Processamento digital de sinais para simulação de efeito 3D em áudio em fones de ouvido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eduardo Augusto da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238976
Resumo: O efeito de áudio 3D, também conhecido como áudio espacializado, pode gerar a percepção de fontes de áudio virtuais, com origem em diferentes localizações no espaço ao redor do usuário. Algumas das aplicações para este efeito apresentadas na literatura são: realidade virtual para videogames – na qual pode ser usado para criar um ambiente imersivo melhor com áudio para o jogador – e na realidade aumentada – como, por exemplo, para sistemas melhorados de prevenção a obstáculos para pessoas com deficiência visual. Nesse projeto, então, desenvolveu-se um programa de computador que gera o efeito do áudio 3D para fones de ouvido em tempo real, para uma fonte de áudio virtual de posição programável, e que tem como entrada a posição da cabeça do usuário – detectada por um sensor. O desenvolvimento desse programa exigiu tantos conhecimentos de psicoacústica quanto de programação, bem como outros, que são abordados ao longo do texto.
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