Afetividade e relações interpessoais no ensino de química : uma experiência no Cursinho Popular Carolina de Jesus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viario, Alice Gaier
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240872
Resumo: Pensar uma prática transformadora em sala de aula passa pela definição dos nossos objetivos enquanto educadoras, bem como pelo nosso projeto de educação e os elementos que o mesmo envolve. Ou seja, para nos prepararmos para entrar na sala de aula há muitos fatores que são pano de fundo desse processo, que envolvem as teorias educacionais, da aprendizagem e do próprio desenvolvimento dos indivíduos. Nos preceitos da educação libertadora apresentada por Paulo Freire, selecionamos a afetividade e as relações interpessoais como foco deste trabalho pelo papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, de forma significativa. Para isso, defendemos a importância do planejamento didático, especificamente da seleção e organização dos objetivos educacionais, fazendo uma proposta do uso da taxonomia de Bloom, com ênfase no domínio afetivo do conhecimento. O Cursinho Popular Carolina de Jesus, base de aplicação e formulação deste trabalho, fica localizado na Zona Sul de Porto Alegre e abarcou em 2020 uma turma de 18 estudantes em formato de Ensino Remoto Emergencial. Os Cursinhos Pré-Vestibular Populares, trazem um ambiente propício à aplicação dos preceitos da educação libertadora, com uma visão humanizadora dos indivíduos, quando lidamos com o sonho de entrar na Universidade Pública aliado à uma bagagem escolar com bastante defasagem. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de relatar e analisar as formas de contribuição do processo de planejamento das aulas de química do Cursinho Popular Carolina de Jesus, a partir da taxonomia de Bloom com ênfase no domínio afetivo, para as relações interpessoais entre educandas e educadoras. Para tal, propôs-se uma pesquisa qualitativa, aproximada de um Estudo de Caso, triangulando planejamentos de aula, diários de campo, produções e impressões das estudantes sobre as aulas e a percepção das professoras envolvidas na disciplina. Foram planejadas 16 aulas com temáticas visando a contextualização e metodologias diversas que abarcaram o domínio afetivo mas também os domínios cognitivo e psicomotor do conhecimento. Levantamos em especial a motivação como um dos termos afetivos desenvolvidos nesse trabalho, com o fim de fomentar a permanência das estudantes no Cursinho Popular. Também pontuamos a construção de espaços de sala de aula não somente agradáveis, mas que façam sentido na vida de educandas e educadoras. Percebemos indícios do impacto das aulas planejadas no interesse e motivação das estudantes a permanecer estudando para disputar uma vaga na Universidade e também na construção da cidadania.
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O Cursinho Popular Carolina de Jesus, base de aplicação e formulação deste trabalho, fica localizado na Zona Sul de Porto Alegre e abarcou em 2020 uma turma de 18 estudantes em formato de Ensino Remoto Emergencial. Os Cursinhos Pré-Vestibular Populares, trazem um ambiente propício à aplicação dos preceitos da educação libertadora, com uma visão humanizadora dos indivíduos, quando lidamos com o sonho de entrar na Universidade Pública aliado à uma bagagem escolar com bastante defasagem. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de relatar e analisar as formas de contribuição do processo de planejamento das aulas de química do Cursinho Popular Carolina de Jesus, a partir da taxonomia de Bloom com ênfase no domínio afetivo, para as relações interpessoais entre educandas e educadoras. Para tal, propôs-se uma pesquisa qualitativa, aproximada de um Estudo de Caso, triangulando planejamentos de aula, diários de campo, produções e impressões das estudantes sobre as aulas e a percepção das professoras envolvidas na disciplina. Foram planejadas 16 aulas com temáticas visando a contextualização e metodologias diversas que abarcaram o domínio afetivo mas também os domínios cognitivo e psicomotor do conhecimento. Levantamos em especial a motivação como um dos termos afetivos desenvolvidos nesse trabalho, com o fim de fomentar a permanência das estudantes no Cursinho Popular. Também pontuamos a construção de espaços de sala de aula não somente agradáveis, mas que façam sentido na vida de educandas e educadoras. Percebemos indícios do impacto das aulas planejadas no interesse e motivação das estudantes a permanecer estudando para disputar uma vaga na Universidade e também na construção da cidadania.Thinking about a transforming practice in the classroom encompasses defining our objectives as educators, as well as our Education Project and the elements involved in said project. Many factors are involved in the process of preparing ourselves to enter the classroom , such as education and learning theories and the very development of the individuals. From the libertarian education precepts showed by Paulo Freire, we selected the affection and the interpersonal relationships as the focus of this work given the fundamental role in fulfilling significant learning and teaching.. Thus, we defend the importance of didactic planning, specifically the selection and organization of the educational objectives, proposing the use of Bloom’s Taxonomy, with emphasis on the affection domain of knowledge. The pre-university preparatory course, basis of application and formulation of this term paper is located in the south zone of Porto Alegre and in 2020 had a class with 18 students in an Emergency Remote Education format. Preparatory Courses bring an enabling environment to apply libertarian education precepts, with a humanizing vision of individuals, when we deal with the dream of getting in to a Public University, allied to insufficient school luggage.. This research was developed with the goal to relate and analyze the contributions in the implementation of chemistry class planning process of the Cursinho Popular Carolina de Jesus, according to Bloom’s Taxonomy, with emphasis on the affection domain, to the interpersonal relationships between educators and students. For this, we proposed a qualitative research via Case Study, triangulating class plannings, Field Diaries, productions and impressions of the students about the classes, and the perceptions of the teachers involved in the subject. 16 classes were planned, with themes for contextualization and many methodologies which developed the affection domain and also the cognitive and psychometric domains of knowledge. We found that motivation is one of the affection terms developed in this work, in order to foster the permanence of the students in the preparatory course. We also emphasize the construction of classroom spaces that are not only pleasant, but that are meaningful to students and educators. We could see evidences of the impact of the planned classes in the interest and motivation of the students and in the building of citizenship.application/pdfporEnsino de quimicaAfetividadeRelações interpessoaisEducação libertadoraObjetivos educacionaisChemistry teachingAffectionInterpersonal relationshipsLiberating educationBloom’s taxonomyAfetividade e relações interpessoais no ensino de química : uma experiência no Cursinho Popular Carolina de Jesusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127154.pdf.txt001127154.pdf.txtExtracted Texttext/plain169280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240872/2/001127154.pdf.txt61ba20a34b8e8285288c1cb86058e813MD52ORIGINAL001127154.pdfTexto completoapplication/pdf2320844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240872/1/001127154.pdffc6e8ec1417c1d0f34ca6e2366a71954MD5110183/2408722022-06-25 05:04:04.933317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-25T08:04:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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