69a2b8MD5110183/2377502022-04-26 04:50:41.681oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237750Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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