Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219072 |
Resumo: | O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Neste trabalho objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCN e o ensino deste conteúdo possibilitou o desenvolvimento de um educando capaz de ler e interpretar informações e conceitos estatísticos. |
id |
UFRGS-2_d629b048a04177acf0cc5b0777be2cf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219072 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trainotti, AndressaSant'Ana, Marilaine de Fraga2021-03-18T04:08:00Z20191518-8221http://hdl.handle.net/10183/219072001114341O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Neste trabalho objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCN e o ensino deste conteúdo possibilitou o desenvolvimento de um educando capaz de ler e interpretar informações e conceitos estatísticos.The curriculum of the Brazilian elementary school, through the National Curricular Parameters (PCN), proposes Statistics as content to be addressed in Elementary and Middle School, with the aim of students being able to read and interpret statistical concepts and to draw conclusions regarding statistical research or information disclosed in the media. The purpose of this study was to investigate how Statistics is approached in schools and whether this approach is in line with the basic curriculum. This research is qualitative and was carried out in three schools of the state education network of the city of Rio do Sul, Santa Catarina, where classes that addressed such content were observed. It was possible to conclude that the Statistics is approached as proposed in the PCN and the teaching of this content enables the formation of a student capable of reading and interpreting the statistical information and concepts.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Vol. 1, n. 20 (2019), p. 21-29.Educação EstatísticaEstatistica : EnsinoCurrículo : Ensino médioTeaching Statistical in High SchoolStatistics in the Brazilian curriculumEstatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SCStatistical in High School: curriculum and teaching in the city of Rio do Sul – SC info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114341.pdf.txt001114341.pdf.txtExtracted Texttext/plain40744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/2/001114341.pdf.txt5def53b14c8bb69ccf2d852e888ea213MD52ORIGINAL001114341.pdfTexto completoapplication/pdf327840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/1/001114341.pdfbc8e8073ca1ddffcb9d9723adb8d167cMD5110183/2190722021-05-07 04:46:09.74093oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219072Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:46:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Statistical in High School: curriculum and teaching in the city of Rio do Sul – SC |
title |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC |
spellingShingle |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC Trainotti, Andressa Educação Estatística Estatistica : Ensino Currículo : Ensino médio Teaching Statistical in High School Statistics in the Brazilian curriculum |
title_short |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC |
title_full |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC |
title_fullStr |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC |
title_full_unstemmed |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC |
title_sort |
Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC |
author |
Trainotti, Andressa |
author_facet |
Trainotti, Andressa Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trainotti, Andressa Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Estatistica : Ensino Currículo : Ensino médio |
topic |
Educação Estatística Estatistica : Ensino Currículo : Ensino médio Teaching Statistical in High School Statistics in the Brazilian curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Statistical in High School Statistics in the Brazilian curriculum |
description |
O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Neste trabalho objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCN e o ensino deste conteúdo possibilitou o desenvolvimento de um educando capaz de ler e interpretar informações e conceitos estatísticos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-18T04:08:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219072 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8221 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114341 |
identifier_str_mv |
1518-8221 001114341 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática em revista - RS. Vol. 1, n. 20 (2019), p. 21-29. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/2/001114341.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/1/001114341.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5def53b14c8bb69ccf2d852e888ea213 bc8e8073ca1ddffcb9d9723adb8d167c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447735403282432 |