Um capataz deslocado na estância de São Pedro : o encômio do gaúcho-herói e a crítica ao governo de Borges de Medeiros na sátira política Antônio Chimango (1915)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198360 |
Resumo: | Este trabalho analisa as representações de gaúcho e anti-gaúcho no poemeto campestre Antônio Chimango, escrito por Amaro Juvenal, pseudônimo de Ramiro Fortes de Barcellos, em 1915. Compreendida como uma sátira política, busca-se, no estudo do contexto político da República Velha gaúcha e na relação do estado do Rio Grande do Sul com a recém-proclamada República, assim como na atuação do escritor na imprensa rio-grandense, as motivações para a escrita da obra, as explicações possíveis para as imagens de gaúcho que são construídas na sátira e a relação deste poema com um sistema literário mais amplo, aqui convencionado como a gauchesca. Parte-se de pressupostos dos campos histórico e literário que veem a literatura como fonte primária de estudos históricos, capaz de formar identidades e perpetuar estereótipos. Conclui-se que a obra analisada faz crítica ao governo do então presidente do estado do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, então em seu terceiro mandato, mas também a um modo particular de governar, que seria a ditadura científica republicana, inspirada no positivismo e baseada no mandonato. |
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Santos, Everson VeigaGuazzelli, Cesar Augusto Barcellos2019-08-23T02:30:21Z2019http://hdl.handle.net/10183/198360001099240Este trabalho analisa as representações de gaúcho e anti-gaúcho no poemeto campestre Antônio Chimango, escrito por Amaro Juvenal, pseudônimo de Ramiro Fortes de Barcellos, em 1915. Compreendida como uma sátira política, busca-se, no estudo do contexto político da República Velha gaúcha e na relação do estado do Rio Grande do Sul com a recém-proclamada República, assim como na atuação do escritor na imprensa rio-grandense, as motivações para a escrita da obra, as explicações possíveis para as imagens de gaúcho que são construídas na sátira e a relação deste poema com um sistema literário mais amplo, aqui convencionado como a gauchesca. Parte-se de pressupostos dos campos histórico e literário que veem a literatura como fonte primária de estudos históricos, capaz de formar identidades e perpetuar estereótipos. Conclui-se que a obra analisada faz crítica ao governo do então presidente do estado do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, então em seu terceiro mandato, mas também a um modo particular de governar, que seria a ditadura científica republicana, inspirada no positivismo e baseada no mandonato.In this work we analyze the portrayal of the gaucho (southern American cowboy) and also the “anti-gaucho” in the countryside poetical work Antônio Chimango, written by Amaro Juvenal, Ramiro Barcellos´ alias, in the year of 1915. Understood as a political satire, in this work we aim to find plausible elucidations to the pictures of gaucho carried in the satire also the relation of this poem with a wider literary system in the study of the political context of the southern “Old Republic” and the Rio Grande do Sul state relation with the then recently declared brazilian Republic, also the writer´s work in the southern press and the scope of his poetical work. We depart from the assumptions of the historic and literary field which understand literature as a primary source of historical works, capable to form identities and forge stereotypes. We conclude that the analyzed work of art presents a critic to Borges de Medeiros´ government of Rio Grande do Sul, in that time on his third term, but also to a peculiar way of ruling, which could be considered a “scientific republican dictatorship”, inspired in the Auguste Comte´s European positivism.application/pdfporBarcellos, Ramiro Fortes de(Amaro Juvenal), 1851-1916 : Antônio Chimango : Crítica e interpretaçãoMedeiros, Borges de, 1863-1961Sátira políticaGaúcho : Rio Grande do SulPolitical satirePositivismUm capataz deslocado na estância de São Pedro : o encômio do gaúcho-herói e a crítica ao governo de Borges de Medeiros na sátira política Antônio Chimango (1915)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099240.pdf.txt001099240.pdf.txtExtracted Texttext/plain171328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198360/2/001099240.pdf.txt250667421cb2f8f543806b2a67c920d8MD52ORIGINAL001099240.pdfTexto completoapplication/pdf2453362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198360/1/001099240.pdf787d161ddfded17b6b58691dd505be18MD5110183/1983602022-08-06 04:54:10.011746oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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