Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gastal, Lúcio de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222787
Resumo: Apresenta-se, neste trabalho, uma análise da presença indígena no currículo de Geografia na Educação Básica. T anto daquilo que é hoje praticado com o advento da Lei 1 1.645/2008, quanto de algumas possibilidades de o que pode ser feito para ir além da mera inclusão da temática indígena nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de geografia por uma obrigação legal. Caminhando, assim, para uma educação intercultural construída com os saberes dos povos originários e não apenas sobre eles. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a realidade e a cultura dos Povos Indígenas do Brasil de forma geral, com ênfase na percepção do espaço geográfico e diversidades epistêmicas que são renegadas do embasamento teórico das aulas de Geografia. Também foi investigado como o tema é de fato abordado com amparo de pesquisas anteriores e da escuta de alguns professores de Geografia da educação básica. Foi trazido pensamentos e experiências de autores, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a necessidade da interculturalidade e dos saberes originários para a descolonização do ensino. Por fim exemplos de materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores e educadores que pretendem preparar suas aulas sob a perspectiva aqui apresentada.
id UFRGS-2_d383bbb4f782bf59c10b861803023552
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222787
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gastal, Lúcio de SouzaCâmara, Marcelo Argenta2021-06-24T04:27:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/222787001127283Apresenta-se, neste trabalho, uma análise da presença indígena no currículo de Geografia na Educação Básica. T anto daquilo que é hoje praticado com o advento da Lei 1 1.645/2008, quanto de algumas possibilidades de o que pode ser feito para ir além da mera inclusão da temática indígena nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de geografia por uma obrigação legal. Caminhando, assim, para uma educação intercultural construída com os saberes dos povos originários e não apenas sobre eles. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a realidade e a cultura dos Povos Indígenas do Brasil de forma geral, com ênfase na percepção do espaço geográfico e diversidades epistêmicas que são renegadas do embasamento teórico das aulas de Geografia. Também foi investigado como o tema é de fato abordado com amparo de pesquisas anteriores e da escuta de alguns professores de Geografia da educação básica. Foi trazido pensamentos e experiências de autores, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a necessidade da interculturalidade e dos saberes originários para a descolonização do ensino. Por fim exemplos de materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores e educadores que pretendem preparar suas aulas sob a perspectiva aqui apresentada.application/pdfporEnsino de geografiaGeografia escolarCultura indígenaConhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127283.pdf.txt001127283.pdf.txtExtracted Texttext/plain131322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/2/001127283.pdf.txt3c287e40c745b5d2c63c35b7a9d35a19MD52ORIGINAL001127283.pdfTexto completoapplication/pdf399324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/1/001127283.pdf46bb18b233a5a741b6eadd52bb024c47MD5110183/2227872021-06-26 04:48:28.90971oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:48:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
title Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
spellingShingle Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
Gastal, Lúcio de Souza
Ensino de geografia
Geografia escolar
Cultura indígena
title_short Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
title_full Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
title_fullStr Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
title_full_unstemmed Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
title_sort Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
author Gastal, Lúcio de Souza
author_facet Gastal, Lúcio de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gastal, Lúcio de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Câmara, Marcelo Argenta
contributor_str_mv Câmara, Marcelo Argenta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia escolar
Cultura indígena
topic Ensino de geografia
Geografia escolar
Cultura indígena
description Apresenta-se, neste trabalho, uma análise da presença indígena no currículo de Geografia na Educação Básica. T anto daquilo que é hoje praticado com o advento da Lei 1 1.645/2008, quanto de algumas possibilidades de o que pode ser feito para ir além da mera inclusão da temática indígena nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de geografia por uma obrigação legal. Caminhando, assim, para uma educação intercultural construída com os saberes dos povos originários e não apenas sobre eles. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a realidade e a cultura dos Povos Indígenas do Brasil de forma geral, com ênfase na percepção do espaço geográfico e diversidades epistêmicas que são renegadas do embasamento teórico das aulas de Geografia. Também foi investigado como o tema é de fato abordado com amparo de pesquisas anteriores e da escuta de alguns professores de Geografia da educação básica. Foi trazido pensamentos e experiências de autores, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a necessidade da interculturalidade e dos saberes originários para a descolonização do ensino. Por fim exemplos de materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores e educadores que pretendem preparar suas aulas sob a perspectiva aqui apresentada.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-24T04:27:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222787
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127283
url http://hdl.handle.net/10183/222787
identifier_str_mv 001127283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/2/001127283.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/1/001127283.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c287e40c745b5d2c63c35b7a9d35a19
46bb18b233a5a741b6eadd52bb024c47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224608051888128