Metadados para objetos de aprendizagem em repositórios gratuitos : padrões utilizados e atuação do bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Neuda Fernandes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231861
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca analisar os padrões de descrição (metadados) dos objetos de aprendizagem em dois repositórios gratuitos: Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) e o Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching (MERLOT), bem como a atuação de bibliotecários. Há um crescimento exponencial da informação disponível, resultante do emprego das tecnologias de informação e comunicação (TICs), ao qual se associa a também crescente dificuldade de recuperar a informação desejada. Tal problema decorre, principalmente, da ausência, ou, pelo menos, ineficiência de estruturas padronizadas de descrição das informações. O estudo tem como objetivos a identificação da catalogação de objetos de aprendizagem, comparação da utilização de metadados na descrição de objetos, verificação da adequação dos padrões de metadados e identificação da participação de bibliotecários nos repositórios gratuitos analisados. O estudo está dividido basicamente em duas partes: um referencial teórico e uma pesquisa, por meio da Internet, em repositórios gratuitos. Foram estudados, a partir da literatura, quatro tópicos: objetos, objetos de aprendizagem, metadados e metadados para objetos de aprendizagem. Considera-se que os objetos podem ser tanto entidades reais quanto abstratas. Objeto de aprendizagem pode ser qualquer recurso digital utilizado para o aprendizado. Metadados são um conjunto de elementos informativos que possibilitam descrever determinado recurso, com o objetivo de recuperar a informação. Metadados para objetos de aprendizagem possibilitam uma descrição exaustiva e devem ser padronizados, de forma a permitir o intercâmbio desses recursos. Dessa análise teórica resultou a adoção do padrão de metadados Leaming Objects Metadata (LOM), o qual foi utilizado como critério para a análise dos metadados dos repositórios selecionados. Emprega-se no trabalho o modelo descritivo de pesquisa, com uma abordagem qualitativa. Analisou-se um repositório com participação nacional, o RIVED, e outro estrangeiro, o MERLOT. Verificou-se que os repositórios analisados utilizam os metadados para descrever os objetos de aprendizagem, embora apresentem peculiaridades decorrentes das atividades típicas que desenvolvem. Concluiu-se que os metadados são apropriados para a descrição e recuperação dos objetos e que devem ser padronizados para permitir o intercâmbio de informações. Constatou-se também que é pequena ou inexistente a atuação de bibliotecários nos repositórios, porque estes últimos dão maior ênfase aos conteúdos do que para a correta descrição dos materiais. Por fim, sugeriu-se a adaptação do currículo do curso de Biblioteconomia às novas exigências decorrentes da aplicação das TICs, bem como uma ampla divulgação, por parte do Conselho Regional de Biblioteconomia, da oportunidade de atuação evidenciada neste estudo.
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spelling Dias, Neuda FernandesCaregnato, Sonia Elisa2021-11-17T04:24:51Z2005http://hdl.handle.net/10183/231861000873691Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca analisar os padrões de descrição (metadados) dos objetos de aprendizagem em dois repositórios gratuitos: Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) e o Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching (MERLOT), bem como a atuação de bibliotecários. Há um crescimento exponencial da informação disponível, resultante do emprego das tecnologias de informação e comunicação (TICs), ao qual se associa a também crescente dificuldade de recuperar a informação desejada. Tal problema decorre, principalmente, da ausência, ou, pelo menos, ineficiência de estruturas padronizadas de descrição das informações. O estudo tem como objetivos a identificação da catalogação de objetos de aprendizagem, comparação da utilização de metadados na descrição de objetos, verificação da adequação dos padrões de metadados e identificação da participação de bibliotecários nos repositórios gratuitos analisados. O estudo está dividido basicamente em duas partes: um referencial teórico e uma pesquisa, por meio da Internet, em repositórios gratuitos. Foram estudados, a partir da literatura, quatro tópicos: objetos, objetos de aprendizagem, metadados e metadados para objetos de aprendizagem. Considera-se que os objetos podem ser tanto entidades reais quanto abstratas. Objeto de aprendizagem pode ser qualquer recurso digital utilizado para o aprendizado. Metadados são um conjunto de elementos informativos que possibilitam descrever determinado recurso, com o objetivo de recuperar a informação. Metadados para objetos de aprendizagem possibilitam uma descrição exaustiva e devem ser padronizados, de forma a permitir o intercâmbio desses recursos. Dessa análise teórica resultou a adoção do padrão de metadados Leaming Objects Metadata (LOM), o qual foi utilizado como critério para a análise dos metadados dos repositórios selecionados. Emprega-se no trabalho o modelo descritivo de pesquisa, com uma abordagem qualitativa. Analisou-se um repositório com participação nacional, o RIVED, e outro estrangeiro, o MERLOT. Verificou-se que os repositórios analisados utilizam os metadados para descrever os objetos de aprendizagem, embora apresentem peculiaridades decorrentes das atividades típicas que desenvolvem. Concluiu-se que os metadados são apropriados para a descrição e recuperação dos objetos e que devem ser padronizados para permitir o intercâmbio de informações. Constatou-se também que é pequena ou inexistente a atuação de bibliotecários nos repositórios, porque estes últimos dão maior ênfase aos conteúdos do que para a correta descrição dos materiais. Por fim, sugeriu-se a adaptação do currículo do curso de Biblioteconomia às novas exigências decorrentes da aplicação das TICs, bem como uma ampla divulgação, por parte do Conselho Regional de Biblioteconomia, da oportunidade de atuação evidenciada neste estudo.This Graduation Coursework (TCC) tries to analyze the leaming objects description standards (metadatas) in two gratuitous repositories: Virtual Intemational Education Net (RIVED) and Multimedia Educational Resource for Leaming and Online Teaching (MERLOT), as well as the performance of librarians. There is an exponential growth of the available information, resultant of the use of the information and communication technologies (TICs), with which it also associates the increasing difficulty to recover the desired information. Such problem elapses, mainly, of the absence, or, at least, inefficiency of standardized structures of description of the information. The study has as objectives the identification of leaming objects cataloguing standards, comparison of the use of metadata in the description of objects, verification of the adequacy of the metadata standards and identification of the participation of librarians in the analyzed gratuitous repositories. The study is divided basically in two parts: a theoretical part and an applied one, using the Internet, in gratuitous repositories. They had been studied, from literature, four topics: objects, learning objects, metadatas and leaming objects metadatas. It is considered that the objects can be abstract or real entities. Leaming object can be any used digital resource for leaming. Metadatas are a set of informative elements that make possible to describe a specific resource, with the objective to recover the information. Leaming objects metadatas make possible an exhausting description and must be standardized, in order to allow the interchange of these resources. Of this theoretical analysis the adoption of the metadata standard LOM resulted, which was then used as criterion for the analysis of the metadata of the selected repositories. A descriptive model of research is used in the work, with a qualitative approach. It analyzed a repository with national participation, the RIVED, and another foreigner, the MERLOT. It was verified that the analyzed repositories use metadata standards to describe leaming objects, even so they present peculiarities resulting from the typical activities they develop. It was concluded that the metadata are appropriate for the objects description and recovery and that they must be standardized to allow the interchange of information. It was verified that the performance of librarians in the repositories is small or nonexistent, because repositories give greater emphasis to the contents than to the correct description of the materiais. Finally, it was suggested an adaptation of the Librarian Science course curriculum to the new requirements resulting from the TICs application, as well as a campaign, on the part of the Librarians Regional Advice, to promote the opportunity for professional performance as evidenced in this study.application/pdfporMetadadosRepositórios institucionaisLeaming objectsLibrarianMERLOTRIVEDLOMGratuitous repositoriesMetadata standardMetadataMetadados para objetos de aprendizagem em repositórios gratuitos : padrões utilizados e atuação do bibliotecárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2005Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000873691.pdf.txt000873691.pdf.txtExtracted Texttext/plain195477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231861/2/000873691.pdf.txt954284fbc2153a7b8f4e0cdedb184ae4MD52ORIGINAL000873691.pdfTexto completoapplication/pdf35987145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231861/1/000873691.pdfd633028596c78588c3473da31471e09eMD5110183/2318612021-11-20 05:57:58.700067oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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