Modelagem numérica de diferentes situações de acoplamento para um sistema empurrador-barcaça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, André de Ávila
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27540
Resumo: O tema proposto neste trabalho está inserido em um campo, o qual vem ganhando importância no Brasil nos últimos anos, que é a Área Naval. De acordo com a motivação apresentada, o objetivo é avaliar o desempenho estrutural de diferentes conceitos de acoplamento – o sistema articulado e o sistema integrado – entre duas embarcações, representadas pelo empurrador Trevo I e pela barcaça Aliança II, ambas pertencentes à empresa Aliança Navegação e Logística Ltda. As embarcações navegam na Bacia do Sudeste operando no transporte de carvão entre Charqueadas e o Pólo Petroquímico em Triunfo. Para isso, propõe-se criar modelos em elementos finitos do empurrador e da barcaça, com um grau de detalhe maior na região onde ocorre o acoplamento entre ambas as embarcações. Em seguida, calibram-se os mesmos, é apresentada uma metodologia de estudo a ser aplicada aos modelos, e, por último, comparam-se os resultados entre as duas alternativas em relação ao nível de tensões. A modelagem numérica chegou à melhor proposta para o sistema de acoplamento.
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