Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37158 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática. |
id |
UFRGS-2_d48e66f334a37d84f487976c691bad14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37158 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Ingrid Erthal Watte daWanderer, Fernanda2012-02-07T01:19:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/37158000819951Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática.This study aims at analyzing the mathematical language produced by the websítio “Só Matemática”, by using as theorical framework the second Wittgenstein’s thoughts, chiefly his concepts of Use, Forms of Life, Language Games. The research material examined consists of fragments from the websítio “Só Matemática”, especially its sections “Material de apoio” (Supporting material) and “Pratique” (Practice). The analysis has demonstrated that the language games within the websítio “Só Matemática" are formed by rules about the importance of making mathematical operations by using the “step-by-step” method. Moreover, these games reinforce the notion from which we need to teach Mathematics from “everyday situations”, since they draw interest from the user in Mathematics.application/pdfporMatemáticaJogos de linguagemThoughts the second WittgensteinLanguage gamesSó MatemáticaEducação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819951.pdf.txt000819951.pdf.txtExtracted Texttext/plain58200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/2/000819951.pdf.txt637cd25c8380182e56d19ee909532d80MD52ORIGINAL000819951.pdf000819951.pdfTexto completoapplication/pdf2460130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/1/000819951.pdf6ab5066b5643d36b85f3376c8afe78f3MD51THUMBNAIL000819951.pdf.jpg000819951.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/3/000819951.pdf.jpg4c375568bd29b7e11248e9ce8c647c3aMD5310183/371582018-10-09 09:06:03.672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática |
title |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática |
spellingShingle |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática Rosa, Ingrid Erthal Watte da Matemática Jogos de linguagem Thoughts the second Wittgenstein Language games Só Matemática |
title_short |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática |
title_full |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática |
title_fullStr |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática |
title_full_unstemmed |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática |
title_sort |
Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática |
author |
Rosa, Ingrid Erthal Watte da |
author_facet |
Rosa, Ingrid Erthal Watte da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Ingrid Erthal Watte da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
contributor_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Jogos de linguagem |
topic |
Matemática Jogos de linguagem Thoughts the second Wittgenstein Language games Só Matemática |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Thoughts the second Wittgenstein Language games Só Matemática |
description |
Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-07T01:19:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37158 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819951 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37158 |
identifier_str_mv |
000819951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/2/000819951.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/1/000819951.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/3/000819951.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
637cd25c8380182e56d19ee909532d80 6ab5066b5643d36b85f3376c8afe78f3 4c375568bd29b7e11248e9ce8c647c3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789892708696064 |