Ensino e agricultura familiar : desafios da relação a partir da realidade do município de Itati/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: König, Solane Trisch
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Haas, Jaqueline Mallmann, Rambo, Anelise Graciele, Stoffel, Janete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270923
Resumo: O presente artigo busca auxiliar na compreensão de como está ocorrendo o processo de sucessão na agricultura familiar na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Objetiva-se, especificamente, identificar e analisar a relação da educação do Ensino Médio Politécnico do município de Itati com as perspectivas profissionais dos jovens rurais locais e seus interesses quanto à sucessão ou não dos pais nas Unidades Produtivas Familiares (UPFs). Metodologicamente, utilizou-se um estudo de caso, incluindo uma pesquisa exploratória e descritiva. Nesse sentido, os resultados enfatizam que uma parcela significativa dos alunos vinculados às escolas rurais admite que a introdução de conteúdos voltados às temáticas da agricultura familiar e do desenvolvimento rural iria colaborar na formação das suas perspectivas de estudar e permanecer no espaço rural. Por fim, identificou-se que a educação para o campo se constrói no próprio campo, e o projeto político da educação precisa ser construído com as novas relações entre os sujeitos da educação e os seus conhecimentos e saberes e por novos pactos entre Estado, escola e sociedade.
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