A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonchoroski, Larissa da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259474
Resumo: A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar no desenvolvimento brasileiro vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros. A Pedagogia da alternância praticada nas instituições conhecidas como Casa Familiar Rural tem se mostrado uma alternativa de grande importância para o aprendizado dos jovens e para que permaneçam do campo com a sucessão familiar. Este estudo teve como objetivo compreender as possíveis relações da formação do jovem agricultor, proposta pelas Casas Familiares Rurais, para a contribuição para a sucessão familiar e para a continuidade de pequenas propriedades no campo, justificando-se pela necessidade de compreender se a Pedagogia da alternância e o ensino na casa familiar rural podem manter os jovens agricultores no campo, a partir da análise dessa proposta pedagógica, que busca uma educação ligada ao campo e às necessidades do espaço onde os jovens estão localizados. Para desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em sites, artigos, livros e materiais que tratam sobre o tema.
id UFRGS-2_d25985d37f5915ef2d1d736e20557e9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonchoroski, Larissa da SilvaKalsing, Rejane Margarete Schaefer2023-06-26T03:31:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/259474001172013A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar no desenvolvimento brasileiro vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros. A Pedagogia da alternância praticada nas instituições conhecidas como Casa Familiar Rural tem se mostrado uma alternativa de grande importância para o aprendizado dos jovens e para que permaneçam do campo com a sucessão familiar. Este estudo teve como objetivo compreender as possíveis relações da formação do jovem agricultor, proposta pelas Casas Familiares Rurais, para a contribuição para a sucessão familiar e para a continuidade de pequenas propriedades no campo, justificando-se pela necessidade de compreender se a Pedagogia da alternância e o ensino na casa familiar rural podem manter os jovens agricultores no campo, a partir da análise dessa proposta pedagógica, que busca uma educação ligada ao campo e às necessidades do espaço onde os jovens estão localizados. Para desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em sites, artigos, livros e materiais que tratam sobre o tema.The discussion on the importance and role of family farming in Brazilian development has been gaining strength in recent years and has been driven by debates on sustainable development, job and income generation, food security and local development, among others. The Pedagogy of alternation practiced in institutions known as Casa Familiar Rural has proved to be an alternative of great importance for the learning of young people and for them to remain in the countryside with family succession. This study aims to understand the possible relationships of the formation of the young farmer, proposed by the Rural Family Houses, for the contribution to family succession and for the continuity of small properties in the countryside, justified by the need to understand whether the Pedagogy of alternation and teaching in the rural family home can keep young farmers in the countryside, based on the analysis of this pedagogical proposal, which seeks an education linked to the countryside and the needs of the space where young people are located. For the development of this study, research is carried out on websites, articles, books and materials that deal with the subject.application/pdfporGeografia : EnsinoAgricultura familiarPedagogia da alternânciaSucessão familiarFamily farmingRural family homePedagogy of alternationFamily successionA pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172013.pdf.txt001172013.pdf.txtExtracted Texttext/plain108602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/2/001172013.pdf.txtc574f3b6be836b4f07074ca36b259042MD52ORIGINAL001172013.pdfTexto completoapplication/pdf437304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/1/001172013.pdf0bf08baab6009706cf95b5627e5da47fMD5110183/2594742023-06-27 03:32:57.822991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
title A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
spellingShingle A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
Gonchoroski, Larissa da Silva
Geografia : Ensino
Agricultura familiar
Pedagogia da alternância
Sucessão familiar
Family farming
Rural family home
Pedagogy of alternation
Family succession
title_short A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
title_full A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
title_fullStr A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
title_full_unstemmed A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
title_sort A pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiar
author Gonchoroski, Larissa da Silva
author_facet Gonchoroski, Larissa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonchoroski, Larissa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalsing, Rejane Margarete Schaefer
contributor_str_mv Kalsing, Rejane Margarete Schaefer
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Agricultura familiar
Pedagogia da alternância
Sucessão familiar
topic Geografia : Ensino
Agricultura familiar
Pedagogia da alternância
Sucessão familiar
Family farming
Rural family home
Pedagogy of alternation
Family succession
dc.subject.eng.fl_str_mv Family farming
Rural family home
Pedagogy of alternation
Family succession
description A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar no desenvolvimento brasileiro vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros. A Pedagogia da alternância praticada nas instituições conhecidas como Casa Familiar Rural tem se mostrado uma alternativa de grande importância para o aprendizado dos jovens e para que permaneçam do campo com a sucessão familiar. Este estudo teve como objetivo compreender as possíveis relações da formação do jovem agricultor, proposta pelas Casas Familiares Rurais, para a contribuição para a sucessão familiar e para a continuidade de pequenas propriedades no campo, justificando-se pela necessidade de compreender se a Pedagogia da alternância e o ensino na casa familiar rural podem manter os jovens agricultores no campo, a partir da análise dessa proposta pedagógica, que busca uma educação ligada ao campo e às necessidades do espaço onde os jovens estão localizados. Para desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em sites, artigos, livros e materiais que tratam sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T03:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259474
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172013
url http://hdl.handle.net/10183/259474
identifier_str_mv 001172013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/2/001172013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259474/1/001172013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c574f3b6be836b4f07074ca36b259042
0bf08baab6009706cf95b5627e5da47f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447343798943744