Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133607 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, situado no campo educacional, buscou problematizar a constituição das identidades docentes que possuem a humana docência como uma de suas facetas. Questiona de que maneira constituem-se tais identidades docentes, bem como os principais diferenciais de práticas vivenciadas na ação pedagógica de uma professora que possibilita a constatação de características da humana docência. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a formação das identidades docentes que possuem, dentre suas características, a humana docência como uma de suas facetas, a partir do olhar singular voltado para uma determinada professora. Para tanto, o caminho metodológico traçado fora a partir de uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso em educação, que possibilitaram uma aproximação entre sujeito de pesquisa e pesquisadora, com três instrumentos de coleta de dados, quais sejam: carta escrita pela professora a ser perscrutada, entrevista semi-estruturada com a mesma e observação participante em sala de aula. Para ancorar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores como: Stuart Hall (1997), Eliza C. Montalvão e Maria da G. N. Mizukami (2002), António Nóvoa (1999) e António Nóvoa (2009) sobre Identidades Docentes; Miguel Arroyo (2000), Maria Bernadette C. Rodrigues (2004) sobre humana docência; Tânia Fortuna (2007) sobre dimensão humana da docência e importância do afeto. Através da trança dessas fontes, foram elaborados eixos que permitiram a operacionalização dos conceitos postos em funcionamento frente aos “dados” principais desta pesquisa, apontando a (re)configuração constante que transpassa a constituição de Identidades Docentes, bem como as aproximações do conceito de Humana Docência ao processo de ser/estar professor, demonstrando as positividades de uma prática com tal característica. |
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