Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231761 |
Resumo: | O objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade. |
id |
UFRGS-2_d104b9539880fe8c7a6c77ebc74faef1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231761 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva Junior, Edson Mendes daSeffner, Fernando2021-11-13T04:46:00Z20212359-6856http://hdl.handle.net/10183/231761001132992O objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade.The objective of this text is to propose the possibility of thinking about the classroom as a place of production of vital pedagogies, through impressions and events collected in the ethnography of school culture scenes. From situations involving disability and so-called disabled bodies, we discuss school culture, curriculum, school, youth cultures, pedagogies, body and desire. A history of the emergency and the route of the disability category is traced, articulated with the so-called medical and social models. The main public policies that articulate the field of education with disability are evaluated, proposing the construction of vital pedagogies. In this sense, it concludes with the analysis of a school scene that synthesizes these possibilities.application/pdfporRevista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 1 (2021), p. 233-253EducaçãoPedagogiaCultura escolarDeficiênciaCorporealitiesDisabilityModels of disabilitySchool cultureEducationCorpos das margens e outras pedagogias possíveisMargin's bodies and others possibilities pedagogies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132992.pdf.txt001132992.pdf.txtExtracted Texttext/plain68315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/2/001132992.pdf.txt2ce8c607fad31342788d40d455a087f3MD52ORIGINAL001132992.pdfTexto completoapplication/pdf410542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/1/001132992.pdfc5f4a7a816d890f0ea577dd652d28e81MD5110183/2317612021-11-20 06:07:03.679269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:07:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Margin's bodies and others possibilities pedagogies |
title |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis |
spellingShingle |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis Silva Junior, Edson Mendes da Educação Pedagogia Cultura escolar Deficiência Corporealities Disability Models of disability School culture Education |
title_short |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis |
title_full |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis |
title_fullStr |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis |
title_full_unstemmed |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis |
title_sort |
Corpos das margens e outras pedagogias possíveis |
author |
Silva Junior, Edson Mendes da |
author_facet |
Silva Junior, Edson Mendes da Seffner, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Seffner, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Edson Mendes da Seffner, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia Cultura escolar Deficiência |
topic |
Educação Pedagogia Cultura escolar Deficiência Corporealities Disability Models of disability School culture Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Corporealities Disability Models of disability School culture Education |
description |
O objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-13T04:46:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231761 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2359-6856 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132992 |
identifier_str_mv |
2359-6856 001132992 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 1 (2021), p. 233-253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/2/001132992.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231761/1/001132992.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ce8c607fad31342788d40d455a087f3 c5f4a7a816d890f0ea577dd652d28e81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225042221072384 |