As crizanças e as marcas: que relação possível? Um olhar a partir das mascotes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côrte-Real, Ana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lencastre, Paulo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49979
Resumo: O presente texto tem o objetivo de apresentar as reflexões acerca das relações entre as crianças e as marcas mediadas pelas mascotes. Para tanto foram integrados os conhecimentos teóricos acerca das temáticas em questão por meio de Macklin (1996), Ji (2002), Corte Real (2007), Lencastre (1997), Perez (2011), John (1999) entre outros e dos resultados a partir da realização de grupos focais com crianças realizados na cidade do Porto em Portugal, com o objetivo de investigar três semânticas específicas: abstrato vs. figurativo, redondo vs. anguloso e simétrico vs. assimétrico. A síntese dos resultados indica que as crianças mais velhas preferem e reconhecem melhor os estímulos figurativos e, as mais novas preferem e reconhecem mais favoravelmente abstratos. Na categoria semântica redondo vs. anguloso, verifica-se que as crianças do sexo feminino reagem mais favoravelmente aos estímulos redondos e as do sexo masculino aos estímulos angulosos. Ao nível da categoria simétrico vs. assimétrico as crianças do sexo feminino preferem os estímulos simétricos e, estes são mais facilmente reconhecidos pelas crianças mais velhas; as crianças do sexo masculino preferem os estímulos assimétricos e estes são mais facilmente reconhecidos pelos novos.
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