Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Teresinha Gil de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206707
Resumo: Este estudo trata, na primeira parte, de reflexões sobre práticas matemáticas desenvolvidas em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Porto Alegre durante meu Estágio de Docência no ano de 2019. A partir das reflexões, indico dois aspectos para direcionar um estudo bibliográfico: 1) integração das práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de linguagem oral; 2) incorporação de conhecimentos socioculturais dos estudantes nas práticas matemáticas, centralmente nos problemas matemáticos escolares. Na segunda parte deste trabalho, apresento o estudo bibliográfico realizado com o objetivo de construir um conjunto de princípios educativos imprescindíveis para desenvolver uma docência que: 1) articule práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de oralidade, e 2) incorpore e tenha como centro os conhecimentos socioculturais dos estudantes que se escolarizam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os princípios educativos construídos e explicados foram: 1) Priorizar atividades pedagógicas com espaços para diversas linguagens; 2) Planejar atividades focadas em diferentes gêneros textuais e 3) Considerar atividades pedagógicas com características de interdisciplinaridade, nas quais os estudantes tragam seus conhecimentos adquiridos nas diversas vivências sociais.
id UFRGS-2_d5cffa059a4c63fe3ae53a59e5c8e23b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206707
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Carla Teresinha Gil deOliveira, Helena Dória Lucas de2020-03-12T04:14:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/206707001113581Este estudo trata, na primeira parte, de reflexões sobre práticas matemáticas desenvolvidas em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Porto Alegre durante meu Estágio de Docência no ano de 2019. A partir das reflexões, indico dois aspectos para direcionar um estudo bibliográfico: 1) integração das práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de linguagem oral; 2) incorporação de conhecimentos socioculturais dos estudantes nas práticas matemáticas, centralmente nos problemas matemáticos escolares. Na segunda parte deste trabalho, apresento o estudo bibliográfico realizado com o objetivo de construir um conjunto de princípios educativos imprescindíveis para desenvolver uma docência que: 1) articule práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de oralidade, e 2) incorpore e tenha como centro os conhecimentos socioculturais dos estudantes que se escolarizam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os princípios educativos construídos e explicados foram: 1) Priorizar atividades pedagógicas com espaços para diversas linguagens; 2) Planejar atividades focadas em diferentes gêneros textuais e 3) Considerar atividades pedagógicas com características de interdisciplinaridade, nas quais os estudantes tragam seus conhecimentos adquiridos nas diversas vivências sociais.application/pdfporLinguagemEducação MatemáticaEducação de jovens e adultosArticulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113581.pdf.txt001113581.pdf.txtExtracted Texttext/plain83543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/2/001113581.pdf.txt8d1afc4c1c87f117512ce9b05870c48fMD52ORIGINAL001113581.pdfTexto completoapplication/pdf1440250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/1/001113581.pdf9b1ed8285dfcdc560eb4b0223959531eMD5110183/2067072020-03-13 04:16:48.418111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
title Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
spellingShingle Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
Oliveira, Carla Teresinha Gil de
Linguagem
Educação Matemática
Educação de jovens e adultos
title_short Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
title_full Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
title_fullStr Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
title_full_unstemmed Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
title_sort Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
author Oliveira, Carla Teresinha Gil de
author_facet Oliveira, Carla Teresinha Gil de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Teresinha Gil de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Educação Matemática
Educação de jovens e adultos
topic Linguagem
Educação Matemática
Educação de jovens e adultos
description Este estudo trata, na primeira parte, de reflexões sobre práticas matemáticas desenvolvidas em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Porto Alegre durante meu Estágio de Docência no ano de 2019. A partir das reflexões, indico dois aspectos para direcionar um estudo bibliográfico: 1) integração das práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de linguagem oral; 2) incorporação de conhecimentos socioculturais dos estudantes nas práticas matemáticas, centralmente nos problemas matemáticos escolares. Na segunda parte deste trabalho, apresento o estudo bibliográfico realizado com o objetivo de construir um conjunto de princípios educativos imprescindíveis para desenvolver uma docência que: 1) articule práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de oralidade, e 2) incorpore e tenha como centro os conhecimentos socioculturais dos estudantes que se escolarizam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os princípios educativos construídos e explicados foram: 1) Priorizar atividades pedagógicas com espaços para diversas linguagens; 2) Planejar atividades focadas em diferentes gêneros textuais e 3) Considerar atividades pedagógicas com características de interdisciplinaridade, nas quais os estudantes tragam seus conhecimentos adquiridos nas diversas vivências sociais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T04:14:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206707
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113581
url http://hdl.handle.net/10183/206707
identifier_str_mv 001113581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/2/001113581.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/1/001113581.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d1afc4c1c87f117512ce9b05870c48f
9b1ed8285dfcdc560eb4b0223959531e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224594502189056