O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritzel, Eduarda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Cristiano Bedin da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222255
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se.
id UFRGS-2_d5ca8dd4ac444c8b689a4767b2f5827b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222255
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ritzel, EduardaCosta, Cristiano Bedin da2021-06-16T04:36:45Z20191983-7348http://hdl.handle.net/10183/222255001126591Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se.This work aimsto analyze the subject in contemporaryeducationbased onobservations and experiences lived in mandatory teachingpracticesI and II of a Social Science major. Through anartistic didactic and being based on the concept of monsters, besides the writing, wequestionwhat the human being is, assuming thatthe subject is a social construction. Therefore, we create aheterotopia: a small village of education monsters,producedby college, high,and elementary school students, whichintendsto create fissuresin fixed identities, imagining other spaces where other identities move.application/pdfporRevista digital do LAV. Santa Maria, UFSM. Vol. 12, n.3 (set./dez. 2019), p. 35-56EscritaFormação de professoresSujeitoMonstersWritingSubjectEducationO que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formaçãoWhat the monsters write & other considerations by a teacher in formation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126591.pdf.txt001126591.pdf.txtExtracted Texttext/plain49149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/2/001126591.pdf.txt41f289e08a3000c70caf8ef75b65da40MD52ORIGINAL001126591.pdfTexto completoapplication/pdf550106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/1/001126591.pdf9e603c132c4fae854d25b7845f9f9d8fMD5110183/2222552021-06-26 04:41:53.423477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222255Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What the monsters write & other considerations by a teacher in formation
title O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
spellingShingle O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
Ritzel, Eduarda
Escrita
Formação de professores
Sujeito
Monsters
Writing
Subject
Education
title_short O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
title_full O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
title_fullStr O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
title_full_unstemmed O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
title_sort O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
author Ritzel, Eduarda
author_facet Ritzel, Eduarda
Costa, Cristiano Bedin da
author_role author
author2 Costa, Cristiano Bedin da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ritzel, Eduarda
Costa, Cristiano Bedin da
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Formação de professores
Sujeito
topic Escrita
Formação de professores
Sujeito
Monsters
Writing
Subject
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Monsters
Writing
Subject
Education
description Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:36:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222255
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-7348
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126591
identifier_str_mv 1983-7348
001126591
url http://hdl.handle.net/10183/222255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista digital do LAV. Santa Maria, UFSM. Vol. 12, n.3 (set./dez. 2019), p. 35-56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/2/001126591.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/1/001126591.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41f289e08a3000c70caf8ef75b65da40
9e603c132c4fae854d25b7845f9f9d8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020749381632