Redesenho da mascote gremista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feix, Gustavo de Azambuja
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157901
Resumo: Personagens de marca são excelente ferramenta para que as empresas consigam se aproximar e criar um vínculo mais afetivo com seus consumidores. Considerando essa pre-missa básica, esse trabalho tem como objetivo o redesenho do Mosqueteiro gremista com intuito de torná-lo mais atrativo aos torcedores, uma vez que a versão atual da mascote foi feita em 2001 e carece de uma atualização. Para tanto, foram estudados: a importância do valor de marca e as contribuições e vantagens que uma mascote traz para sua empresa; os aspectos necessários para criação de um bom personagem e o que torna um desenho atrati-vo; a história do Grêmio e do Mosqueteiro, para entender os valores e atributos que a mas-cote precisa incorporar. A partir desses estudos, foi adaptada a metodologia de Peón (2001), e dividiu-se o trabalho em três etapas: problematização, concepção e especificação. Na eta-pa de problematização foi definido o público-alvo, estabelecido o conceito, feita uma análise de similares e delimitado os requisitos e restrições do projeto. Em seguida, na etapa de con-cepção, foi feita a geração, seleção e validação da alternativa junto ao público-alvo. Por fim, na etapa de especificação, foi construída a ficha do personagem, que serve como um guia de referência para a versão da mascote desenvolvida nesse trabalho. Seguindo essa metodolo-gia obteve-se uma solução com os atributos gremistas “guerreiro”, “força” e “bravura” e que teve uma boa aceitação pelos torcedores gremistas que responderam o questionário on-line de validação, com 69,2% de preferência em relação à versão atual da mascote.
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