Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79222 |
Resumo: | O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos – exclusão e educação social – poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública. |
id |
UFRGS-2_d214cb94b4f37ae326736ffe78b185ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79222 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Marlene2013-10-16T01:48:58Z20060101-7330http://hdl.handle.net/10183/79222000537111O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos – exclusão e educação social – poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública.This paper approaches the relationship between exclusion and social education. It aims at bringing out elements that lead to discuss reality and conceptions of social exclusion/inclusion and social education to dis-close the ideologies and interests that inform them. It develops the hypothesis that some kind of dispute between contradictory social and educational projects have resulted in strategies to fight exclusion and promote inclusion that are based on social education practices, as a response to the public social policies claimed by children and young people at risk. Problemizing these concepts – exclusion and social education – may bring some contributions to the formulation of public education policies.application/pdfporEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 27, n. 94 (jan./abr. 2006), p. 155-178Exclusão socialMovimentos sociaisTrabalhoExclusionSocial educationSocial movementsWork and educationExclusão e educação social : conceitos em superfície e fundoExclusion and social education : superficial and thorough conceptsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000537111.pdf000537111.pdfTexto completoapplication/pdf101677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/1/000537111.pdf78a68f8c82bdf6ec864536a7bf944340MD51TEXT000537111.pdf.txt000537111.pdf.txtExtracted Texttext/plain60746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/2/000537111.pdf.txtdcb3de7a88ba2850f553afcfd42fe37dMD52THUMBNAIL000537111.pdf.jpg000537111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/3/000537111.pdf.jpg037a882439c4d32433338b3ee2a57968MD5310183/792222021-11-20 05:51:06.414752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:51:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exclusion and social education : superficial and thorough concepts |
title |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo |
spellingShingle |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo Ribeiro, Marlene Exclusão social Movimentos sociais Trabalho Exclusion Social education Social movements Work and education |
title_short |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo |
title_full |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo |
title_fullStr |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo |
title_full_unstemmed |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo |
title_sort |
Exclusão e educação social : conceitos em superfície e fundo |
author |
Ribeiro, Marlene |
author_facet |
Ribeiro, Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão social Movimentos sociais Trabalho |
topic |
Exclusão social Movimentos sociais Trabalho Exclusion Social education Social movements Work and education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Exclusion Social education Social movements Work and education |
description |
O artigo trata da relação entre exclusão e educação social. Objetiva trazer elementos que permitam uma discussão sobre a realidade e as concepções de exclusão/inclusão e educação social, com o fim de re-velar ideologias e interesses que as informam. Trabalha com a hipótese de que existe uma disputa entre projetos sociais e educacionais contraditórios, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promotoras de inclusão, encarnadas em concepções e práticas de educação social, como resposta às demandas de políticas sociais públicas provenientes das populações de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A problematização desses conceitos – exclusão e educação social – poderá contribuir à formulação de políticas para a educação pública. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-16T01:48:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79222 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7330 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000537111 |
identifier_str_mv |
0101-7330 000537111 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 27, n. 94 (jan./abr. 2006), p. 155-178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/1/000537111.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/2/000537111.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79222/3/000537111.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78a68f8c82bdf6ec864536a7bf944340 dcb3de7a88ba2850f553afcfd42fe37d 037a882439c4d32433338b3ee2a57968 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224804547690496 |