Que saudade do meu ex : a nostalgia como estratégia eleitoral na campanha de Lula em 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thays Avila dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272635
Resumo: Este estudo aborda a nostalgia como estratégia na campanha eleitoral de Lula em 2022 a partir das concepções de propaganda política, campanha eleitoral e tendo por base a trajetória de Lula desde sindicalista até seu terceiro mandato. O objetivo geral da pesquisa é analisar os sentidos de nostalgia utilizados como recurso estratégico da campanha eleitoral para a presidência de Lula em 2022 no Instagram. A partir disso, os objetivos específicos são: a) discutir o conceito de nostalgia e suas classificações; b) identificar o posicionamento de Lula na campanha de 2022; c) analisar como a campanha eleitoral do Lula em 2022 no Instagram aciona aspectos nostálgicos nas legendas de posts previamente selecionados. A discussão teórica abarca os conceitos tanto de nostalgia — de doença a sintoma do seu tempo — e suas categorizações, como também de propaganda política, sua relação com propaganda e publicidade, assim como aborda a evolução da técnica das campanhas eleitorais junto com a popularização de novas mídias. Também retoma a trajetória política de Lula e o cenário da campanha eleitoral à presidência de 2022. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2005), pesquisa documental (GIL, 2008), análise quantitativa e qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). Através da análise dos 389 posts feitos pelo Lula durante a campanha, o resultado obtido a partir das teorias de Boym (2001), Nazareth-Tissot e Vieira (2020) interseccionadas a Sedikides, Wildshut e Baden (2004) é de que a classificação de nostalgia utilizado na campanha de Lula em 2022 foi primordialmente agridoce-restauradora, haja vista que a percepção do passado era doce, do presente era amarga, mas do futuro era, também, doce e positiva.
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