Mudanças na compra de vstuário : análise da redução da frequência de compra de peças de fast fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gentil, Mariah Caon
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158563
Resumo: O setor de vestuário é composto por diversos tipos de estabelecimentos. Um dos principais modelos atuantes nesse setor e que vem crescendo muito no mercado é o fast fashion. O grande crescimento da indústria de vestuário nos últimos anos tem trazido muitos desafios e mudanças relacionadas a todas as atividades e ao ambiente do setor. Por ser uma moda democrática que coloca ao alcance de todos o acesso as atuais tendências e por ter um preço muito barato, o consumo de fast fashion continua crescendo (POOKULANGARA; SHEPHARD, 2013). O fast fashion estimula o consumo excessivo, onde os indivíduos compram mais do que precisam. Esse consumo desenfreado gera impactos sociais e ambientais e, com isso, alguns consumidores estão frustrados com esse movimento. Assim, percebe-se que alguns consumidores podem acabar reduzindo a compra de peças de vestuário que sejam do segmento de fast fashion (POOKULANGARA; SHEPHARD, 2013). Diante deste cenário, o presente trabalho busca compreender os motivos que levam determinados grupos de consumidores a reduzirem a quantidade de compra de vestuários fast fashion. Essa compreensão se dará com base nos resultados obtidos através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa. A partir de entrevistas em profundidade realizadas com consumidoras que acreditam ter diminuído o consumo de peças de vestuário desse segmento, buscou-se entender as razões que as levaram a essa mudança e outros fatores que influenciaram em suas compras de vestuário.
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