Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257198 |
Resumo: | Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas. |
id |
UFRGS-2_d19090d13efa8ee81be26f0bf8828a91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257198 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Luciana NevesAlmeida, Luis Henrique Pio de2023-04-19T03:25:01Z20221518-8221http://hdl.handle.net/10183/257198001154283Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas.In order to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, the Portuguese version of the SATS - 28 (Survey of Attitudes Toward Statistics) scale was used and a census of Mathematics Degree students at Federal University of Rio Grande do Sul was carried out. A descriptive analysis of the four dimensions of the instrument was performed: Affective, Cognitive Competence, Value and Difficulty. The most positive attitudes were in the Value dimensions: importance of statistics; and Cognitive Competence: knowledge and intellectual skills, while the least positive were Affective and Difficulty. More contact with Statistics in Basic Education showed a relationship with positive attitudes. According to the stage in the course, the higher the stag e, the more positive the attitude in the Cognitive Competence and the more negative the attitude in the Affective dimension. These results indicate the importance of knowing the attitudinal profiles so that measures are taken to reverse negative attitudes.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 23 (2022), p. 94 - 102Educação EstatísticaEscala de atitudeProfessor de matemáticaLicenciaturaAttitude scaleStatistical educationMathematics educationDegree in mathematicsTeaching and learningQual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística?What is the attitude of future mathematics teachers towards statistics? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154283.pdf.txt001154283.pdf.txtExtracted Texttext/plain35770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/2/001154283.pdf.txt44ed75ea1aa67ea862ea1710648ba540MD52ORIGINAL001154283.pdfTexto completoapplication/pdf248220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/1/001154283.pdff6acd3983399be79897c328c90527eb6MD5110183/2571982023-04-20 03:22:01.11023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257198Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-20T06:22:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What is the attitude of future mathematics teachers towards statistics? |
title |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? |
spellingShingle |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? Nunes, Luciana Neves Educação Estatística Escala de atitude Professor de matemática Licenciatura Attitude scale Statistical education Mathematics education Degree in mathematics Teaching and learning |
title_short |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? |
title_full |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? |
title_fullStr |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? |
title_full_unstemmed |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? |
title_sort |
Qual a atitude de futuros professores de matemática frente à estatística? |
author |
Nunes, Luciana Neves |
author_facet |
Nunes, Luciana Neves Almeida, Luis Henrique Pio de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Luis Henrique Pio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves Almeida, Luis Henrique Pio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Escala de atitude Professor de matemática Licenciatura |
topic |
Educação Estatística Escala de atitude Professor de matemática Licenciatura Attitude scale Statistical education Mathematics education Degree in mathematics Teaching and learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Attitude scale Statistical education Mathematics education Degree in mathematics Teaching and learning |
description |
Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, utilizou-se a versão em português da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) e se realizou censo dos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi feita análise descritiva das quatro dimensões do instrumento: Afetiva, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade. As atitudes mais positivas foram nas dimensões Valor: importância da estatística; e Competência Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais, enquanto as menos positivas foram Afetiva e Dificuldade. Maior grau de contato com a Estatística no Ensino Básico mostrou relação com atitudes positivas. De acordo com a etapa no curso, quanto maior a etapa, mais positiva é a atitude na Competência Cognitiva e mais negativa é a atitude na dimensão Afetiva. Esses resultados indicam a importância em se conhecer os perfis atitudinais para que sejam adotadas medidas para reverter atitudes negativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-19T03:25:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257198 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8221 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154283 |
identifier_str_mv |
1518-8221 001154283 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática em revista - RS. Lajeado. Vol. 2, n. 23 (2022), p. 94 - 102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/2/001154283.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257198/1/001154283.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44ed75ea1aa67ea862ea1710648ba540 f6acd3983399be79897c328c90527eb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447825967742976 |