A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259474 |
Resumo: | A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar no desenvolvimento brasileiro vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros. A Pedagogia da alternância praticada nas instituições conhecidas como Casa Familiar Rural tem se mostrado uma alternativa de grande importância para o aprendizado dos jovens e para que permaneçam do campo com a sucessão familiar. Este estudo teve como objetivo compreender as possíveis relações da formação do jovem agricultor, proposta pelas Casas Familiares Rurais, para a contribuição para a sucessão familiar e para a continuidade de pequenas propriedades no campo, justificando-se pela necessidade de compreender se a Pedagogia da alternância e o ensino na casa familiar rural podem manter os jovens agricultores no campo, a partir da análise dessa proposta pedagógica, que busca uma educação ligada ao campo e às necessidades do espaço onde os jovens estão localizados. Para desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em sites, artigos, livros e materiais que tratam sobre o tema. |
id |
UFRGS-2_d25985d37f5915ef2d1d736e20557e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259474 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonchoroski, Larissa da SilvaKalsing, Rejane Margarete Schaefer2023-06-26T03:31:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/259474001172013A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar no desenvolvimento brasileiro vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros. A Pedagogia da alternância praticada nas instituições conhecidas como Casa Familiar Rural tem se mostrado uma alternativa de grande importância para o aprendizado dos jovens e para que permaneçam do campo com a sucessão familiar. Este estudo teve como objetivo compreender as possíveis relações da formação do jovem agricultor, proposta pelas Casas Familiares Rurais, para a contribuição para a sucessão familiar e para a continuidade de pequenas propriedades no campo, justificando-se pela necessidade de compreender se a Pedagogia da alternância e o ensino na casa familiar rural podem manter os jovens agricultores no campo, a partir da análise dessa proposta pedagógica, que busca uma educação ligada ao campo e às necessidades do espaço onde os jovens estão localizados. Para desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em sites, artigos, livros e materiais que tratam sobre o tema.The discussion on the importance and role of family farming in Brazilian development has been gaining strength in recent years and has been driven by debates on sustainable development, job and income generation, food security and local development, among others. The Pedagogy of alternation practiced in institutions known as Casa Familiar Rural has proved to be an alternative of great importance for the learning of young people and for them to remain in the countryside with family succession. This study aims to understand the possible relationships of the formation of the young farmer, proposed by the Rural Family Houses, for the contribution to family succession and for the continuity of small properties in the countryside, justified by the need to understand whether the Pedagogy of alternation and teaching in the rural family home can keep young farmers in the countryside, based on the analysis of this pedagogical proposal, which seeks an education linked to the countryside and the needs of the space where young people are located. For the development of this study, research is carried out on websites, articles, books and materials that deal with the subject.application/pdfporGeografia : EnsinoAgricultura familiarPedagogia da alternânciaSucessão familiarFamily farmingRural family homePedagogy of alternationFamily successionA pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172013.pdf.txt001172013.pdf.txtExtracted Texttext/plain108602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/2/001172013.pdf.txtc574f3b6be836b4f07074ca36b259042MD52ORIGINAL001172013.pdfTexto completoapplication/pdf437304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/1/001172013.pdf0bf08baab6009706cf95b5627e5da47fMD5110183/2594742023-06-27 03:32:57.822991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar |
title |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar |
spellingShingle |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar Gonchoroski, Larissa da Silva Geografia : Ensino Agricultura familiar Pedagogia da alternância Sucessão familiar Family farming Rural family home Pedagogy of alternation Family succession |
title_short |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar |
title_full |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar |
title_fullStr |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar |
title_full_unstemmed |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar |
title_sort |
A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar |
author |
Gonchoroski, Larissa da Silva |
author_facet |
Gonchoroski, Larissa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonchoroski, Larissa da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kalsing, Rejane Margarete Schaefer |
contributor_str_mv |
Kalsing, Rejane Margarete Schaefer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Agricultura familiar Pedagogia da alternância Sucessão familiar |
topic |
Geografia : Ensino Agricultura familiar Pedagogia da alternância Sucessão familiar Family farming Rural family home Pedagogy of alternation Family succession |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Family farming Rural family home Pedagogy of alternation Family succession |
description |
A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar no desenvolvimento brasileiro vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros. A Pedagogia da alternância praticada nas instituições conhecidas como Casa Familiar Rural tem se mostrado uma alternativa de grande importância para o aprendizado dos jovens e para que permaneçam do campo com a sucessão familiar. Este estudo teve como objetivo compreender as possíveis relações da formação do jovem agricultor, proposta pelas Casas Familiares Rurais, para a contribuição para a sucessão familiar e para a continuidade de pequenas propriedades no campo, justificando-se pela necessidade de compreender se a Pedagogia da alternância e o ensino na casa familiar rural podem manter os jovens agricultores no campo, a partir da análise dessa proposta pedagógica, que busca uma educação ligada ao campo e às necessidades do espaço onde os jovens estão localizados. Para desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em sites, artigos, livros e materiais que tratam sobre o tema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-26T03:31:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259474 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259474 |
identifier_str_mv |
001172013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/2/001172013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/1/001172013.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c574f3b6be836b4f07074ca36b259042 0bf08baab6009706cf95b5627e5da47f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447343798943744 |