O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222255 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se. |
id |
UFRGS-2_d5ca8dd4ac444c8b689a4767b2f5827b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222255 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ritzel, EduardaCosta, Cristiano Bedin da2021-06-16T04:36:45Z20191983-7348http://hdl.handle.net/10183/222255001126591Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se.This work aimsto analyze the subject in contemporaryeducationbased onobservations and experiences lived in mandatory teachingpracticesI and II of a Social Science major. Through anartistic didactic and being based on the concept of monsters, besides the writing, wequestionwhat the human being is, assuming thatthe subject is a social construction. Therefore, we create aheterotopia: a small village of education monsters,producedby college, high,and elementary school students, whichintendsto create fissuresin fixed identities, imagining other spaces where other identities move.application/pdfporRevista digital do LAV. Santa Maria, UFSM. Vol. 12, n.3 (set./dez. 2019), p. 35-56EscritaFormação de professoresSujeitoMonstersWritingSubjectEducationO que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formaçãoWhat the monsters write & other considerations by a teacher in formation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126591.pdf.txt001126591.pdf.txtExtracted Texttext/plain49149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/2/001126591.pdf.txt41f289e08a3000c70caf8ef75b65da40MD52ORIGINAL001126591.pdfTexto completoapplication/pdf550106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/1/001126591.pdf9e603c132c4fae854d25b7845f9f9d8fMD5110183/2222552021-06-26 04:41:53.423477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222255Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What the monsters write & other considerations by a teacher in formation |
title |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação |
spellingShingle |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação Ritzel, Eduarda Escrita Formação de professores Sujeito Monsters Writing Subject Education |
title_short |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação |
title_full |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação |
title_fullStr |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação |
title_full_unstemmed |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação |
title_sort |
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação |
author |
Ritzel, Eduarda |
author_facet |
Ritzel, Eduarda Costa, Cristiano Bedin da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cristiano Bedin da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ritzel, Eduarda Costa, Cristiano Bedin da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Formação de professores Sujeito |
topic |
Escrita Formação de professores Sujeito Monsters Writing Subject Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Monsters Writing Subject Education |
description |
Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma didática artista e a partir do conceito de monstros, além da escrita, questiona-se o que é o ser humano, partindo do pressuposto de que o sujeito é uma construção social. Cria-se, portanto, uma heterotopia: um pequeno vilarejo de monstros da educação, produzidos por alunos e alunas de ensino superior, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Fundamental, que pretende criar rachaduras nas identidades fixas e, com isso, imaginam-se outros espaços, nos quais identidades outras movimentam-se. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-16T04:36:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222255 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-7348 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126591 |
identifier_str_mv |
1983-7348 001126591 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista digital do LAV. Santa Maria, UFSM. Vol. 12, n.3 (set./dez. 2019), p. 35-56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/2/001126591.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222255/1/001126591.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41f289e08a3000c70caf8ef75b65da40 9e603c132c4fae854d25b7845f9f9d8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225020749381632 |