Efeito de um programa de estimulação precoce no desempenho funcional de crianças de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigoni, Denise de Barros
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hartel, Sarah, Gerzson, Laís Rodrigues, Almeida, Carla Skilhan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248395
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de um programa de estimulação precoce no desempenho funcional de crianças de risco de zero a três anos, no qual os pais desempenharam o papel principal e fundamental na estimulação delas. Foi realizada uma pesquisa do tipo quase-experimental, com amostra composta por 14 crianças de risco, de ambos os sexos, incluídas nos grupos de estimulação precoce do Centro de Integração da Criança Especial – Kinder, em Porto Alegre (RS). Foi utilizada entrevista e análise de prontuários para obtenção de informações clínicas e demográficas e o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) para avaliação do desempenho funcional das crianças nos momentos pré e pós intervenção. O período de intervenção ocorreu de fevereiro a dezembro de 2020, no qual os cuidadores receberam atividades com orientações e instruções sobre a melhor forma de estimular seus filhos em seu cotidiano. Todos os sujeitos do estudo apresentaram, entre os momentos avaliativos, aumento nos escores contínuos e houve diferença significativa em todos os domínios testados (p ≤ 0,05), com tamanho de efeito grande (r > 0,5) e o poder variou entre 0,51 a 0,69. Os resultados obtidos sugerem que o programa de estimulação precoce interferiu de forma positiva no desempenho funcional das crianças e também na redução do grau de dependência do cuidador nas tarefas funcionais.
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spelling Rigoni, Denise de BarrosHartel, SarahGerzson, Laís RodriguesAlmeida, Carla Skilhan de2022-09-01T05:00:14Z20220103-1716http://hdl.handle.net/10183/248395001146013O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de um programa de estimulação precoce no desempenho funcional de crianças de risco de zero a três anos, no qual os pais desempenharam o papel principal e fundamental na estimulação delas. Foi realizada uma pesquisa do tipo quase-experimental, com amostra composta por 14 crianças de risco, de ambos os sexos, incluídas nos grupos de estimulação precoce do Centro de Integração da Criança Especial – Kinder, em Porto Alegre (RS). Foi utilizada entrevista e análise de prontuários para obtenção de informações clínicas e demográficas e o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) para avaliação do desempenho funcional das crianças nos momentos pré e pós intervenção. O período de intervenção ocorreu de fevereiro a dezembro de 2020, no qual os cuidadores receberam atividades com orientações e instruções sobre a melhor forma de estimular seus filhos em seu cotidiano. Todos os sujeitos do estudo apresentaram, entre os momentos avaliativos, aumento nos escores contínuos e houve diferença significativa em todos os domínios testados (p ≤ 0,05), com tamanho de efeito grande (r > 0,5) e o poder variou entre 0,51 a 0,69. Os resultados obtidos sugerem que o programa de estimulação precoce interferiu de forma positiva no desempenho funcional das crianças e também na redução do grau de dependência do cuidador nas tarefas funcionais.The purpose of the present study was to evaluate the effect of an early stimulation program on the functional performance of children at risk from zero to three-years-old in which parents played the main and fundamental role in the stimulation of the children. A quasi-experimental research was carried out, with a sample of 14 at-risk children, of both sexes, included in the early stimulation groups of the Special Child Integration Center - Kinder, in Porto Alegre (RS). Interviews and medical records analysis were used to obtain clinical and demographic information and the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) to assess the children's functional performance in the pre and post intervention periods. The intervention period took place from February to December 2020, in which caregivers received activities with guidance and instructions about the best way to encourage children in their daily lives. All subjects showed an increase in continuous scores in all domains between the assessment moments and there was a significant difference in all tested domains (p ≤ 0.05), with a large effect size (r > 0.5) and the power varied between 0.51 to 0.69. The results obtained suggest that the early stimulation program interfered positively in the children's functional performance and also in reducing the degree of dependence on the caregiver in the performance of functional tasks.application/pdfporRevista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , 2018. Vol. 30, no.1 (2022), p. 1-16.Desenvolvimento infantilEstimulação precoceCuidadoresFisioterapiaEarly InterventionChild DevelopmentFunctional PerformanceCaregiversPhysiotherapyEfeito de um programa de estimulação precoce no desempenho funcional de crianças de riscoEffect of an early stimulation program on the functional performance of risk children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146013.pdf.txt001146013.pdf.txtExtracted Texttext/plain39993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248395/2/001146013.pdf.txt858c1942899b3ab99b43cba99c997e81MD52ORIGINAL001146013.pdfTexto completoapplication/pdf593561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248395/1/001146013.pdf86c90d2c4faccd3924b020e25a038492MD5110183/2483952023-06-16 03:34:19.859463oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248395Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-16T06:34:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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