Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behar, Patrícia Alejandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schneider, Daisy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220165
Resumo: Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências.
id UFRGS-2_d4b3333c324f77bfa43d11d63d09f006
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Behar, Patrícia AlejandraSchneider, Daisy2021-04-23T04:24:35Z20160104-5962http://hdl.handle.net/10183/220165001048967Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências.This article deals with pedagogical models and their constituent elements, highlighting pedagogical architecture in the context of distance education. In addition to that, we herein describe the competences required for teaching in such a context. Based on these concepts, we present a case study about the development and validation of a proposal for a pedagogical model based on competencies aimed at teachers and tutors in distance education, called MP-CompEAD. Finally, we expose the results, showing their possible contributions to the competence-building process.application/pdfporRevista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 25, n. 59/2 (maio/ago. 2016), p. 504-524Ensino a distânciaCompetênciaPedagogical ModelsPedagogical ArchitecturesCompetencesDistance EducationModelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEADPedagogical models and competences in distance education: building the MP-CompEADinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001048967.pdf.txt001048967.pdf.txtExtracted Texttext/plain47125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/2/001048967.pdf.txt9efa2b1bd3033462ad06d1b1782db7aeMD52ORIGINAL001048967.pdfTexto completoapplication/pdf672478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/1/001048967.pdf40196f21cc1c556be40be677cca12a9bMD5110183/2201652021-12-06 05:33:32.517265oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical models and competences in distance education: building the MP-CompEAD
title Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
spellingShingle Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
Behar, Patrícia Alejandra
Ensino a distância
Competência
Pedagogical Models
Pedagogical Architectures
Competences
Distance Education
title_short Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
title_full Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
title_fullStr Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
title_full_unstemmed Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
title_sort Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
author Behar, Patrícia Alejandra
author_facet Behar, Patrícia Alejandra
Schneider, Daisy
author_role author
author2 Schneider, Daisy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Schneider, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Competência
topic Ensino a distância
Competência
Pedagogical Models
Pedagogical Architectures
Competences
Distance Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical Models
Pedagogical Architectures
Competences
Distance Education
description Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-23T04:24:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220165
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-5962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048967
identifier_str_mv 0104-5962
001048967
url http://hdl.handle.net/10183/220165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 25, n. 59/2 (maio/ago. 2016), p. 504-524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/2/001048967.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/1/001048967.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9efa2b1bd3033462ad06d1b1782db7ae
40196f21cc1c556be40be677cca12a9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447739208564736