Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trainotti, Andressa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219072
Resumo: O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Neste trabalho objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCN e o ensino deste conteúdo possibilitou o desenvolvimento de um educando capaz de ler e interpretar informações e conceitos estatísticos.
id UFRGS-2_d629b048a04177acf0cc5b0777be2cf5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219072
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trainotti, AndressaSant'Ana, Marilaine de Fraga2021-03-18T04:08:00Z20191518-8221http://hdl.handle.net/10183/219072001114341O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Neste trabalho objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCN e o ensino deste conteúdo possibilitou o desenvolvimento de um educando capaz de ler e interpretar informações e conceitos estatísticos.The curriculum of the Brazilian elementary school, through the National Curricular Parameters (PCN), proposes Statistics as content to be addressed in Elementary and Middle School, with the aim of students being able to read and interpret statistical concepts and to draw conclusions regarding statistical research or information disclosed in the media. The purpose of this study was to investigate how Statistics is approached in schools and whether this approach is in line with the basic curriculum. This research is qualitative and was carried out in three schools of the state education network of the city of Rio do Sul, Santa Catarina, where classes that addressed such content were observed. It was possible to conclude that the Statistics is approached as proposed in the PCN and the teaching of this content enables the formation of a student capable of reading and interpreting the statistical information and concepts.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Vol. 1, n. 20 (2019), p. 21-29.Educação EstatísticaEstatistica : EnsinoCurrículo : Ensino médioTeaching Statistical in High SchoolStatistics in the Brazilian curriculumEstatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SCStatistical in High School: curriculum and teaching in the city of Rio do Sul – SC info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114341.pdf.txt001114341.pdf.txtExtracted Texttext/plain40744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/2/001114341.pdf.txt5def53b14c8bb69ccf2d852e888ea213MD52ORIGINAL001114341.pdfTexto completoapplication/pdf327840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/1/001114341.pdfbc8e8073ca1ddffcb9d9723adb8d167cMD5110183/2190722021-05-07 04:46:09.74093oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219072Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:46:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Statistical in High School: curriculum and teaching in the city of Rio do Sul – SC
title Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
spellingShingle Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
Trainotti, Andressa
Educação Estatística
Estatistica : Ensino
Currículo : Ensino médio
Teaching Statistical in High School
Statistics in the Brazilian curriculum
title_short Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
title_full Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
title_fullStr Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
title_full_unstemmed Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
title_sort Estatística no ensino médio : currículo e ensino no município de Rio do Sul – SC
author Trainotti, Andressa
author_facet Trainotti, Andressa
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author_role author
author2 Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trainotti, Andressa
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Estatistica : Ensino
Currículo : Ensino médio
topic Educação Estatística
Estatistica : Ensino
Currículo : Ensino médio
Teaching Statistical in High School
Statistics in the Brazilian curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching Statistical in High School
Statistics in the Brazilian curriculum
description O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Neste trabalho objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCN e o ensino deste conteúdo possibilitou o desenvolvimento de um educando capaz de ler e interpretar informações e conceitos estatísticos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-18T04:08:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219072
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114341
identifier_str_mv 1518-8221
001114341
url http://hdl.handle.net/10183/219072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista - RS. Vol. 1, n. 20 (2019), p. 21-29.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/2/001114341.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219072/1/001114341.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5def53b14c8bb69ccf2d852e888ea213
bc8e8073ca1ddffcb9d9723adb8d167c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447735403282432