A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grothe, Tânia Gisele Lisboa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255238
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema gerador a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com esta pesquisa buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da Resolução de Problemas nos Anos Iniciais para a Educação Matemática e consistiu especificamente em: (1) realizar uma revisão bibliográfica nos textos dos autores que tratam sobre a Resolução de Problemas de matemática no Ensino Fundamental; (2) resgatar em documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da matemática, de que forma a Resolução de Problemas auxilia na Educação Matemática; (3) investigar, a partir de revisão bibliográfica em monografias, demandadas por publicações do período entre os anos de 2000 e 2021, presentes no Repositório Digital Lume da UFRGS, trabalhos que abordem a Resolução de Problemas Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (4) explorar, em um livro de matemática adotado através do PNLD para o quarto (4º) ano do Ensino Fundamental, a oferta de problemas para verificar quais tipos e a incidência em que prevalecem a cada capítulo do livro; (5) sistematizar, através da análise de resultados, os conhecimentos obtidos na pesquisa. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfica e de abordagem qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino para a Educação Matemática. O aporte teórico tem base em autores como Pólya (1995), Onuchic (1999; 2013), Dante (2002, 2009), Smole e Diniz (2001; 2016) e Onuchic e Allevato (2011). A pesquisa concluiu que na proposta de ensino e aprendizagem encontrada no livro didático para o 4º ano há a predominância dos Problemas do tipo Convencional, em especial os exercícios de reconhecimento e os de algoritmos. O estudo não é estanque e pretende, através dos aspectos levantados e da análise construída, contribuir com argumentos que venham a ser mais um recurso pedagógico para os professores no dia a dia em sala de aula.
id UFRGS-2_d2dec6e0058d4807b6fd58459ba08bdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255238
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grothe, Tânia Gisele LisboaSantos, Suelen AssunçãoZílio, Cátia2023-03-01T03:30:59Z2022http://hdl.handle.net/10183/255238001163018O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema gerador a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com esta pesquisa buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da Resolução de Problemas nos Anos Iniciais para a Educação Matemática e consistiu especificamente em: (1) realizar uma revisão bibliográfica nos textos dos autores que tratam sobre a Resolução de Problemas de matemática no Ensino Fundamental; (2) resgatar em documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da matemática, de que forma a Resolução de Problemas auxilia na Educação Matemática; (3) investigar, a partir de revisão bibliográfica em monografias, demandadas por publicações do período entre os anos de 2000 e 2021, presentes no Repositório Digital Lume da UFRGS, trabalhos que abordem a Resolução de Problemas Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (4) explorar, em um livro de matemática adotado através do PNLD para o quarto (4º) ano do Ensino Fundamental, a oferta de problemas para verificar quais tipos e a incidência em que prevalecem a cada capítulo do livro; (5) sistematizar, através da análise de resultados, os conhecimentos obtidos na pesquisa. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfica e de abordagem qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino para a Educação Matemática. O aporte teórico tem base em autores como Pólya (1995), Onuchic (1999; 2013), Dante (2002, 2009), Smole e Diniz (2001; 2016) e Onuchic e Allevato (2011). A pesquisa concluiu que na proposta de ensino e aprendizagem encontrada no livro didático para o 4º ano há a predominância dos Problemas do tipo Convencional, em especial os exercícios de reconhecimento e os de algoritmos. O estudo não é estanque e pretende, através dos aspectos levantados e da análise construída, contribuir com argumentos que venham a ser mais um recurso pedagógico para os professores no dia a dia em sala de aula.The current Final Paper is themed around the Resolution of Problems in the Early Years of Elementary School. The research sought to investigate the pedagogical potentialities of Problem Solving in the Early Years for Mathematics Education and consisted specifically to: (1) develop a bibliographic review of texts from authors dealing with the Resolution of Mathematical Problems in Elementary Education; (2) retrieve guiding documents for the Teaching of Mathematics, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curriculum Parameters (PCN),to explore how Problem Solving helps in Mathematical Education; (3) investigate works that address the Resolution of Mathematical Problems in the Early Years of Elementary Education, based on a bibliographic review of monographs demanded by publications from the period between 2000 and 2021 presented at the UFRGS's Digital Repository Lume; (4) explore mathematical problems provided from a schoolbook adopted through the PNLD for the fourth (4th) year of elementary school, to verify the incidence and type that prevails in each of the book's chapters; (5) systematize, through the analysis of results, the knowledge obtained through the research. The production takes an exploratory, bibliographic and qualitative approach, focusing on Problem Solving as a teaching methodology for Mathematical Education. The theoretical contribution is based on authors such as Pólya (1995), Onuchic (1999; 2013), Dante (2002, 2009), Smole and Diniz (2001; 2016), and Onuchic and Allevato (2011). The research concluded that there isthe teaching-learning proposal found in the textbook for the 4th year there is the predominance of Conventional Type Problems, especially recognition exercises and algorithms. The study aims, through the aspects raised and the analysis constructed, to contribute with arguments that will become another pedagogical resource for teachers in classrooms daily.application/pdfporResolução de problemasLivro didáticoEnsino fundamental : Séries iniciaisEducação MatemáticaProblem resolutionMathematicsElementary schoolMathematical educationA perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163018.pdf.txt001163018.pdf.txtExtracted Texttext/plain119882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255238/2/001163018.pdf.txt28e2ee16a7ff1e1a7d0bc763a135592fMD52ORIGINAL001163018.pdfTexto completoapplication/pdf1291920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255238/1/001163018.pdf144909709e7c2c99439a23a757f417b1MD5110183/2552382023-03-02 03:27:37.154375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255238Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-03-02T06:27:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Grothe, Tânia Gisele Lisboa
Resolução de problemas
Livro didático
Ensino fundamental : Séries iniciais
Educação Matemática
Problem resolution
Mathematics
Elementary school
Mathematical education
title_short A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A perspectiva da resolução de problemas nos livros didáticos do PNLD : educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
author Grothe, Tânia Gisele Lisboa
author_facet Grothe, Tânia Gisele Lisboa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grothe, Tânia Gisele Lisboa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Suelen Assunção
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zílio, Cátia
contributor_str_mv Santos, Suelen Assunção
Zílio, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Livro didático
Ensino fundamental : Séries iniciais
Educação Matemática
topic Resolução de problemas
Livro didático
Ensino fundamental : Séries iniciais
Educação Matemática
Problem resolution
Mathematics
Elementary school
Mathematical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem resolution
Mathematics
Elementary school
Mathematical education
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema gerador a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com esta pesquisa buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da Resolução de Problemas nos Anos Iniciais para a Educação Matemática e consistiu especificamente em: (1) realizar uma revisão bibliográfica nos textos dos autores que tratam sobre a Resolução de Problemas de matemática no Ensino Fundamental; (2) resgatar em documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da matemática, de que forma a Resolução de Problemas auxilia na Educação Matemática; (3) investigar, a partir de revisão bibliográfica em monografias, demandadas por publicações do período entre os anos de 2000 e 2021, presentes no Repositório Digital Lume da UFRGS, trabalhos que abordem a Resolução de Problemas Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (4) explorar, em um livro de matemática adotado através do PNLD para o quarto (4º) ano do Ensino Fundamental, a oferta de problemas para verificar quais tipos e a incidência em que prevalecem a cada capítulo do livro; (5) sistematizar, através da análise de resultados, os conhecimentos obtidos na pesquisa. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfica e de abordagem qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino para a Educação Matemática. O aporte teórico tem base em autores como Pólya (1995), Onuchic (1999; 2013), Dante (2002, 2009), Smole e Diniz (2001; 2016) e Onuchic e Allevato (2011). A pesquisa concluiu que na proposta de ensino e aprendizagem encontrada no livro didático para o 4º ano há a predominância dos Problemas do tipo Convencional, em especial os exercícios de reconhecimento e os de algoritmos. O estudo não é estanque e pretende, através dos aspectos levantados e da análise construída, contribuir com argumentos que venham a ser mais um recurso pedagógico para os professores no dia a dia em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-01T03:30:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255238
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163018
url http://hdl.handle.net/10183/255238
identifier_str_mv 001163018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255238/2/001163018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255238/1/001163018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28e2ee16a7ff1e1a7d0bc763a135592f
144909709e7c2c99439a23a757f417b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724736773292032