Novas significações por meio da customização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Diego Piovesan
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cattani, Airton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165867
Resumo: Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. Pelo viés da pesquisa científica, este artigo faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa para descrever as características e transformações relacionadas a customização, apontando pontos-chave e definições que conceitue essa atitude de consumo tão presente na sociedade contemporânea.
id UFRGS-2_d62c944f75911b3b5d33f10368d2db82
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165867
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Diego PiovesanCattani, Airton2017-08-29T02:33:50Z20171850-2032http://hdl.handle.net/10183/165867001020685Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. Pelo viés da pesquisa científica, este artigo faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa para descrever as características e transformações relacionadas a customização, apontando pontos-chave e definições que conceitue essa atitude de consumo tão presente na sociedade contemporânea.In a world marked by globalization, common markets, large corporate groups, mass production and an almost unlimited supply of industrial products, individualization is a requirement that is gaining increasing importance among consumers. The market for products that express their personality and their tastes, that identify them and make them unique by means of the personalization, is in frank expansion. This opens up a possibility for design committed to developing products that address these individual needs, even in massively developed products. Due to the bias of scientific research, this article makes use of exploratory, bibliographic and qualitative research to describe the characteristics and transformations related to personalization, pointing out key points and definitions that conceptualize this consumption attitude so present in contemporary society.En un mundo marcado por la globalización, mercados comunes, grandes grupos corporativos, producción masiva y una oferta casi ilimitada de productos industriales, la individualización es un requisito que gana cada vez más importancia entre los consumidores. El mercado para productos que expresen su personalidad y sus gustos, que los identifiquen y los hagan únicos por medio de la personalización, está en franca expansión. Esto abre una posibilidad para el diseño comprometido en desarrollar productos que atiendan esas necesidades individuales, aún en productos desarrollados masivamente. Por la parcialidad de la investigación científica, este artículo hace uso de la investigación exploratoria, bibliográfica y cualitativa para describir las características y transformaciones relacionadas a la personalización, señalando puntos-claves y definiciones que conceptúen esa actitud de consumo tan presente en la sociedad contemporánea.application/pdfporActas de Diseño. Buenos Aires. n. 23 (jul. 2017), p. 234-244CustomizaçãoDesign de produtoPersonalizationMarketProductConsumersMeaningPersonalizaciónMercadoProductoConsumidoresSignificadoNovas significações por meio da customizaçãoEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020685.pdf001020685.pdfTexto completoapplication/pdf119741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/1/001020685.pdf5b67cf845ed0a3cc25847f2d245f828cMD51TEXT001020685.pdf.txt001020685.pdf.txtExtracted Texttext/plain70396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/2/001020685.pdf.txt543b7ad01987542521300cf33c3a2140MD52THUMBNAIL001020685.pdf.jpg001020685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/3/001020685.pdf.jpg2f9d64b09f2823a48f08442c8f25f55cMD5310183/1658672018-10-23 08:33:52.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:33:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas significações por meio da customização
title Novas significações por meio da customização
spellingShingle Novas significações por meio da customização
Medeiros, Diego Piovesan
Customização
Design de produto
Personalization
Market
Product
Consumers
Meaning
Personalización
Mercado
Producto
Consumidores
Significado
title_short Novas significações por meio da customização
title_full Novas significações por meio da customização
title_fullStr Novas significações por meio da customização
title_full_unstemmed Novas significações por meio da customização
title_sort Novas significações por meio da customização
author Medeiros, Diego Piovesan
author_facet Medeiros, Diego Piovesan
Cattani, Airton
author_role author
author2 Cattani, Airton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Diego Piovesan
Cattani, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Customização
Design de produto
topic Customização
Design de produto
Personalization
Market
Product
Consumers
Meaning
Personalización
Mercado
Producto
Consumidores
Significado
dc.subject.eng.fl_str_mv Personalization
Market
Product
Consumers
Meaning
dc.subject.spa.fl_str_mv Personalización
Mercado
Producto
Consumidores
Significado
description Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. Pelo viés da pesquisa científica, este artigo faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa para descrever as características e transformações relacionadas a customização, apontando pontos-chave e definições que conceitue essa atitude de consumo tão presente na sociedade contemporânea.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-29T02:33:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165867
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-2032
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020685
identifier_str_mv 1850-2032
001020685
url http://hdl.handle.net/10183/165867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Actas de Diseño. Buenos Aires. n. 23 (jul. 2017), p. 234-244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/1/001020685.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/2/001020685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/3/001020685.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b67cf845ed0a3cc25847f2d245f828c
543b7ad01987542521300cf33c3a2140
2f9d64b09f2823a48f08442c8f25f55c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224927891685376