Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ingrid Erthal Watte da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37158
Resumo: Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática.
id UFRGS-2_d48e66f334a37d84f487976c691bad14
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37158
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Ingrid Erthal Watte daWanderer, Fernanda2012-02-07T01:19:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/37158000819951Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática.This study aims at analyzing the mathematical language produced by the websítio “Só Matemática”, by using as theorical framework the second Wittgenstein’s thoughts, chiefly his concepts of Use, Forms of Life, Language Games. The research material examined consists of fragments from the websítio “Só Matemática”, especially its sections “Material de apoio” (Supporting material) and “Pratique” (Practice). The analysis has demonstrated that the language games within the websítio “Só Matemática" are formed by rules about the importance of making mathematical operations by using the “step-by-step” method. Moreover, these games reinforce the notion from which we need to teach Mathematics from “everyday situations”, since they draw interest from the user in Mathematics.application/pdfporMatemáticaJogos de linguagemThoughts the second WittgensteinLanguage gamesSó MatemáticaEducação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819951.pdf.txt000819951.pdf.txtExtracted Texttext/plain58200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/2/000819951.pdf.txt637cd25c8380182e56d19ee909532d80MD52ORIGINAL000819951.pdf000819951.pdfTexto completoapplication/pdf2460130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/1/000819951.pdf6ab5066b5643d36b85f3376c8afe78f3MD51THUMBNAIL000819951.pdf.jpg000819951.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/3/000819951.pdf.jpg4c375568bd29b7e11248e9ce8c647c3aMD5310183/371582018-10-09 09:06:03.672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
title Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
spellingShingle Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
Rosa, Ingrid Erthal Watte da
Matemática
Jogos de linguagem
Thoughts the second Wittgenstein
Language games
Só Matemática
title_short Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
title_full Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
title_fullStr Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
title_full_unstemmed Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
title_sort Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
author Rosa, Ingrid Erthal Watte da
author_facet Rosa, Ingrid Erthal Watte da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ingrid Erthal Watte da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Jogos de linguagem
topic Matemática
Jogos de linguagem
Thoughts the second Wittgenstein
Language games
Só Matemática
dc.subject.eng.fl_str_mv Thoughts the second Wittgenstein
Language games
Só Matemática
description Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-07T01:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37158
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819951
url http://hdl.handle.net/10183/37158
identifier_str_mv 000819951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/2/000819951.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/1/000819951.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37158/3/000819951.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 637cd25c8380182e56d19ee909532d80
6ab5066b5643d36b85f3376c8afe78f3
4c375568bd29b7e11248e9ce8c647c3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789892708696064