Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fernanda Bellini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200455
Resumo: Na conjuntura de consumo atual as novas tecnologias de informação geram ambientes virtuais propícios à interação, convergência e a participação online. É destaque que os vídeos on-line se tornaram produtos de alto grau de encantamento dos públicos possibilitando dimensões estéticas e conteúdos narrativos singulares. Nesta perspectiva estuda-se como, no contexto da comunicação organizacional digital, são planejadas as estratégias de produção de conteúdo audiovisual para o YouTube, com base nas experiências da agência Cuentos y Circo. Tem como objetivo reconhecer como acontece a criação de estratégias de comunicação organizacional digital, com foco no produto audiovisual para o YouTube, propondo mapear os processos da agência; identificar as escolhas das estratégias de comunicação digital; entender como são mensurados os resultados e avaliados os projetos elaborados pela agência. A metodologia é qualitativa, emprega a técnica de entrevista em profundidade semi-estruturada. Conclui-se existir uma área de trabalho em construção, cuja visão diferenciada revela soluções diversificadas para o público atendido pela agência.
id UFRGS-2_d310ccb3e3dc3f9e203ded4eed96e2f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200455
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Fernanda BelliniSgorla, Fabiane2019-10-10T03:50:37Z2019http://hdl.handle.net/10183/200455001101692Na conjuntura de consumo atual as novas tecnologias de informação geram ambientes virtuais propícios à interação, convergência e a participação online. É destaque que os vídeos on-line se tornaram produtos de alto grau de encantamento dos públicos possibilitando dimensões estéticas e conteúdos narrativos singulares. Nesta perspectiva estuda-se como, no contexto da comunicação organizacional digital, são planejadas as estratégias de produção de conteúdo audiovisual para o YouTube, com base nas experiências da agência Cuentos y Circo. Tem como objetivo reconhecer como acontece a criação de estratégias de comunicação organizacional digital, com foco no produto audiovisual para o YouTube, propondo mapear os processos da agência; identificar as escolhas das estratégias de comunicação digital; entender como são mensurados os resultados e avaliados os projetos elaborados pela agência. A metodologia é qualitativa, emprega a técnica de entrevista em profundidade semi-estruturada. Conclui-se existir uma área de trabalho em construção, cuja visão diferenciada revela soluções diversificadas para o público atendido pela agência.In the context of current consumption, new information technologies generate virtual environments conducive to interaction, convergence and online participation. It is highlighted that the online videos have become products of high degree of enchantment of the public allowing aesthetic dimensions and unique narrative contents. In this perspective it is studied how, in the context of digital organizational communication, the strategies of production of audiovisual content for YouTube are planned, based on the experiences of the agency Cuentos y Circo. It aims to recognize how the creation of strategies of digital organizational communication, focusing on the audiovisual product for YouTube, proposes to map the processes of the agency; identify the choices of digital communication strategies; understand how the results are measured and the projects prepared by the agency. The methodology is qualitative, employing the semi-structured depth interview technique. It is concluded that there is a work area under construction, whose differentiated vision reveals diversified solutions for the public served by the agency.application/pdfporComunicação organizacionalYouTube (Site)Digital organizational communicationdigital organizational communication strategiesaudio-visualYouTubeCuentos y CircoEstratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101692.pdf.txt001101692.pdf.txtExtracted Texttext/plain138062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200455/2/001101692.pdf.txt9b880a45f4b798c367245ff3cb8a3f86MD52ORIGINAL001101692.pdfTexto completoapplication/pdf1718135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200455/1/001101692.pdfdbc73726c913584b972f7066d43ee794MD5110183/2004552019-10-11 03:56:03.483967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200455Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:56:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
title Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
spellingShingle Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
Pinto, Fernanda Bellini
Comunicação organizacional
YouTube (Site)
Digital organizational communication
digital organizational communication strategies
audio-visual
YouTube
Cuentos y Circo
title_short Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
title_full Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
title_fullStr Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
title_sort Estratégias de comunicação organizacional digital para vídeos no Youtube a partir da perspectiva da agência Cuentos y Circo
author Pinto, Fernanda Bellini
author_facet Pinto, Fernanda Bellini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Fernanda Bellini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sgorla, Fabiane
contributor_str_mv Sgorla, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
YouTube (Site)
topic Comunicação organizacional
YouTube (Site)
Digital organizational communication
digital organizational communication strategies
audio-visual
YouTube
Cuentos y Circo
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital organizational communication
digital organizational communication strategies
audio-visual
YouTube
Cuentos y Circo
description Na conjuntura de consumo atual as novas tecnologias de informação geram ambientes virtuais propícios à interação, convergência e a participação online. É destaque que os vídeos on-line se tornaram produtos de alto grau de encantamento dos públicos possibilitando dimensões estéticas e conteúdos narrativos singulares. Nesta perspectiva estuda-se como, no contexto da comunicação organizacional digital, são planejadas as estratégias de produção de conteúdo audiovisual para o YouTube, com base nas experiências da agência Cuentos y Circo. Tem como objetivo reconhecer como acontece a criação de estratégias de comunicação organizacional digital, com foco no produto audiovisual para o YouTube, propondo mapear os processos da agência; identificar as escolhas das estratégias de comunicação digital; entender como são mensurados os resultados e avaliados os projetos elaborados pela agência. A metodologia é qualitativa, emprega a técnica de entrevista em profundidade semi-estruturada. Conclui-se existir uma área de trabalho em construção, cuja visão diferenciada revela soluções diversificadas para o público atendido pela agência.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T03:50:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200455
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101692
url http://hdl.handle.net/10183/200455
identifier_str_mv 001101692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200455/2/001101692.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200455/1/001101692.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b880a45f4b798c367245ff3cb8a3f86
dbc73726c913584b972f7066d43ee794
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224584878358528