Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maurício
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272299
Resumo: Esse artigo tem por objetivo discutir as possíveis conexões entre Cinema, educação matemática e a exclusão/inclusão (transfobia) que podem ser experienciadas em aulas de matemática. Assim,evidencia o Cinema como tecnologia cultural e pedagógica, atualmente, via streaming. Ademais, dialoga com os atravessamentos, entrelaçamentos e conexões possíveis com as dimensões crítica, política e social do educar pela matemática, para que esses produtos cinematográficos possam contribuir no planejamento de aulas de matemática. Com isso, nos detemos à transfobia como temática de exclusão/inclusão e revelamos conexões pedagógicas que podem ser articuladas na aula de matemática, por exemplo, o debate sobrea ideia de transformação, proveniente e inter-relacionada ao prefixo trans (de transgêneros, transexuais e que versa sobre o modo de ser travesti), em inter-relação como conceito de transformação geométrica, objetivando constituir/compreender a responsabilidade social e a héxispolítica que devemos discutir/problematizar em espaços educativos.
id UFRGS-2_d2ee5b60b8782258371775f92ad193d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Maurício2024-02-28T05:03:26Z20232238-0345http://hdl.handle.net/10183/272299001196128Esse artigo tem por objetivo discutir as possíveis conexões entre Cinema, educação matemática e a exclusão/inclusão (transfobia) que podem ser experienciadas em aulas de matemática. Assim,evidencia o Cinema como tecnologia cultural e pedagógica, atualmente, via streaming. Ademais, dialoga com os atravessamentos, entrelaçamentos e conexões possíveis com as dimensões crítica, política e social do educar pela matemática, para que esses produtos cinematográficos possam contribuir no planejamento de aulas de matemática. Com isso, nos detemos à transfobia como temática de exclusão/inclusão e revelamos conexões pedagógicas que podem ser articuladas na aula de matemática, por exemplo, o debate sobrea ideia de transformação, proveniente e inter-relacionada ao prefixo trans (de transgêneros, transexuais e que versa sobre o modo de ser travesti), em inter-relação como conceito de transformação geométrica, objetivando constituir/compreender a responsabilidade social e a héxispolítica que devemos discutir/problematizar em espaços educativos.This article aims to discuss the possible connections amongCinema, mathematics education and exclusion/inclusion (transphobia) that can be experienced in mathematics classes. Thus, it highlightsCinema as a popular cultural and pedagogical technology, currently throughstreaming. In addition, itdialogues with the possible crossings, interweaving and connections with the critical, political and social dimensions of educating through mathematics, so that these cinematographic products can contribute to the planning of mathematics lessons. In this way, wefocus mainly on transphobia as a theme of exclusion/inclusion and reveal pedagogical connections that can be articulated in the mathematics classroom, for example, the debate about the idea of transformation, coming from and interrelated to the prefix trans(from transgender, transsexual, and that refers to the way of being transvestite), in interrelation with the concept of geometric transformation, aiming to constitute/understand the social responsibility and the political hexisthat we must discuss/problematize in educational spaces.Este artículo buscadiscutir las posibles conexiones entre el cine, la educación matemática y la exclusión/inclusión (transfobia) que se pueden experimentar en las clases de matemáticas. Destaca el Cine como tecnología cultural y pedagógica, actualmente vía streaming. Además, dialoga con los posibles cruces, entrelazamientos y conexiones con las dimensiones críticas, políticas y sociales de educar con las matemáticas, para que productos cinematográficos puedan contribuir a la planificación de las clases de matemáticas. Con esto, nos enfocamos en la transfobia como tema de exclusión/inclusión y revelamos conexiones pedagógicas que se pueden articular en la clase de matemáticas, por ejemplo, el debate sobre la idea de transformación, originada e interrelacionada con el prefijo trans (transgéneros, transexuales y que trata sobre el modo de ser travesti), en interrelación con el concepto de transformación geométrica, con el objetivo de constituir/comprender la responsabilidad social y los ejes políticos que debemos discutir/problematizar en los espacios educativos.application/pdfengRIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 13, n. 3 (sept. 2023), p. 1-22EnsinoMatemáticaCinemaMoviesSeriesTransphobiaGeometric transformationsPelículasSerieTransfobiaTransformaciones geométricasCinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connectionsCine, educación matemática y exclusiones/inclusiones : posibles conexionesCinema, educação matemática e exclusões/inclusões : possíveis conexõesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196128.pdf.txt001196128.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272299/2/001196128.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001196128.pdfTexto completo (inglês)application/pdf8412320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272299/1/001196128.pdfdbbfd5e9b37d413cf43d984f82c130d1MD5110183/2722992024-03-06 04:55:42.907599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:55:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cine, educación matemática y exclusiones/inclusiones : posibles conexiones
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Cinema, educação matemática e exclusões/inclusões : possíveis conexões
title Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
spellingShingle Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
Rosa, Maurício
Ensino
Matemática
Cinema
Movies
Series
Transphobia
Geometric transformations
Películas
Serie
Transfobia
Transformaciones geométricas
title_short Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
title_full Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
title_fullStr Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
title_full_unstemmed Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
title_sort Cinema, mathematics education and exclusions/inclusions : possible connections
author Rosa, Maurício
author_facet Rosa, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Matemática
Cinema
topic Ensino
Matemática
Cinema
Movies
Series
Transphobia
Geometric transformations
Películas
Serie
Transfobia
Transformaciones geométricas
dc.subject.eng.fl_str_mv Movies
Series
Transphobia
Geometric transformations
dc.subject.spa.fl_str_mv Películas
Serie
Transfobia
Transformaciones geométricas
description Esse artigo tem por objetivo discutir as possíveis conexões entre Cinema, educação matemática e a exclusão/inclusão (transfobia) que podem ser experienciadas em aulas de matemática. Assim,evidencia o Cinema como tecnologia cultural e pedagógica, atualmente, via streaming. Ademais, dialoga com os atravessamentos, entrelaçamentos e conexões possíveis com as dimensões crítica, política e social do educar pela matemática, para que esses produtos cinematográficos possam contribuir no planejamento de aulas de matemática. Com isso, nos detemos à transfobia como temática de exclusão/inclusão e revelamos conexões pedagógicas que podem ser articuladas na aula de matemática, por exemplo, o debate sobrea ideia de transformação, proveniente e inter-relacionada ao prefixo trans (de transgêneros, transexuais e que versa sobre o modo de ser travesti), em inter-relação como conceito de transformação geométrica, objetivando constituir/compreender a responsabilidade social e a héxispolítica que devemos discutir/problematizar em espaços educativos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T05:03:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272299
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-0345
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196128
identifier_str_mv 2238-0345
001196128
url http://hdl.handle.net/10183/272299
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 13, n. 3 (sept. 2023), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272299/2/001196128.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272299/1/001196128.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
dbbfd5e9b37d413cf43d984f82c130d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447853594574848