Níveis de aptidão física de escolares do 3° ao 5° ano do ensino fundamental : um estudo transversal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236138 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi avaliar os níveis de aptidão física em estudantes do 3° a 5° ano de uma escola municipal da cidade de Relvado (RS). Para responder o problema deste artigo, foi utilizado uma metodologia que caracteriza- se como descritivo transversal. Foram avaliadas 42 crianças, 25 do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com idade entre 8 a 11 anos. Os protocolos dos testes utilizados, nesta pesquisa, foram definidos com base em estudos realizados anteriormente, segundo o PROESP- BR (Projeto Esporte Brasil). Na pesquisa, foram aplicadas avaliações de composição corporal, flexibilidade, resistência muscular, aptidão cardiorrespiratória, potência de membros inferiores, velocidade, testes de potência de membros superiores e agilidade. Nos resultados, esta pesquisa mostrou que a parada nas atividades escolares durante a pandemia teve um forte impacto na aptidão física das crianças. De acordo com as médias do PROESP-BR, os alunos tiveram resultados bem desnivelados. |
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Mella, GabrieleSilva, Rodrigo Ferrari da2022-03-23T04:37:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/236138001138554O objetivo do presente estudo foi avaliar os níveis de aptidão física em estudantes do 3° a 5° ano de uma escola municipal da cidade de Relvado (RS). Para responder o problema deste artigo, foi utilizado uma metodologia que caracteriza- se como descritivo transversal. Foram avaliadas 42 crianças, 25 do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com idade entre 8 a 11 anos. Os protocolos dos testes utilizados, nesta pesquisa, foram definidos com base em estudos realizados anteriormente, segundo o PROESP- BR (Projeto Esporte Brasil). Na pesquisa, foram aplicadas avaliações de composição corporal, flexibilidade, resistência muscular, aptidão cardiorrespiratória, potência de membros inferiores, velocidade, testes de potência de membros superiores e agilidade. Nos resultados, esta pesquisa mostrou que a parada nas atividades escolares durante a pandemia teve um forte impacto na aptidão física das crianças. De acordo com as médias do PROESP-BR, os alunos tiveram resultados bem desnivelados.The research objective of this article is to evaluate the physical body health of students from the 3rd to the 5th year of a municipal school in the city of Relvado (RS). The specific objectives are to verify how the physical health of the students is after returning to classroom classes at school, due to absence in accordance with preventive measures against the advance of Coronavirus worldwide. There were 13 months of online classes with sporadic activities guided also online. To answer the problem of this article, the chosen methodology is characterized as transversal descriptive. There were 42 children participating in the academic research, 25 of them were male and 17 of them were female, aged between 8 and 11 years. The test protocols used in this research were defined based on previous studies, according to the PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil). In the research, evaluations of body composition, flexibility, muscular endurance, cardiorespiratory fitness, lower limb power, speed, upper limb power tests and agility were applied. In the results, this research showed that stopping school activities during the pandemic had a strong impact on children's physical fitness. According to the PROESP-BR averages, the students had very uneven results.application/pdfporAptidão físicaEstudantesSaúde escolarAvaliação escolarFitnessPhysical health in childrenSchool healthSchoolchildrenNíveis de aptidão física de escolares do 3° ao 5° ano do ensino fundamental : um estudo transversalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138554.pdf.txt001138554.pdf.txtExtracted Texttext/plain31436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236138/2/001138554.pdf.txt86fa791c6893a0f2ffc08a986dcb99f6MD52ORIGINAL001138554.pdfTexto completoapplication/pdf180446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236138/1/001138554.pdff387fd1a3e8fa07c023dc2330d77eabeMD5110183/2361382022-05-24 04:45:48.797341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236138Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:45:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O objetivo do presente estudo foi avaliar os níveis de aptidão física em estudantes do 3° a 5° ano de uma escola municipal da cidade de Relvado (RS). Para responder o problema deste artigo, foi utilizado uma metodologia que caracteriza- se como descritivo transversal. Foram avaliadas 42 crianças, 25 do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com idade entre 8 a 11 anos. Os protocolos dos testes utilizados, nesta pesquisa, foram definidos com base em estudos realizados anteriormente, segundo o PROESP- BR (Projeto Esporte Brasil). Na pesquisa, foram aplicadas avaliações de composição corporal, flexibilidade, resistência muscular, aptidão cardiorrespiratória, potência de membros inferiores, velocidade, testes de potência de membros superiores e agilidade. Nos resultados, esta pesquisa mostrou que a parada nas atividades escolares durante a pandemia teve um forte impacto na aptidão física das crianças. De acordo com as médias do PROESP-BR, os alunos tiveram resultados bem desnivelados. |
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