Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222787 |
Resumo: | Apresenta-se, neste trabalho, uma análise da presença indígena no currículo de Geografia na Educação Básica. T anto daquilo que é hoje praticado com o advento da Lei 1 1.645/2008, quanto de algumas possibilidades de o que pode ser feito para ir além da mera inclusão da temática indígena nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de geografia por uma obrigação legal. Caminhando, assim, para uma educação intercultural construída com os saberes dos povos originários e não apenas sobre eles. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a realidade e a cultura dos Povos Indígenas do Brasil de forma geral, com ênfase na percepção do espaço geográfico e diversidades epistêmicas que são renegadas do embasamento teórico das aulas de Geografia. Também foi investigado como o tema é de fato abordado com amparo de pesquisas anteriores e da escuta de alguns professores de Geografia da educação básica. Foi trazido pensamentos e experiências de autores, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a necessidade da interculturalidade e dos saberes originários para a descolonização do ensino. Por fim exemplos de materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores e educadores que pretendem preparar suas aulas sob a perspectiva aqui apresentada. |
id |
UFRGS-2_d383bbb4f782bf59c10b861803023552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222787 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gastal, Lúcio de SouzaCâmara, Marcelo Argenta2021-06-24T04:27:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/222787001127283Apresenta-se, neste trabalho, uma análise da presença indígena no currículo de Geografia na Educação Básica. T anto daquilo que é hoje praticado com o advento da Lei 1 1.645/2008, quanto de algumas possibilidades de o que pode ser feito para ir além da mera inclusão da temática indígena nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de geografia por uma obrigação legal. Caminhando, assim, para uma educação intercultural construída com os saberes dos povos originários e não apenas sobre eles. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a realidade e a cultura dos Povos Indígenas do Brasil de forma geral, com ênfase na percepção do espaço geográfico e diversidades epistêmicas que são renegadas do embasamento teórico das aulas de Geografia. Também foi investigado como o tema é de fato abordado com amparo de pesquisas anteriores e da escuta de alguns professores de Geografia da educação básica. Foi trazido pensamentos e experiências de autores, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a necessidade da interculturalidade e dos saberes originários para a descolonização do ensino. Por fim exemplos de materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores e educadores que pretendem preparar suas aulas sob a perspectiva aqui apresentada.application/pdfporEnsino de geografiaGeografia escolarCultura indígenaConhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127283.pdf.txt001127283.pdf.txtExtracted Texttext/plain131322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/2/001127283.pdf.txt3c287e40c745b5d2c63c35b7a9d35a19MD52ORIGINAL001127283.pdfTexto completoapplication/pdf399324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/1/001127283.pdf46bb18b233a5a741b6eadd52bb024c47MD5110183/2227872021-06-26 04:48:28.90971oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:48:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia |
title |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia |
spellingShingle |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia Gastal, Lúcio de Souza Ensino de geografia Geografia escolar Cultura indígena |
title_short |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia |
title_full |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia |
title_fullStr |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia |
title_full_unstemmed |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia |
title_sort |
Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia |
author |
Gastal, Lúcio de Souza |
author_facet |
Gastal, Lúcio de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gastal, Lúcio de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Câmara, Marcelo Argenta |
contributor_str_mv |
Câmara, Marcelo Argenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Geografia escolar Cultura indígena |
topic |
Ensino de geografia Geografia escolar Cultura indígena |
description |
Apresenta-se, neste trabalho, uma análise da presença indígena no currículo de Geografia na Educação Básica. T anto daquilo que é hoje praticado com o advento da Lei 1 1.645/2008, quanto de algumas possibilidades de o que pode ser feito para ir além da mera inclusão da temática indígena nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de geografia por uma obrigação legal. Caminhando, assim, para uma educação intercultural construída com os saberes dos povos originários e não apenas sobre eles. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a realidade e a cultura dos Povos Indígenas do Brasil de forma geral, com ênfase na percepção do espaço geográfico e diversidades epistêmicas que são renegadas do embasamento teórico das aulas de Geografia. Também foi investigado como o tema é de fato abordado com amparo de pesquisas anteriores e da escuta de alguns professores de Geografia da educação básica. Foi trazido pensamentos e experiências de autores, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a necessidade da interculturalidade e dos saberes originários para a descolonização do ensino. Por fim exemplos de materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores e educadores que pretendem preparar suas aulas sob a perspectiva aqui apresentada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-24T04:27:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222787 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127283 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222787 |
identifier_str_mv |
001127283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/2/001127283.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222787/1/001127283.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c287e40c745b5d2c63c35b7a9d35a19 46bb18b233a5a741b6eadd52bb024c47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224608051888128 |