Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95954 |
Resumo: | No Brasil foi promulgada a lei n.º 9394/96 - Nova Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB - BRASIL, 1996), determinando que deve haver atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. As novas tecnologias podem facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, neste caso um Deficiente Visual, em diferentes ambientes sociais. Partindo de uma pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso, com a aplicação da técnica de observação e uma abordagem qualitativa, esta monografia teve como objetivo pesquisar e apresentar a aplicação e importância do software Mecdaisy para a inclusão de crianças deficientes visuais. Durante a pesquisa serão analisados alguns softwares e dentre eles, escolhido o Mecdaisy para aplicar com uma criança deficiente visual matriculada numa escola da rede pública de Caxias do Sul. O Mecdaisy é um software de leitura de livros, assim a aluna terá a oportunidade de escutar livros de literatura infantil. |
id |
UFRGS-2_d60cf7915c6c44272f5a7f853e60762c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95954 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, DanielaAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2014-06-03T02:03:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95954000912660No Brasil foi promulgada a lei n.º 9394/96 - Nova Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB - BRASIL, 1996), determinando que deve haver atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. As novas tecnologias podem facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, neste caso um Deficiente Visual, em diferentes ambientes sociais. Partindo de uma pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso, com a aplicação da técnica de observação e uma abordagem qualitativa, esta monografia teve como objetivo pesquisar e apresentar a aplicação e importância do software Mecdaisy para a inclusão de crianças deficientes visuais. Durante a pesquisa serão analisados alguns softwares e dentre eles, escolhido o Mecdaisy para aplicar com uma criança deficiente visual matriculada numa escola da rede pública de Caxias do Sul. O Mecdaisy é um software de leitura de livros, assim a aluna terá a oportunidade de escutar livros de literatura infantil.In Brazil was enacted a law n.º 9394/96 - New Law of Guidelines and Bases National (LDB - BRAZIL, 1996), determining that should be free skilled educational treatment for the students with deficiency, rather at the regular education network. The new technologies can facilitate the access of the people with special needs, in this case, visual deficient, in different social environments. Starting by a exploratory research, having as procedure the case history, with the application of the technique of observation and a qualitative approach, this monograph had as objective to research and to present the application and importance of the software Mecdaisy for the inclusion of visual deficient children. During the research will be analyzed some softwares and among them, chosen the Mecdaisy to apply in a visual deficient child enrolled in a public school from Caxias do Sul. The Mecdaisy is a software of reading books, so the student will have the opportunity to listen to books of children's literature.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Inclusão escolarSchool inclusionComputers in educationVisual impairmentAssistive technologyInclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912660.pdf000912660.pdfTexto completoapplication/pdf154456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/1/000912660.pdf052ae8c50992f8302b868f916563e61bMD51TEXT000912660.pdf.txt000912660.pdf.txtExtracted Texttext/plain54699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/2/000912660.pdf.txt87bc5475b247da3cc747528bffb895b2MD52THUMBNAIL000912660.pdf.jpg000912660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/3/000912660.pdf.jpgb0b68db95cefa66f85cf47da893be1a0MD5310183/959542018-10-15 09:18:29.707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:18:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) |
title |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) |
spellingShingle |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) Moraes, Daniela Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Inclusão escolar School inclusion Computers in education Visual impairment Assistive technology |
title_short |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) |
title_full |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) |
title_fullStr |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) |
title_sort |
Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) |
author |
Moraes, Daniela |
author_facet |
Moraes, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Daniela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
contributor_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Inclusão escolar |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Inclusão escolar School inclusion Computers in education Visual impairment Assistive technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School inclusion Computers in education Visual impairment Assistive technology |
description |
No Brasil foi promulgada a lei n.º 9394/96 - Nova Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB - BRASIL, 1996), determinando que deve haver atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. As novas tecnologias podem facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, neste caso um Deficiente Visual, em diferentes ambientes sociais. Partindo de uma pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso, com a aplicação da técnica de observação e uma abordagem qualitativa, esta monografia teve como objetivo pesquisar e apresentar a aplicação e importância do software Mecdaisy para a inclusão de crianças deficientes visuais. Durante a pesquisa serão analisados alguns softwares e dentre eles, escolhido o Mecdaisy para aplicar com uma criança deficiente visual matriculada numa escola da rede pública de Caxias do Sul. O Mecdaisy é um software de leitura de livros, assim a aluna terá a oportunidade de escutar livros de literatura infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912660 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95954 |
identifier_str_mv |
000912660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/1/000912660.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/2/000912660.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/3/000912660.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
052ae8c50992f8302b868f916563e61b 87bc5475b247da3cc747528bffb895b2 b0b68db95cefa66f85cf47da893be1a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127202988032 |