Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Débora Silva de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Caroline Rossato, Lopes, Rita de Cassia Sobreira, Bandeira, Denise Ruschel, Piccinini, Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149221
Resumo: Foi investigado o impacto emocional da gestação materna para primogênitos pré-escolares avaliados pelo Teste das Fábulas, comparando-os a filhos únicos. Participaram do estudo 46 crianças, entre dois e seis anos (21 filhos únicos e 25 primogênitos cujas mães estavam no terceiro trimestre gestacional), de níveis socioeconômicos variados e residentes na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento foi aplicado individualmente, e os dados foram analisados a partir do sistema de categorização proposto pelas autoras do teste. Os resultados apontaram que filhos de mães grávidas demonstram maior frequência de fantasias de privação, rejeição e abandono, defesas e expressões de sentimentos. Apresentam também maior mobilização frente às separações em relação à mãe, buscando outras figuras de apoio. O Teste das Fábulas possibilitou a expressão do inconsciente, viabilizando a escuta do complexo processo de tornar-se irmão, que se inicia antes mesmo do nascimento do primeiro irmão.
id UFRGS-2_d5a6dc0b4b26984296348a996bbf2a77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149221
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Débora Silva dePereira, Caroline RossatoLopes, Rita de Cassia SobreiraBandeira, Denise RuschelPiccinini, Cesar Augusto2016-10-26T02:19:24Z20150100-8692http://hdl.handle.net/10183/149221001005137Foi investigado o impacto emocional da gestação materna para primogênitos pré-escolares avaliados pelo Teste das Fábulas, comparando-os a filhos únicos. Participaram do estudo 46 crianças, entre dois e seis anos (21 filhos únicos e 25 primogênitos cujas mães estavam no terceiro trimestre gestacional), de níveis socioeconômicos variados e residentes na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento foi aplicado individualmente, e os dados foram analisados a partir do sistema de categorização proposto pelas autoras do teste. Os resultados apontaram que filhos de mães grávidas demonstram maior frequência de fantasias de privação, rejeição e abandono, defesas e expressões de sentimentos. Apresentam também maior mobilização frente às separações em relação à mãe, buscando outras figuras de apoio. O Teste das Fábulas possibilitou a expressão do inconsciente, viabilizando a escuta do complexo processo de tornar-se irmão, que se inicia antes mesmo do nascimento do primeiro irmão.The present study investigated emotional impact of maternal pregnancy on preschool firstborns assessed by Fables Test and compared with only children. Forty-six children between two to and six years participated of this study (21 only children and 25 firstborns whose mothers were in the third trimester of pregnancy), of varying socioeconomic levels and residents at Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The instrument was applied individually and data were analyzed based on categorization system proposed by the authors of the test. Results revealed that children whose mothers were pregnant demonstrated more fantasies of deprivation, rejection and abandonment, defenses and expressions of feelings. They also presented more mobilization when dealing with separations from their mothers, searching for other support figures. The Fables Test facilitated unconscious expression, enabling to access the complex process of becoming a sibling, which begins even before the birth of first sibling.Se investigó el impacto emocional de la gestación materna al primogénitos preescolar, evaluados por el Test de las Fábulas, comparándolos con los hijos únicos. Participaron 46 niños, entre dos y seis años (21 únicos y 25 primogénitos cuyas madres estaban en el tercer trimestre de gestación), de distintos niveles socioeconómicos y residentes en el región metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. El instrumento se aplicó individualmente, y los datos fueron analizados desde el sistema de clasificación propuesto por los autores del test. Los resultados muestran que los hijos de las madres embarazadas mostran una mayor frecuencia fantasías de privación, rechazo y abandono, defensas y expresiones de sentimientos. También muestran una mayor movilización delante de la separación en relación a la madre, en busca de otras figuras de apoyo. El Test de las Fábulas facilitó la expresión inconsciente, permitiendo la escucha del complejo proceso de convertirse en un hermano, que comienza incluso antes del nacimiento del primer hermano.application/pdfporArquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 67, n.3 ( jan. 2015), p. 94-111.EmoçõesGravidezTeste das fabulasOrdem de nascimento : PsicologiaCrianças em idade pré-escolarPreschool childrenPregnancyProjective techniquesPreescolaresGestaciónTécnicas proyectivasImpacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolarThe emotional impact of maternal pregnancy on preschool firstborns Impacto emocional de la gestación materna al primogénitos en edad preescolar info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005137.pdf001005137.pdfTexto completoapplication/pdf316678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149221/1/001005137.pdf65f92c4fb5f79e3e65a7110cf657c443MD51TEXT001005137.pdf.txt001005137.pdf.txtExtracted Texttext/plain57568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149221/2/001005137.pdf.txt2822716024945e51fff3df5451e1c8ccMD52THUMBNAIL001005137.pdf.jpg001005137.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149221/3/001005137.pdf.jpga58b5141b549300b3cec100dcce6bdd8MD5310183/1492212018-10-29 09:16:02.619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149221Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The emotional impact of maternal pregnancy on preschool firstborns
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Impacto emocional de la gestación materna al primogénitos en edad preescolar
title Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
spellingShingle Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
Oliveira, Débora Silva de
Emoções
Gravidez
Teste das fabulas
Ordem de nascimento : Psicologia
Crianças em idade pré-escolar
Preschool children
Pregnancy
Projective techniques
Preescolares
Gestación
Técnicas proyectivas
title_short Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
title_full Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
title_fullStr Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
title_sort Impacto emocional da gestação materna para primogênitos em idade pré-escolar
author Oliveira, Débora Silva de
author_facet Oliveira, Débora Silva de
Pereira, Caroline Rossato
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Bandeira, Denise Ruschel
Piccinini, Cesar Augusto
author_role author
author2 Pereira, Caroline Rossato
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Bandeira, Denise Ruschel
Piccinini, Cesar Augusto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Débora Silva de
Pereira, Caroline Rossato
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Bandeira, Denise Ruschel
Piccinini, Cesar Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Gravidez
Teste das fabulas
Ordem de nascimento : Psicologia
Crianças em idade pré-escolar
topic Emoções
Gravidez
Teste das fabulas
Ordem de nascimento : Psicologia
Crianças em idade pré-escolar
Preschool children
Pregnancy
Projective techniques
Preescolares
Gestación
Técnicas proyectivas
dc.subject.eng.fl_str_mv Preschool children
Pregnancy
Projective techniques
dc.subject.spa.fl_str_mv Preescolares
Gestación
Técnicas proyectivas
description Foi investigado o impacto emocional da gestação materna para primogênitos pré-escolares avaliados pelo Teste das Fábulas, comparando-os a filhos únicos. Participaram do estudo 46 crianças, entre dois e seis anos (21 filhos únicos e 25 primogênitos cujas mães estavam no terceiro trimestre gestacional), de níveis socioeconômicos variados e residentes na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento foi aplicado individualmente, e os dados foram analisados a partir do sistema de categorização proposto pelas autoras do teste. Os resultados apontaram que filhos de mães grávidas demonstram maior frequência de fantasias de privação, rejeição e abandono, defesas e expressões de sentimentos. Apresentam também maior mobilização frente às separações em relação à mãe, buscando outras figuras de apoio. O Teste das Fábulas possibilitou a expressão do inconsciente, viabilizando a escuta do complexo processo de tornar-se irmão, que se inicia antes mesmo do nascimento do primeiro irmão.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-26T02:19:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149221
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-8692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005137
identifier_str_mv 0100-8692
001005137
url http://hdl.handle.net/10183/149221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 67, n.3 ( jan. 2015), p. 94-111.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149221/1/001005137.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149221/2/001005137.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149221/3/001005137.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65f92c4fb5f79e3e65a7110cf657c443
2822716024945e51fff3df5451e1c8cc
a58b5141b549300b3cec100dcce6bdd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447624113717248