Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206707 |
Resumo: | Este estudo trata, na primeira parte, de reflexões sobre práticas matemáticas desenvolvidas em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Porto Alegre durante meu Estágio de Docência no ano de 2019. A partir das reflexões, indico dois aspectos para direcionar um estudo bibliográfico: 1) integração das práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de linguagem oral; 2) incorporação de conhecimentos socioculturais dos estudantes nas práticas matemáticas, centralmente nos problemas matemáticos escolares. Na segunda parte deste trabalho, apresento o estudo bibliográfico realizado com o objetivo de construir um conjunto de princípios educativos imprescindíveis para desenvolver uma docência que: 1) articule práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de oralidade, e 2) incorpore e tenha como centro os conhecimentos socioculturais dos estudantes que se escolarizam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os princípios educativos construídos e explicados foram: 1) Priorizar atividades pedagógicas com espaços para diversas linguagens; 2) Planejar atividades focadas em diferentes gêneros textuais e 3) Considerar atividades pedagógicas com características de interdisciplinaridade, nas quais os estudantes tragam seus conhecimentos adquiridos nas diversas vivências sociais. |
id |
UFRGS-2_d5cffa059a4c63fe3ae53a59e5c8e23b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206707 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Carla Teresinha Gil deOliveira, Helena Dória Lucas de2020-03-12T04:14:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/206707001113581Este estudo trata, na primeira parte, de reflexões sobre práticas matemáticas desenvolvidas em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Porto Alegre durante meu Estágio de Docência no ano de 2019. A partir das reflexões, indico dois aspectos para direcionar um estudo bibliográfico: 1) integração das práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de linguagem oral; 2) incorporação de conhecimentos socioculturais dos estudantes nas práticas matemáticas, centralmente nos problemas matemáticos escolares. Na segunda parte deste trabalho, apresento o estudo bibliográfico realizado com o objetivo de construir um conjunto de princípios educativos imprescindíveis para desenvolver uma docência que: 1) articule práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de oralidade, e 2) incorpore e tenha como centro os conhecimentos socioculturais dos estudantes que se escolarizam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os princípios educativos construídos e explicados foram: 1) Priorizar atividades pedagógicas com espaços para diversas linguagens; 2) Planejar atividades focadas em diferentes gêneros textuais e 3) Considerar atividades pedagógicas com características de interdisciplinaridade, nas quais os estudantes tragam seus conhecimentos adquiridos nas diversas vivências sociais.application/pdfporLinguagemEducação MatemáticaEducação de jovens e adultosArticulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113581.pdf.txt001113581.pdf.txtExtracted Texttext/plain83543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/2/001113581.pdf.txt8d1afc4c1c87f117512ce9b05870c48fMD52ORIGINAL001113581.pdfTexto completoapplication/pdf1440250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/1/001113581.pdf9b1ed8285dfcdc560eb4b0223959531eMD5110183/2067072020-03-13 04:16:48.418111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA |
title |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA |
spellingShingle |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA Oliveira, Carla Teresinha Gil de Linguagem Educação Matemática Educação de jovens e adultos |
title_short |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA |
title_full |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA |
title_fullStr |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA |
title_full_unstemmed |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA |
title_sort |
Articulando conhecimentos socioculturais, matemática e linguagem na EJA |
author |
Oliveira, Carla Teresinha Gil de |
author_facet |
Oliveira, Carla Teresinha Gil de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carla Teresinha Gil de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Educação Matemática Educação de jovens e adultos |
topic |
Linguagem Educação Matemática Educação de jovens e adultos |
description |
Este estudo trata, na primeira parte, de reflexões sobre práticas matemáticas desenvolvidas em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Porto Alegre durante meu Estágio de Docência no ano de 2019. A partir das reflexões, indico dois aspectos para direcionar um estudo bibliográfico: 1) integração das práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de linguagem oral; 2) incorporação de conhecimentos socioculturais dos estudantes nas práticas matemáticas, centralmente nos problemas matemáticos escolares. Na segunda parte deste trabalho, apresento o estudo bibliográfico realizado com o objetivo de construir um conjunto de princípios educativos imprescindíveis para desenvolver uma docência que: 1) articule práticas matemáticas com práticas de leitura, de escrita e de oralidade, e 2) incorpore e tenha como centro os conhecimentos socioculturais dos estudantes que se escolarizam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os princípios educativos construídos e explicados foram: 1) Priorizar atividades pedagógicas com espaços para diversas linguagens; 2) Planejar atividades focadas em diferentes gêneros textuais e 3) Considerar atividades pedagógicas com características de interdisciplinaridade, nas quais os estudantes tragam seus conhecimentos adquiridos nas diversas vivências sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:14:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206707 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113581 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206707 |
identifier_str_mv |
001113581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/2/001113581.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206707/1/001113581.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d1afc4c1c87f117512ce9b05870c48f 9b1ed8285dfcdc560eb4b0223959531e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224594502189056 |