A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255238 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema gerador a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com esta pesquisa buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da Resolução de Problemas nos Anos Iniciais para a Educação Matemática e consistiu especificamente em: (1) realizar uma revisão bibliográfica nos textos dos autores que tratam sobre a Resolução de Problemas de matemática no Ensino Fundamental; (2) resgatar em documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da matemática, de que forma a Resolução de Problemas auxilia na Educação Matemática; (3) investigar, a partir de revisão bibliográfica em monografias, demandadas por publicações do período entre os anos de 2000 e 2021, presentes no Repositório Digital Lume da UFRGS, trabalhos que abordem a Resolução de Problemas Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (4) explorar, em um livro de matemática adotado através do PNLD para o quarto (4º) ano do Ensino Fundamental, a oferta de problemas para verificar quais tipos e a incidência em que prevalecem a cada capítulo do livro; (5) sistematizar, através da análise de resultados, os conhecimentos obtidos na pesquisa. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfica e de abordagem qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino para a Educação Matemática. O aporte teórico tem base em autores como Pólya (1995), Onuchic (1999; 2013), Dante (2002, 2009), Smole e Diniz (2001; 2016) e Onuchic e Allevato (2011). A pesquisa concluiu que na proposta de ensino e aprendizagem encontrada no livro didático para o 4º ano há a predominância dos Problemas do tipo Convencional, em especial os exercícios de reconhecimento e os de algoritmos. O estudo não é estanque e pretende, através dos aspectos levantados e da análise construída, contribuir com argumentos que venham a ser mais um recurso pedagógico para os professores no dia a dia em sala de aula. |
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Grothe, Tânia Gisele LisboaSantos, Suelen AssunçãoZílio, Cátia2023-03-01T03:30:59Z2022http://hdl.handle.net/10183/255238001163018O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema gerador a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com esta pesquisa buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da Resolução de Problemas nos Anos Iniciais para a Educação Matemática e consistiu especificamente em: (1) realizar uma revisão bibliográfica nos textos dos autores que tratam sobre a Resolução de Problemas de matemática no Ensino Fundamental; (2) resgatar em documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da matemática, de que forma a Resolução de Problemas auxilia na Educação Matemática; (3) investigar, a partir de revisão bibliográfica em monografias, demandadas por publicações do período entre os anos de 2000 e 2021, presentes no Repositório Digital Lume da UFRGS, trabalhos que abordem a Resolução de Problemas Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (4) explorar, em um livro de matemática adotado através do PNLD para o quarto (4º) ano do Ensino Fundamental, a oferta de problemas para verificar quais tipos e a incidência em que prevalecem a cada capítulo do livro; (5) sistematizar, através da análise de resultados, os conhecimentos obtidos na pesquisa. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfica e de abordagem qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino para a Educação Matemática. O aporte teórico tem base em autores como Pólya (1995), Onuchic (1999; 2013), Dante (2002, 2009), Smole e Diniz (2001; 2016) e Onuchic e Allevato (2011). A pesquisa concluiu que na proposta de ensino e aprendizagem encontrada no livro didático para o 4º ano há a predominância dos Problemas do tipo Convencional, em especial os exercícios de reconhecimento e os de algoritmos. O estudo não é estanque e pretende, através dos aspectos levantados e da análise construída, contribuir com argumentos que venham a ser mais um recurso pedagógico para os professores no dia a dia em sala de aula.The current Final Paper is themed around the Resolution of Problems in the Early Years of Elementary School. The research sought to investigate the pedagogical potentialities of Problem Solving in the Early Years for Mathematics Education and consisted specifically to: (1) develop a bibliographic review of texts from authors dealing with the Resolution of Mathematical Problems in Elementary Education; (2) retrieve guiding documents for the Teaching of Mathematics, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curriculum Parameters (PCN),to explore how Problem Solving helps in Mathematical Education; (3) investigate works that address the Resolution of Mathematical Problems in the Early Years of Elementary Education, based on a bibliographic review of monographs demanded by publications from the period between 2000 and 2021 presented at the UFRGS's Digital Repository Lume; (4) explore mathematical problems provided from a schoolbook adopted through the PNLD for the fourth (4th) year of elementary school, to verify the incidence and type that prevails in each of the book's chapters; (5) systematize, through the analysis of results, the knowledge obtained through the research. The production takes an exploratory, bibliographic and qualitative approach, focusing on Problem Solving as a teaching methodology for Mathematical Education. The theoretical contribution is based on authors such as Pólya (1995), Onuchic (1999; 2013), Dante (2002, 2009), Smole and Diniz (2001; 2016), and Onuchic and Allevato (2011). The research concluded that there isthe teaching-learning proposal found in the textbook for the 4th year there is the predominance of Conventional Type Problems, especially recognition exercises and algorithms. The study aims, through the aspects raised and the analysis constructed, to contribute with arguments that will become another pedagogical resource for teachers in classrooms daily.application/pdfporResolução de problemasLivro didáticoEnsino fundamental : Séries iniciaisEducação MatemáticaProblem resolutionMathematicsElementary schoolMathematical educationA perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163018.pdf.txt001163018.pdf.txtExtracted Texttext/plain119882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255238/2/001163018.pdf.txt28e2ee16a7ff1e1a7d0bc763a135592fMD52ORIGINAL001163018.pdfTexto completoapplication/pdf1291920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255238/1/001163018.pdf144909709e7c2c99439a23a757f417b1MD5110183/2552382023-03-02 03:27:37.154375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255238Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-03-02T06:27:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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