Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Castel, Caroline Baía
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117282
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido para verificar qual é a capacidade de inovação da empresa Perky Shoes. Empresa que teve o início de suas atividades em um contexto do setor coureiro-calçadista bastante retraído, porém, obteve resultados positivos desde o primeiro ano no mercado. Para alcançar os objetivos pré-estabelecidos deste trabalho, foram realizadas pesquisas quantitativas e uma pesquisa qualitativa com os gestores através de um estudo de caso, o caso da Perky Shoes. Foram analisadas seis dimensões da empresa: a do marketing, a do produto, a do processo, a interorganizacional, a da gestão e a da estratégia. A análise destas seis dimensões permitiu que se entendesse a capacidade de inovação da empresa Perky Shoes e a delimitação do que são pontos fortes da Perky e onde ela pode melhorar. Os resultados mostraram claramente que a empresa opera sob o driver do marketing, ou seja, que essa é a dimensão mais bem desenvolvida da empresa e igualmente mostra que a empresa precisa fortalecer os aspectos ligados, principalmente, à gestão e à estratégia. Este estudo visa contribuir para a literatura em torno do tema inovação, ampliando debates em relação a ele, além de visar contribuir com a indústria calçadista, tão importante para o Rio Grande do Sul e para o Brasil como um todo.
id UFRGS-2_d1912c7380450762c34835fcbbb46ee1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117282
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Castel, Caroline BaíaZen, Aurora Carneiro2015-05-28T01:59:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/117282000965696Este trabalho foi desenvolvido para verificar qual é a capacidade de inovação da empresa Perky Shoes. Empresa que teve o início de suas atividades em um contexto do setor coureiro-calçadista bastante retraído, porém, obteve resultados positivos desde o primeiro ano no mercado. Para alcançar os objetivos pré-estabelecidos deste trabalho, foram realizadas pesquisas quantitativas e uma pesquisa qualitativa com os gestores através de um estudo de caso, o caso da Perky Shoes. Foram analisadas seis dimensões da empresa: a do marketing, a do produto, a do processo, a interorganizacional, a da gestão e a da estratégia. A análise destas seis dimensões permitiu que se entendesse a capacidade de inovação da empresa Perky Shoes e a delimitação do que são pontos fortes da Perky e onde ela pode melhorar. Os resultados mostraram claramente que a empresa opera sob o driver do marketing, ou seja, que essa é a dimensão mais bem desenvolvida da empresa e igualmente mostra que a empresa precisa fortalecer os aspectos ligados, principalmente, à gestão e à estratégia. Este estudo visa contribuir para a literatura em torno do tema inovação, ampliando debates em relação a ele, além de visar contribuir com a indústria calçadista, tão importante para o Rio Grande do Sul e para o Brasil como um todo.This study was developed to check what the innovative capacity of Perky Shoes Company is. The company began its activities in a tight context of the leather footwear, however, obtained positive results since its first year on the market. To achieve the pre-established results of this study, quantitative research and a qualitative research with managers through a case study were performed, the case of Perky Shoes. Six dimensions of the company were analyzed: marketing, product, process, inter organizational, management and strategy. The analysis of these six dimensions allowed us to understand the innovation capacity of the Perky Shoes Company and the delimitations of what are Perky’s strengths and weaknesses. The results clearly showed that the company operates under a marketing driver. In other words, this is the most developed dimension of the company and equally shows that the company needs to strengthen the aspects relating management and strategy. This study aims to contribute to the literature around the innovation issue, expanding debates about it, and moreover seeks to contribute to the shoes industry, which is really important to Rio Grande do Sul and Brazil as a whole.application/pdfporCapacidade de inovaçãoSetor calçadistaCapacityInnovationFootwearInovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965696.pdf000965696.pdfTexto completoapplication/pdf1218153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117282/1/000965696.pdf3d7d35219d6cc5d76fffb808756c4b76MD51TEXT000965696.pdf.txt000965696.pdf.txtExtracted Texttext/plain164516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117282/2/000965696.pdf.txtb3b2bb47d5039f44b262eb5d51c22ff2MD52THUMBNAIL000965696.pdf.jpg000965696.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117282/3/000965696.pdf.jpgf2dfc5220fdb617d34e411e276a7c8dcMD5310183/1172822018-10-22 09:03:54.31oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:03:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
title Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
spellingShingle Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
Dal Castel, Caroline Baía
Capacidade de inovação
Setor calçadista
Capacity
Innovation
Footwear
title_short Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
title_full Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
title_fullStr Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
title_full_unstemmed Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
title_sort Inovação no setor calçadista : diagnóstico da capacidade de inovação na empresa gaúcha Perky Shoes
author Dal Castel, Caroline Baía
author_facet Dal Castel, Caroline Baía
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Castel, Caroline Baía
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zen, Aurora Carneiro
contributor_str_mv Zen, Aurora Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade de inovação
Setor calçadista
topic Capacidade de inovação
Setor calçadista
Capacity
Innovation
Footwear
dc.subject.eng.fl_str_mv Capacity
Innovation
Footwear
description Este trabalho foi desenvolvido para verificar qual é a capacidade de inovação da empresa Perky Shoes. Empresa que teve o início de suas atividades em um contexto do setor coureiro-calçadista bastante retraído, porém, obteve resultados positivos desde o primeiro ano no mercado. Para alcançar os objetivos pré-estabelecidos deste trabalho, foram realizadas pesquisas quantitativas e uma pesquisa qualitativa com os gestores através de um estudo de caso, o caso da Perky Shoes. Foram analisadas seis dimensões da empresa: a do marketing, a do produto, a do processo, a interorganizacional, a da gestão e a da estratégia. A análise destas seis dimensões permitiu que se entendesse a capacidade de inovação da empresa Perky Shoes e a delimitação do que são pontos fortes da Perky e onde ela pode melhorar. Os resultados mostraram claramente que a empresa opera sob o driver do marketing, ou seja, que essa é a dimensão mais bem desenvolvida da empresa e igualmente mostra que a empresa precisa fortalecer os aspectos ligados, principalmente, à gestão e à estratégia. Este estudo visa contribuir para a literatura em torno do tema inovação, ampliando debates em relação a ele, além de visar contribuir com a indústria calçadista, tão importante para o Rio Grande do Sul e para o Brasil como um todo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-28T01:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117282
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965696
url http://hdl.handle.net/10183/117282
identifier_str_mv 000965696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117282/1/000965696.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117282/2/000965696.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117282/3/000965696.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d7d35219d6cc5d76fffb808756c4b76
b3b2bb47d5039f44b262eb5d51c22ff2
f2dfc5220fdb617d34e411e276a7c8dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486815794003968