Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savietto, Natan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: César da Silva, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178
Resumo: A Física trabalha com uma linguagem cuja significação passa pela matemática, mas vai além dela. Há várias visões dessa relação entre Física e Matemática, sendo esta pensada como estrutura, como ferramenta, como fundamento, ou como linguagem da/para a Física. Neste artigo adotamos como referência a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Destacamos a noção de jogos de linguagem, com suas regras próprias e semelhanças de família, que colaboram para o entendimento da significação como dependente do uso que se faz da linguagem, nos diferentes contextos ou formas de vida, como, no nosso caso, o contexto escolar de ensino de Física. Tomando como base essa concepção da matemática como linguagem na relação com a Física, buscamos identificar como e que jogos de linguagem, envolveram tanto a linguagem verbal e quanto a matemática em aulas de Física no Ensino Médio. Evidenciamos diferentes jogos de linguagem, suas regras e semelhanças de família. As aulas se caracterizaram pela explicitação pelo professor de elementos das regras de significação envolvidas e pelo envolvimento dos estudantes nestas regras.  
id UFPA-6_c18271c462799bb5202737158a4c9d1e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/178
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem MatemáticaJogos de LinguagemEnsino de FísicaLinguagem MatemáticaWittgensteinA Física trabalha com uma linguagem cuja significação passa pela matemática, mas vai além dela. Há várias visões dessa relação entre Física e Matemática, sendo esta pensada como estrutura, como ferramenta, como fundamento, ou como linguagem da/para a Física. Neste artigo adotamos como referência a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Destacamos a noção de jogos de linguagem, com suas regras próprias e semelhanças de família, que colaboram para o entendimento da significação como dependente do uso que se faz da linguagem, nos diferentes contextos ou formas de vida, como, no nosso caso, o contexto escolar de ensino de Física. Tomando como base essa concepção da matemática como linguagem na relação com a Física, buscamos identificar como e que jogos de linguagem, envolveram tanto a linguagem verbal e quanto a matemática em aulas de Física no Ensino Médio. Evidenciamos diferentes jogos de linguagem, suas regras e semelhanças de família. As aulas se caracterizaram pela explicitação pelo professor de elementos das regras de significação envolvidas e pelo envolvimento dos estudantes nestas regras.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17810.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p249-269.id198REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 249-2692675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178/177Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSavietto, NatanCésar da Silva, Henrique2022-11-17T22:44:09Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/178Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:09Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
title Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
spellingShingle Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
Savietto, Natan
Jogos de Linguagem
Ensino de Física
Linguagem Matemática
Wittgenstein
title_short Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
title_full Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
title_fullStr Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
title_full_unstemmed Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
title_sort Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
author Savietto, Natan
author_facet Savietto, Natan
César da Silva, Henrique
author_role author
author2 César da Silva, Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savietto, Natan
César da Silva, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de Linguagem
Ensino de Física
Linguagem Matemática
Wittgenstein
topic Jogos de Linguagem
Ensino de Física
Linguagem Matemática
Wittgenstein
description A Física trabalha com uma linguagem cuja significação passa pela matemática, mas vai além dela. Há várias visões dessa relação entre Física e Matemática, sendo esta pensada como estrutura, como ferramenta, como fundamento, ou como linguagem da/para a Física. Neste artigo adotamos como referência a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Destacamos a noção de jogos de linguagem, com suas regras próprias e semelhanças de família, que colaboram para o entendimento da significação como dependente do uso que se faz da linguagem, nos diferentes contextos ou formas de vida, como, no nosso caso, o contexto escolar de ensino de Física. Tomando como base essa concepção da matemática como linguagem na relação com a Física, buscamos identificar como e que jogos de linguagem, envolveram tanto a linguagem verbal e quanto a matemática em aulas de Física no Ensino Médio. Evidenciamos diferentes jogos de linguagem, suas regras e semelhanças de família. As aulas se caracterizaram pela explicitação pelo professor de elementos das regras de significação envolvidas e pelo envolvimento dos estudantes nestas regras.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p249-269.id198
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p249-269.id198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178/177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 249-269
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003198300160