Corpos das margens e outras pedagogias possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Edson Mendes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231761
Resumo: O objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade.
id UFRGS-2_d104b9539880fe8c7a6c77ebc74faef1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231761
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva Junior, Edson Mendes daSeffner, Fernando2021-11-13T04:46:00Z20212359-6856http://hdl.handle.net/10183/231761001132992O objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade.The objective of this text is to propose the possibility of thinking about the classroom as a place of production of vital pedagogies, through impressions and events collected in the ethnography of school culture scenes. From situations involving disability and so-called disabled bodies, we discuss school culture, curriculum, school, youth cultures, pedagogies, body and desire. A history of the emergency and the route of the disability category is traced, articulated with the so-called medical and social models. The main public policies that articulate the field of education with disability are evaluated, proposing the construction of vital pedagogies. In this sense, it concludes with the analysis of a school scene that synthesizes these possibilities.application/pdfporRevista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 1 (2021), p. 233-253EducaçãoPedagogiaCultura escolarDeficiênciaCorporealitiesDisabilityModels of disabilitySchool cultureEducationCorpos das margens e outras pedagogias possíveisMargin's bodies and others possibilities pedagogies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132992.pdf.txt001132992.pdf.txtExtracted Texttext/plain68315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/2/001132992.pdf.txt2ce8c607fad31342788d40d455a087f3MD52ORIGINAL001132992.pdfTexto completoapplication/pdf410542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/1/001132992.pdfc5f4a7a816d890f0ea577dd652d28e81MD5110183/2317612021-11-20 06:07:03.679269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:07:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Margin's bodies and others possibilities pedagogies
title Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
spellingShingle Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
Silva Junior, Edson Mendes da
Educação
Pedagogia
Cultura escolar
Deficiência
Corporealities
Disability
Models of disability
School culture
Education
title_short Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
title_full Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
title_fullStr Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
title_full_unstemmed Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
title_sort Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
author Silva Junior, Edson Mendes da
author_facet Silva Junior, Edson Mendes da
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Edson Mendes da
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Cultura escolar
Deficiência
topic Educação
Pedagogia
Cultura escolar
Deficiência
Corporealities
Disability
Models of disability
School culture
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporealities
Disability
Models of disability
School culture
Education
description O objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-13T04:46:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231761
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-6856
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132992
identifier_str_mv 2359-6856
001132992
url http://hdl.handle.net/10183/231761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 1 (2021), p. 233-253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/2/001132992.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/1/001132992.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ce8c607fad31342788d40d455a087f3
c5f4a7a816d890f0ea577dd652d28e81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042221072384