Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Borges e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133607
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, situado no campo educacional, buscou problematizar a constituição das identidades docentes que possuem a humana docência como uma de suas facetas. Questiona de que maneira constituem-se tais identidades docentes, bem como os principais diferenciais de práticas vivenciadas na ação pedagógica de uma professora que possibilita a constatação de características da humana docência. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a formação das identidades docentes que possuem, dentre suas características, a humana docência como uma de suas facetas, a partir do olhar singular voltado para uma determinada professora. Para tanto, o caminho metodológico traçado fora a partir de uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso em educação, que possibilitaram uma aproximação entre sujeito de pesquisa e pesquisadora, com três instrumentos de coleta de dados, quais sejam: carta escrita pela professora a ser perscrutada, entrevista semi-estruturada com a mesma e observação participante em sala de aula. Para ancorar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores como: Stuart Hall (1997), Eliza C. Montalvão e Maria da G. N. Mizukami (2002), António Nóvoa (1999) e António Nóvoa (2009) sobre Identidades Docentes; Miguel Arroyo (2000), Maria Bernadette C. Rodrigues (2004) sobre humana docência; Tânia Fortuna (2007) sobre dimensão humana da docência e importância do afeto. Através da trança dessas fontes, foram elaborados eixos que permitiram a operacionalização dos conceitos postos em funcionamento frente aos “dados” principais desta pesquisa, apontando a (re)configuração constante que transpassa a constituição de Identidades Docentes, bem como as aproximações do conceito de Humana Docência ao processo de ser/estar professor, demonstrando as positividades de uma prática com tal característica.
id UFRGS-2_d48d9448a9ef52353b1a358bb58ea093
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133607
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Andressa Borges eHickmann, Roseli Inês2016-03-10T02:04:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/133607000985162Este trabalho de conclusão de curso, situado no campo educacional, buscou problematizar a constituição das identidades docentes que possuem a humana docência como uma de suas facetas. Questiona de que maneira constituem-se tais identidades docentes, bem como os principais diferenciais de práticas vivenciadas na ação pedagógica de uma professora que possibilita a constatação de características da humana docência. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a formação das identidades docentes que possuem, dentre suas características, a humana docência como uma de suas facetas, a partir do olhar singular voltado para uma determinada professora. Para tanto, o caminho metodológico traçado fora a partir de uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso em educação, que possibilitaram uma aproximação entre sujeito de pesquisa e pesquisadora, com três instrumentos de coleta de dados, quais sejam: carta escrita pela professora a ser perscrutada, entrevista semi-estruturada com a mesma e observação participante em sala de aula. Para ancorar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores como: Stuart Hall (1997), Eliza C. Montalvão e Maria da G. N. Mizukami (2002), António Nóvoa (1999) e António Nóvoa (2009) sobre Identidades Docentes; Miguel Arroyo (2000), Maria Bernadette C. Rodrigues (2004) sobre humana docência; Tânia Fortuna (2007) sobre dimensão humana da docência e importância do afeto. Através da trança dessas fontes, foram elaborados eixos que permitiram a operacionalização dos conceitos postos em funcionamento frente aos “dados” principais desta pesquisa, apontando a (re)configuração constante que transpassa a constituição de Identidades Docentes, bem como as aproximações do conceito de Humana Docência ao processo de ser/estar professor, demonstrando as positividades de uma prática com tal característica.application/pdfporFormação de professoresIdentidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985162.pdf000985162.pdfTexto completoapplication/pdf411542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133607/1/000985162.pdf6e0752b24440cc1edba2838005ae16e5MD51TEXT000985162.pdf.txt000985162.pdf.txtExtracted Texttext/plain103876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133607/2/000985162.pdf.txt977f8acb5b2ea3fc7765ae6039044d4cMD52THUMBNAIL000985162.pdf.jpg000985162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133607/3/000985162.pdf.jpg159c537d4007fc0a477a36d5923e29f3MD5310183/1336072018-10-26 10:09:29.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
title Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
spellingShingle Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
Silva, Andressa Borges e
Formação de professores
title_short Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
title_full Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
title_fullStr Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
title_full_unstemmed Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
title_sort Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
author Silva, Andressa Borges e
author_facet Silva, Andressa Borges e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andressa Borges e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hickmann, Roseli Inês
contributor_str_mv Hickmann, Roseli Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
description Este trabalho de conclusão de curso, situado no campo educacional, buscou problematizar a constituição das identidades docentes que possuem a humana docência como uma de suas facetas. Questiona de que maneira constituem-se tais identidades docentes, bem como os principais diferenciais de práticas vivenciadas na ação pedagógica de uma professora que possibilita a constatação de características da humana docência. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a formação das identidades docentes que possuem, dentre suas características, a humana docência como uma de suas facetas, a partir do olhar singular voltado para uma determinada professora. Para tanto, o caminho metodológico traçado fora a partir de uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso em educação, que possibilitaram uma aproximação entre sujeito de pesquisa e pesquisadora, com três instrumentos de coleta de dados, quais sejam: carta escrita pela professora a ser perscrutada, entrevista semi-estruturada com a mesma e observação participante em sala de aula. Para ancorar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores como: Stuart Hall (1997), Eliza C. Montalvão e Maria da G. N. Mizukami (2002), António Nóvoa (1999) e António Nóvoa (2009) sobre Identidades Docentes; Miguel Arroyo (2000), Maria Bernadette C. Rodrigues (2004) sobre humana docência; Tânia Fortuna (2007) sobre dimensão humana da docência e importância do afeto. Através da trança dessas fontes, foram elaborados eixos que permitiram a operacionalização dos conceitos postos em funcionamento frente aos “dados” principais desta pesquisa, apontando a (re)configuração constante que transpassa a constituição de Identidades Docentes, bem como as aproximações do conceito de Humana Docência ao processo de ser/estar professor, demonstrando as positividades de uma prática com tal característica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-10T02:04:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133607
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985162
url http://hdl.handle.net/10183/133607
identifier_str_mv 000985162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133607/1/000985162.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133607/2/000985162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133607/3/000985162.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e0752b24440cc1edba2838005ae16e5
977f8acb5b2ea3fc7765ae6039044d4c
159c537d4007fc0a477a36d5923e29f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499965722624