Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vicente de Araújo Meirelles
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97103
Resumo: Este trabalho foi realizado com o intuito de gerar conhecimento sobre a prática do gerenciamento por categoria (GC) através implantação desta ferramenta no ambiente farmacêutico, realizada pela empresa ALFA, para a categoria de nutrição infantil. Como uma das praticas do ECR (resposta eficiente ao consumidor) o GC surgiu na década de 90 representando um esforço conjunto entre fornecedor e varejo para identificar oportunidades de melhores práticas em resposta ao movimento de intensificação da concorrência e de elevação dos padrões de competitividade no mercado. Na primeira etapa do trabalho, faz-se uma análise sobre a diferença entre os resultados auferidos antes e após a implantação realizada em todas as farmácias da rede. Lembrando que, para análise deste trabalho, foram utilizados números fornecidos pela empresa ALFA e pela rede parceira. Na segunda etapa, o trabalho apresenta uma análise sobre a diferença entre mix de produtos, sortimento e planograma em uma amostra de oito unidades selecionadas. Os resultados obtidos apontaram um aumento superior a 50% quando comparado a uma rede de mesmo tamanho e no mesmo período da implantação. Além do aumento no número de vendas, foram identificadas inúmeras melhorias na experiência de compra no ponto de venda pelo shopper.
id UFRGS-2_d61f7555227f8ea0df2b7489e75c378e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97103
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Vicente de Araújo MeirellesLuce, Fernando Bins2014-07-02T02:06:45Z2013http://hdl.handle.net/10183/97103000919667Este trabalho foi realizado com o intuito de gerar conhecimento sobre a prática do gerenciamento por categoria (GC) através implantação desta ferramenta no ambiente farmacêutico, realizada pela empresa ALFA, para a categoria de nutrição infantil. Como uma das praticas do ECR (resposta eficiente ao consumidor) o GC surgiu na década de 90 representando um esforço conjunto entre fornecedor e varejo para identificar oportunidades de melhores práticas em resposta ao movimento de intensificação da concorrência e de elevação dos padrões de competitividade no mercado. Na primeira etapa do trabalho, faz-se uma análise sobre a diferença entre os resultados auferidos antes e após a implantação realizada em todas as farmácias da rede. Lembrando que, para análise deste trabalho, foram utilizados números fornecidos pela empresa ALFA e pela rede parceira. Na segunda etapa, o trabalho apresenta uma análise sobre a diferença entre mix de produtos, sortimento e planograma em uma amostra de oito unidades selecionadas. Os resultados obtidos apontaram um aumento superior a 50% quando comparado a uma rede de mesmo tamanho e no mesmo período da implantação. Além do aumento no número de vendas, foram identificadas inúmeras melhorias na experiência de compra no ponto de venda pelo shopper.This work was carried out in order to generate knowledge about the practice of category management (CM) through implementation of this tool in the pharmaceutical retailer environment, undertaken by ALFA, for the category of child nutrition. As one of the practices of ECR (Efficient Consumer Response), GC came in the 90 representing a joint effort between supplier and retail opportunities to identify best practices in response to movement of rising of market competition. In the first stage of labor, it is an analysis of the difference between the income earned before and after implantation performed in all network pharmacies. In the first stage, for the analysis of this work, we used figures provided by the company ALFA and the partner network. In the second stage, the work presents an analysis of the difference between product mix, assortment and planogram in a sample of eight units selected. Results showed a greater than 50% when compared to a network of the same size and the same period of implantation. In addition to the increase in sales, numerous improvements were identified in the shopping experience at the point of sale by the shopper.application/pdfporEstratégia de marketingCanais de marketingSegmentação de mercadoTrade marketingCategory managementPharmaceutical retailUm estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919667.pdf000919667.pdfTexto completoapplication/pdf1546235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97103/1/000919667.pdf06c24ef8eea4356af37bd6f3fb315110MD51TEXT000919667.pdf.txt000919667.pdf.txtExtracted Texttext/plain118974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97103/2/000919667.pdf.txtfa93755874f8c6f7727f02ab545e621bMD52THUMBNAIL000919667.pdf.jpg000919667.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97103/3/000919667.pdf.jpg67186b4673acba5529a492674cab0d15MD5310183/971032018-10-18 09:23:06.623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:23:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
title Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
spellingShingle Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
Leite, Vicente de Araújo Meirelles
Estratégia de marketing
Canais de marketing
Segmentação de mercado
Trade marketing
Category management
Pharmaceutical retail
title_short Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
title_full Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
title_fullStr Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
title_full_unstemmed Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
title_sort Um estudo sobre a implantação do gerenciamento por categorias na nutrição infantil
author Leite, Vicente de Araújo Meirelles
author_facet Leite, Vicente de Araújo Meirelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Vicente de Araújo Meirelles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de marketing
Canais de marketing
Segmentação de mercado
topic Estratégia de marketing
Canais de marketing
Segmentação de mercado
Trade marketing
Category management
Pharmaceutical retail
dc.subject.eng.fl_str_mv Trade marketing
Category management
Pharmaceutical retail
description Este trabalho foi realizado com o intuito de gerar conhecimento sobre a prática do gerenciamento por categoria (GC) através implantação desta ferramenta no ambiente farmacêutico, realizada pela empresa ALFA, para a categoria de nutrição infantil. Como uma das praticas do ECR (resposta eficiente ao consumidor) o GC surgiu na década de 90 representando um esforço conjunto entre fornecedor e varejo para identificar oportunidades de melhores práticas em resposta ao movimento de intensificação da concorrência e de elevação dos padrões de competitividade no mercado. Na primeira etapa do trabalho, faz-se uma análise sobre a diferença entre os resultados auferidos antes e após a implantação realizada em todas as farmácias da rede. Lembrando que, para análise deste trabalho, foram utilizados números fornecidos pela empresa ALFA e pela rede parceira. Na segunda etapa, o trabalho apresenta uma análise sobre a diferença entre mix de produtos, sortimento e planograma em uma amostra de oito unidades selecionadas. Os resultados obtidos apontaram um aumento superior a 50% quando comparado a uma rede de mesmo tamanho e no mesmo período da implantação. Além do aumento no número de vendas, foram identificadas inúmeras melhorias na experiência de compra no ponto de venda pelo shopper.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-02T02:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97103
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919667
url http://hdl.handle.net/10183/97103
identifier_str_mv 000919667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97103/1/000919667.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97103/2/000919667.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97103/3/000919667.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06c24ef8eea4356af37bd6f3fb315110
fa93755874f8c6f7727f02ab545e621b
67186b4673acba5529a492674cab0d15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467929628672