O engajamento de escolares nas aulas de educação física : um estudo em uma escola da rede estadual de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Cássia Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87761
Resumo: O engajamento pode ser considerado o tempo de envolvimento efetivo dos estudantes em atividades físicas de acordo com os objetivos da aula de Educação Física (EF). A literatura aponta que as aprendizagens adquiridas pelas crianças e adolescentes nas aulas de EF estão fortemente relacionadas ao tempo em que essas se mantêm engajadas nas atividades e, por isso, as estratégias de organização do professor de EF são um importante instrumento para o melhor aproveitamento do tempo de aula. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar o engajamento dos estudantes nas aulas de EF, focando na gestão dos tempos de aula pelo professor (tempo de instrução, tempo de organização, tempo de espera, tempo de engajamento e tempo não engajado), bem como compreender os fatores que levam os estudantes a se engajarem ou não nessas aulas. Participaram do estudo o professor de Educação Física que atua em uma turma de 7º ano de uma escola, a qual pertence à rede estadual de ensino de Porto Alegre, e dez de seus alunos, os quais tinham entre 12 e 16 anos de idade. Para a coleta das informações foram realizadas observações (direta e indireta) de cinco aulas de EF dessa turma. Após, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o professor de EF, além de entrevistas individuais com os alunos da turma. Para verificar o engajamento dos alunos nas aulas de EF contabilizamos o tempo de engajamento, tempo não engajado, tempo de instrução, tempo de administração e tempo de espera. Para a análise das informações das entrevistas foi elencado um sistema de categorias a priori: gestão dos tempos de aula pelo professor, valor da tarefa para os estudantes, sucesso, nível de habilidade dos estudantes e atenção do professor. Os resultados encontrados demonstraram que, para a amostra observada, o tempo de instrução foi de 7,44%, de organização, 46,18%, de espera, 5,50%, de engajamento 29,05%; acrescentamos a esses tempos o tempo de atraso, que foi de 11,82%. Quanto aos fatores que podem influenciar o engajamento dos alunos nas aulas de EF acrescentamos as categorias avaliação e atuação do professor. Constatamos que, para a amostra observada, todos os fatores citados configuram-se como importantes para o engajamento dos estudantes e o professor utiliza-se destes para estimulá-los a participar, porém o tempo em que os alunos se mantêm engajados nas atividades é baixo.
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Participaram do estudo o professor de Educação Física que atua em uma turma de 7º ano de uma escola, a qual pertence à rede estadual de ensino de Porto Alegre, e dez de seus alunos, os quais tinham entre 12 e 16 anos de idade. Para a coleta das informações foram realizadas observações (direta e indireta) de cinco aulas de EF dessa turma. Após, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o professor de EF, além de entrevistas individuais com os alunos da turma. Para verificar o engajamento dos alunos nas aulas de EF contabilizamos o tempo de engajamento, tempo não engajado, tempo de instrução, tempo de administração e tempo de espera. Para a análise das informações das entrevistas foi elencado um sistema de categorias a priori: gestão dos tempos de aula pelo professor, valor da tarefa para os estudantes, sucesso, nível de habilidade dos estudantes e atenção do professor. Os resultados encontrados demonstraram que, para a amostra observada, o tempo de instrução foi de 7,44%, de organização, 46,18%, de espera, 5,50%, de engajamento 29,05%; acrescentamos a esses tempos o tempo de atraso, que foi de 11,82%. Quanto aos fatores que podem influenciar o engajamento dos alunos nas aulas de EF acrescentamos as categorias avaliação e atuação do professor. Constatamos que, para a amostra observada, todos os fatores citados configuram-se como importantes para o engajamento dos estudantes e o professor utiliza-se destes para estimulá-los a participar, porém o tempo em que os alunos se mantêm engajados nas atividades é baixo.The engagement can be considered the period of effective involvement of the students in physical activities according to the objectives of the lesson of Physical Education (PE). The literature indicates that the learning acquired by children and adolescents in PE classes are strongly related to the time that they remain engaged in the activities, hence, the strategies of organization of PE teacher are an important tool for better use of class time. Thus, the objective of the study was to analyze the student engagement in PE classes, focusing on the management of the classes time by the teacher (instruction time, organization time, waiting time, engagement time and not engaged time) as well as to embrace the factors that lead students to engage or not in these classes. The study included a PE teacher who works in a 7th grade group at a public school in Porto Alegre, Brazil, and ten of his students, who were between twelve and sixteen years old. For the analysis of the information, were realized observations (direct and indirect) of five PE classes of this group. After, it was performed a semi-structured interview with a PE teacher and individual interviews with the students. To verify the student engagement in PE classes, the engagement time, not engaged time, instruction time, management time and waiting time were counted. For the analysis of the information, it was listed a system of a priori categories: management time by the teacher, value of the task for the students, success, the students’ skill level and teacher’s attention. The results showed that, for the observed sample, the instruction time was 7,44%, organization time was 46,18%, waiting time was 5,50% and the student engagement was 29,05%. We added to these times the delay time, which was 11.82%. Regarding factors that may influence the student engagement in PE classes, we added the categories evaluation and the teacher’s procedure. We realized that, for the observed sample, all the aforementioned factors are configured as important for the student engagement and the teacher uses these to encourage them to participate. However, the time that students remain engaged in the activities is low.application/pdfporEducação física escolarEnsino fundamentalEngagementManagement of the classes timeElementary schoolPhysical educationO engajamento de escolares nas aulas de educação física : um estudo em uma escola da rede estadual de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911882.pdf000911882.pdfTexto completoapplication/pdf480241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87761/1/000911882.pdfef981461d18b332afdd091ed2f8e8bcaMD51TEXT000911882.pdf.txt000911882.pdf.txtExtracted Texttext/plain99136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87761/2/000911882.pdf.txt3a0adca6338c5db040741197871c144eMD52THUMBNAIL000911882.pdf.jpg000911882.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87761/3/000911882.pdf.jpg263c0b1ac5a84d0cba3b8cf555eae666MD5310183/877612018-10-18 08:08:29.512oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:08:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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