Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Luciana Neves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Luis Henrique Pio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257198
Resumo: Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas.
id UFRGS-2_d19090d13efa8ee81be26f0bf8828a91
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257198
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Luciana NevesAlmeida, Luis Henrique Pio de2023-04-19T03:25:01Z20221518-8221http://hdl.handle.net/10183/257198001154283Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas.In order to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, the Portuguese version of the SATS - 28 (Survey of Attitudes Toward Statistics) scale was used and a census of Mathematics Degree students at Federal University of Rio Grande do Sul was carried out. A descriptive analysis of the four dimensions of the instrument was performed: Affective, Cognitive Competence, Value and Difficulty. The most positive attitudes were in the Value dimensions: importance of statistics; and Cognitive Competence: knowledge and intellectual skills, while the least positive were Affective and Difficulty. More contact with Statistics in Basic Education showed a relationship with positive attitudes. According to the stage in the course, the higher the stag e, the more positive the attitude in the Cognitive Competence and the more negative the attitude in the Affective dimension. These results indicate the importance of knowing the attitudinal profiles so that measures are taken to reverse negative attitudes.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 23 (2022), p. 94 - 102Educação EstatísticaEscala de atitudeProfessor de matemáticaLicenciaturaAttitude scaleStatistical educationMathematics educationDegree in mathematicsTeaching and learningQual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?What is the attitude of future mathematics teachers towards statistics? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154283.pdf.txt001154283.pdf.txtExtracted Texttext/plain35770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/2/001154283.pdf.txt44ed75ea1aa67ea862ea1710648ba540MD52ORIGINAL001154283.pdfTexto completoapplication/pdf248220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/1/001154283.pdff6acd3983399be79897c328c90527eb6MD5110183/2571982023-04-20 03:22:01.11023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257198Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-20T06:22:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What is the attitude of future mathematics teachers towards statistics?
title Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
spellingShingle Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
Nunes, Luciana Neves
Educação Estatística
Escala de atitude
Professor de matemática
Licenciatura
Attitude scale
Statistical education
Mathematics education
Degree in mathematics
Teaching and learning
title_short Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
title_full Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
title_fullStr Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
title_full_unstemmed Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
title_sort Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
author Nunes, Luciana Neves
author_facet Nunes, Luciana Neves
Almeida, Luis Henrique Pio de
author_role author
author2 Almeida, Luis Henrique Pio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
Almeida, Luis Henrique Pio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Escala de atitude
Professor de matemática
Licenciatura
topic Educação Estatística
Escala de atitude
Professor de matemática
Licenciatura
Attitude scale
Statistical education
Mathematics education
Degree in mathematics
Teaching and learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Attitude scale
Statistical education
Mathematics education
Degree in mathematics
Teaching and learning
description Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:25:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257198
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154283
identifier_str_mv 1518-8221
001154283
url http://hdl.handle.net/10183/257198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 23 (2022), p. 94 - 102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/2/001154283.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/1/001154283.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44ed75ea1aa67ea862ea1710648ba540
f6acd3983399be79897c328c90527eb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447825967742976