Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Daniela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95954
Resumo: No Brasil foi promulgada a lei n.º 9394/96 - Nova Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB - BRASIL, 1996), determinando que deve haver atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. As novas tecnologias podem facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, neste caso um Deficiente Visual, em diferentes ambientes sociais. Partindo de uma pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso, com a aplicação da técnica de observação e uma abordagem qualitativa, esta monografia teve como objetivo pesquisar e apresentar a aplicação e importância do software Mecdaisy para a inclusão de crianças deficientes visuais. Durante a pesquisa serão analisados alguns softwares e dentre eles, escolhido o Mecdaisy para aplicar com uma criança deficiente visual matriculada numa escola da rede pública de Caxias do Sul. O Mecdaisy é um software de leitura de livros, assim a aluna terá a oportunidade de escutar livros de literatura infantil.
id UFRGS-2_d60cf7915c6c44272f5a7f853e60762c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95954
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, DanielaAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2014-06-03T02:03:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95954000912660No Brasil foi promulgada a lei n.º 9394/96 - Nova Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB - BRASIL, 1996), determinando que deve haver atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. As novas tecnologias podem facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, neste caso um Deficiente Visual, em diferentes ambientes sociais. Partindo de uma pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso, com a aplicação da técnica de observação e uma abordagem qualitativa, esta monografia teve como objetivo pesquisar e apresentar a aplicação e importância do software Mecdaisy para a inclusão de crianças deficientes visuais. Durante a pesquisa serão analisados alguns softwares e dentre eles, escolhido o Mecdaisy para aplicar com uma criança deficiente visual matriculada numa escola da rede pública de Caxias do Sul. O Mecdaisy é um software de leitura de livros, assim a aluna terá a oportunidade de escutar livros de literatura infantil.In Brazil was enacted a law n.º 9394/96 - New Law of Guidelines and Bases National (LDB - BRAZIL, 1996), determining that should be free skilled educational treatment for the students with deficiency, rather at the regular education network. The new technologies can facilitate the access of the people with special needs, in this case, visual deficient, in different social environments. Starting by a exploratory research, having as procedure the case history, with the application of the technique of observation and a qualitative approach, this monograph had as objective to research and to present the application and importance of the software Mecdaisy for the inclusion of visual deficient children. During the research will be analyzed some softwares and among them, chosen the Mecdaisy to apply in a visual deficient child enrolled in a public school from Caxias do Sul. The Mecdaisy is a software of reading books, so the student will have the opportunity to listen to books of children's literature.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Inclusão escolarSchool inclusionComputers in educationVisual impairmentAssistive technologyInclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912660.pdf000912660.pdfTexto completoapplication/pdf154456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/1/000912660.pdf052ae8c50992f8302b868f916563e61bMD51TEXT000912660.pdf.txt000912660.pdf.txtExtracted Texttext/plain54699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/2/000912660.pdf.txt87bc5475b247da3cc747528bffb895b2MD52THUMBNAIL000912660.pdf.jpg000912660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/3/000912660.pdf.jpgb0b68db95cefa66f85cf47da893be1a0MD5310183/959542018-10-15 09:18:29.707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:18:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
title Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
spellingShingle Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Moraes, Daniela
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inclusão escolar
School inclusion
Computers in education
Visual impairment
Assistive technology
title_short Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
title_full Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
title_fullStr Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
title_full_unstemmed Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
title_sort Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
author Moraes, Daniela
author_facet Moraes, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Daniela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
contributor_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inclusão escolar
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inclusão escolar
School inclusion
Computers in education
Visual impairment
Assistive technology
dc.subject.eng.fl_str_mv School inclusion
Computers in education
Visual impairment
Assistive technology
description No Brasil foi promulgada a lei n.º 9394/96 - Nova Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB - BRASIL, 1996), determinando que deve haver atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. As novas tecnologias podem facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, neste caso um Deficiente Visual, em diferentes ambientes sociais. Partindo de uma pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso, com a aplicação da técnica de observação e uma abordagem qualitativa, esta monografia teve como objetivo pesquisar e apresentar a aplicação e importância do software Mecdaisy para a inclusão de crianças deficientes visuais. Durante a pesquisa serão analisados alguns softwares e dentre eles, escolhido o Mecdaisy para aplicar com uma criança deficiente visual matriculada numa escola da rede pública de Caxias do Sul. O Mecdaisy é um software de leitura de livros, assim a aluna terá a oportunidade de escutar livros de literatura infantil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912660
url http://hdl.handle.net/10183/95954
identifier_str_mv 000912660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/1/000912660.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/2/000912660.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95954/3/000912660.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 052ae8c50992f8302b868f916563e61b
87bc5475b247da3cc747528bffb895b2
b0b68db95cefa66f85cf47da893be1a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127202988032