Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Juca
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado, Maria Goreti Farias, Farenzena, Nalú, Mosna, Rosa Maria Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254728
Resumo: O artigo compara responsabilidades governamentais no financiamento da educação básica da Argentina, do Brasil e do Uruguai. Compreende descrições sobre as especificidades dos países em dois períodos que contaram com governos com alinhamentos políticos distintos: a década de 1990, com adoção de políticas de matriz neoliberal, e os anos de 2000 a 2014, com adoção de políticas progressistas de ampliação do gasto público, nos três estados latinoamericanos. Na análise comparada são apresentados tópicos que representam as prioridades da ação estatal em relação à educação, tais como o direito à educação, a obrigatoriedade e gratuidade do ensino, os recursos públicos destinados ao ensino, as responsabilidades entre esferas e âmbitos de governo e o gasto público. Cada tópico foi analisado tendo em vista as situações de manutenção, redefinição ou redefinição parcial em relação aos dois períodos históricos da análise. A situação mais geral nos países foi de redefinição da obrigatoriedade escolar, a alteração, para mais, nas referências para o gasto em educação, bem como repactuações na distribuição de responsabilidades entre os governos nacional e subnacionais, na Argentina e no Brasil.
id UFRGS-2_d168a2b2f7cd0c323e4a8d945884b24e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254728
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, JucaMachado, Maria Goreti FariasFarenzena, NalúMosna, Rosa Maria Pinheiro2023-02-14T03:21:19Z20201981-1969http://hdl.handle.net/10183/254728001161790O artigo compara responsabilidades governamentais no financiamento da educação básica da Argentina, do Brasil e do Uruguai. Compreende descrições sobre as especificidades dos países em dois períodos que contaram com governos com alinhamentos políticos distintos: a década de 1990, com adoção de políticas de matriz neoliberal, e os anos de 2000 a 2014, com adoção de políticas progressistas de ampliação do gasto público, nos três estados latinoamericanos. Na análise comparada são apresentados tópicos que representam as prioridades da ação estatal em relação à educação, tais como o direito à educação, a obrigatoriedade e gratuidade do ensino, os recursos públicos destinados ao ensino, as responsabilidades entre esferas e âmbitos de governo e o gasto público. Cada tópico foi analisado tendo em vista as situações de manutenção, redefinição ou redefinição parcial em relação aos dois períodos históricos da análise. A situação mais geral nos países foi de redefinição da obrigatoriedade escolar, a alteração, para mais, nas referências para o gasto em educação, bem como repactuações na distribuição de responsabilidades entre os governos nacional e subnacionais, na Argentina e no Brasil.The paper contrasts the government accountability in the financing of K-12 education in Argentina, Brazil, and Uruguay. It describes the countries’ specificities in two periods with distinct government political lines: the 1990s, with the adoption of policies with a neoliberal matrix, and the period from 2000 to 2014, with the enactment of progressist policies for expansion of public expense in the three Latin American States. The topics presented in the comparative analysis represent the priorities of the state action regarding education, such as the right to it, compulsory and free education, public resources aimed to education, accountability between spheres and instances of government, and public expense. Each topic was analyzed in view of the situations of maintenance, redefinition, or partial redefinition concerning the two historical periods. The most usual situation in these countries was the redefinition of compulsory education, the change for higher in thereferences for expense in education, as well as renegotiations in the distribution of accountability between national and subnational governments in Argentina and Brazil.El artículo compara responsabilidades gubernamentales en el financiamiento de la educación básica en Argentina, Brasil y Uruguay. Comprende descripciones sobre las especificidades de los países en dos períodos que contaron con gobiernos con alineamientos políticos distintos: la década de 1990, con la adopción de políticas de matriz neoliberal, y los años que van del 2000 al 2014, con la adopción de políticas progresistas de ampliación del gasto público, en los tres estados latinoamericanos. En el análisis comparado se presentan como tópicos las prioridades de la acción estatal con relación a la educación, tales como el derecho a la educación, la obligatoriedad y gratuidad de la enseñanza, los recursos públicos destinados a la misma, las responsabilidades entre esferas y ámbitos de gobierno y el gasto público. Cada tópico fue analizado teniendo en cuenta las situaciones de continuidad, redefinición o redefinición parcial en relación con los dos períodos históricos de análisis. En términos generales, se produjo en estos países una redefinición de la obligatoriedad escolar, una alteración al alza de las referencias para el gasto en educación, así como modificaciones en la distribución de responsabilidades entre los gobiernos nacionales y subnacionales, en Argentina y en Brasil.application/pdfporJornal de políticas educacionais. Vol. 16 (fev. 2022), p. 1-19Política educacionalEducação básicaComparative educationFinancing of educationEducación comparadaBrazilFinanciamiento de la educaciónArgentinaUruguayResponsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro MosnaGovernment Accountability in the Financing of K-12 Education in Argentina, Brazil, and Uruguay Responsabilidades Gubernamentales en el Financiamiento de la Educación Básica en Argentina, Brasil y Uruguay info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161790.pdf.txt001161790.pdf.txtExtracted Texttext/plain52470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254728/2/001161790.pdf.txt1027224bcc62592d6a6bbb0ea8d8e004MD52ORIGINAL001161790.pdfTexto completoapplication/pdf780054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254728/1/001161790.pdfda1185217cf69f3bb560daaa6bef1348MD5110183/2547282023-02-15 04:23:23.302408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254728Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:23:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Government Accountability in the Financing of K-12 Education in Argentina, Brazil, and Uruguay
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Responsabilidades Gubernamentales en el Financiamiento de la Educación Básica en Argentina, Brasil y Uruguay
title Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
spellingShingle Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
Gil, Juca
Política educacional
Educação básica
Comparative education
Financing of education
Educación comparada
Brazil
Financiamiento de la educación
Argentina
Uruguay
title_short Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
title_full Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
title_fullStr Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
title_full_unstemmed Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
title_sort Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
author Gil, Juca
author_facet Gil, Juca
Machado, Maria Goreti Farias
Farenzena, Nalú
Mosna, Rosa Maria Pinheiro
author_role author
author2 Machado, Maria Goreti Farias
Farenzena, Nalú
Mosna, Rosa Maria Pinheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Juca
Machado, Maria Goreti Farias
Farenzena, Nalú
Mosna, Rosa Maria Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Educação básica
topic Política educacional
Educação básica
Comparative education
Financing of education
Educación comparada
Brazil
Financiamiento de la educación
Argentina
Uruguay
dc.subject.eng.fl_str_mv Comparative education
Financing of education
Educación comparada
Brazil
dc.subject.spa.fl_str_mv Financiamiento de la educación
Argentina
Uruguay
description O artigo compara responsabilidades governamentais no financiamento da educação básica da Argentina, do Brasil e do Uruguai. Compreende descrições sobre as especificidades dos países em dois períodos que contaram com governos com alinhamentos políticos distintos: a década de 1990, com adoção de políticas de matriz neoliberal, e os anos de 2000 a 2014, com adoção de políticas progressistas de ampliação do gasto público, nos três estados latinoamericanos. Na análise comparada são apresentados tópicos que representam as prioridades da ação estatal em relação à educação, tais como o direito à educação, a obrigatoriedade e gratuidade do ensino, os recursos públicos destinados ao ensino, as responsabilidades entre esferas e âmbitos de governo e o gasto público. Cada tópico foi analisado tendo em vista as situações de manutenção, redefinição ou redefinição parcial em relação aos dois períodos históricos da análise. A situação mais geral nos países foi de redefinição da obrigatoriedade escolar, a alteração, para mais, nas referências para o gasto em educação, bem como repactuações na distribuição de responsabilidades entre os governos nacional e subnacionais, na Argentina e no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:21:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254728
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-1969
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161790
identifier_str_mv 1981-1969
001161790
url http://hdl.handle.net/10183/254728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Jornal de políticas educacionais. Vol. 16 (fev. 2022), p. 1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254728/2/001161790.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254728/1/001161790.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1027224bcc62592d6a6bbb0ea8d8e004
da1185217cf69f3bb560daaa6bef1348
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225080881020928