Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178 |
Resumo: | A Física trabalha com uma linguagem cuja significação passa pela matemática, mas vai além dela. Há várias visões dessa relação entre Física e Matemática, sendo esta pensada como estrutura, como ferramenta, como fundamento, ou como linguagem da/para a Física. Neste artigo adotamos como referência a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Destacamos a noção de jogos de linguagem, com suas regras próprias e semelhanças de família, que colaboram para o entendimento da significação como dependente do uso que se faz da linguagem, nos diferentes contextos ou formas de vida, como, no nosso caso, o contexto escolar de ensino de Física. Tomando como base essa concepção da matemática como linguagem na relação com a Física, buscamos identificar como e que jogos de linguagem, envolveram tanto a linguagem verbal e quanto a matemática em aulas de Física no Ensino Médio. Evidenciamos diferentes jogos de linguagem, suas regras e semelhanças de família. As aulas se caracterizaram pela explicitação pelo professor de elementos das regras de significação envolvidas e pelo envolvimento dos estudantes nestas regras. |
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Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem MatemáticaJogos de LinguagemEnsino de FísicaLinguagem MatemáticaWittgensteinA Física trabalha com uma linguagem cuja significação passa pela matemática, mas vai além dela. Há várias visões dessa relação entre Física e Matemática, sendo esta pensada como estrutura, como ferramenta, como fundamento, ou como linguagem da/para a Física. Neste artigo adotamos como referência a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Destacamos a noção de jogos de linguagem, com suas regras próprias e semelhanças de família, que colaboram para o entendimento da significação como dependente do uso que se faz da linguagem, nos diferentes contextos ou formas de vida, como, no nosso caso, o contexto escolar de ensino de Física. Tomando como base essa concepção da matemática como linguagem na relação com a Física, buscamos identificar como e que jogos de linguagem, envolveram tanto a linguagem verbal e quanto a matemática em aulas de Física no Ensino Médio. Evidenciamos diferentes jogos de linguagem, suas regras e semelhanças de família. As aulas se caracterizaram pela explicitação pelo professor de elementos das regras de significação envolvidas e pelo envolvimento dos estudantes nestas regras. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17810.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p249-269.id198REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 249-2692675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178/177Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSavietto, NatanCésar da Silva, Henrique2022-11-17T22:44:09Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/178Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:09Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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A Física trabalha com uma linguagem cuja significação passa pela matemática, mas vai além dela. Há várias visões dessa relação entre Física e Matemática, sendo esta pensada como estrutura, como ferramenta, como fundamento, ou como linguagem da/para a Física. Neste artigo adotamos como referência a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Destacamos a noção de jogos de linguagem, com suas regras próprias e semelhanças de família, que colaboram para o entendimento da significação como dependente do uso que se faz da linguagem, nos diferentes contextos ou formas de vida, como, no nosso caso, o contexto escolar de ensino de Física. Tomando como base essa concepção da matemática como linguagem na relação com a Física, buscamos identificar como e que jogos de linguagem, envolveram tanto a linguagem verbal e quanto a matemática em aulas de Física no Ensino Médio. Evidenciamos diferentes jogos de linguagem, suas regras e semelhanças de família. As aulas se caracterizaram pela explicitação pelo professor de elementos das regras de significação envolvidas e pelo envolvimento dos estudantes nestas regras. |
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