Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220165 |
Resumo: | Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências. |
id |
UFRGS-2_d4b3333c324f77bfa43d11d63d09f006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220165 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Behar, Patrícia AlejandraSchneider, Daisy2021-04-23T04:24:35Z20160104-5962http://hdl.handle.net/10183/220165001048967Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências.This article deals with pedagogical models and their constituent elements, highlighting pedagogical architecture in the context of distance education. In addition to that, we herein describe the competences required for teaching in such a context. Based on these concepts, we present a case study about the development and validation of a proposal for a pedagogical model based on competencies aimed at teachers and tutors in distance education, called MP-CompEAD. Finally, we expose the results, showing their possible contributions to the competence-building process.application/pdfporRevista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 25, n. 59/2 (maio/ago. 2016), p. 504-524Ensino a distânciaCompetênciaPedagogical ModelsPedagogical ArchitecturesCompetencesDistance EducationModelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEADPedagogical models and competences in distance education: building the MP-CompEADinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001048967.pdf.txt001048967.pdf.txtExtracted Texttext/plain47125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/2/001048967.pdf.txt9efa2b1bd3033462ad06d1b1782db7aeMD52ORIGINAL001048967.pdfTexto completoapplication/pdf672478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/1/001048967.pdf40196f21cc1c556be40be677cca12a9bMD5110183/2201652021-12-06 05:33:32.517265oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical models and competences in distance education: building the MP-CompEAD |
title |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD |
spellingShingle |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD Behar, Patrícia Alejandra Ensino a distância Competência Pedagogical Models Pedagogical Architectures Competences Distance Education |
title_short |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD |
title_full |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD |
title_fullStr |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD |
title_full_unstemmed |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD |
title_sort |
Modelos pedagógicos e competências em educação a distância : a construção do MP-CompEAD |
author |
Behar, Patrícia Alejandra |
author_facet |
Behar, Patrícia Alejandra Schneider, Daisy |
author_role |
author |
author2 |
Schneider, Daisy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra Schneider, Daisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Competência |
topic |
Ensino a distância Competência Pedagogical Models Pedagogical Architectures Competences Distance Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical Models Pedagogical Architectures Competences Distance Education |
description |
Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-23T04:24:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220165 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-5962 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048967 |
identifier_str_mv |
0104-5962 001048967 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 25, n. 59/2 (maio/ago. 2016), p. 504-524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/2/001048967.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220165/1/001048967.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9efa2b1bd3033462ad06d1b1782db7ae 40196f21cc1c556be40be677cca12a9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447739208564736 |