Novas significações por meio da customização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165867 |
Resumo: | Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. Pelo viés da pesquisa científica, este artigo faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa para descrever as características e transformações relacionadas a customização, apontando pontos-chave e definições que conceitue essa atitude de consumo tão presente na sociedade contemporânea. |
id |
UFRGS-2_d62c944f75911b3b5d33f10368d2db82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165867 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Diego PiovesanCattani, Airton2017-08-29T02:33:50Z20171850-2032http://hdl.handle.net/10183/165867001020685Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. Pelo viés da pesquisa científica, este artigo faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa para descrever as características e transformações relacionadas a customização, apontando pontos-chave e definições que conceitue essa atitude de consumo tão presente na sociedade contemporânea.In a world marked by globalization, common markets, large corporate groups, mass production and an almost unlimited supply of industrial products, individualization is a requirement that is gaining increasing importance among consumers. The market for products that express their personality and their tastes, that identify them and make them unique by means of the personalization, is in frank expansion. This opens up a possibility for design committed to developing products that address these individual needs, even in massively developed products. Due to the bias of scientific research, this article makes use of exploratory, bibliographic and qualitative research to describe the characteristics and transformations related to personalization, pointing out key points and definitions that conceptualize this consumption attitude so present in contemporary society.En un mundo marcado por la globalización, mercados comunes, grandes grupos corporativos, producción masiva y una oferta casi ilimitada de productos industriales, la individualización es un requisito que gana cada vez más importancia entre los consumidores. El mercado para productos que expresen su personalidad y sus gustos, que los identifiquen y los hagan únicos por medio de la personalización, está en franca expansión. Esto abre una posibilidad para el diseño comprometido en desarrollar productos que atiendan esas necesidades individuales, aún en productos desarrollados masivamente. Por la parcialidad de la investigación científica, este artículo hace uso de la investigación exploratoria, bibliográfica y cualitativa para describir las características y transformaciones relacionadas a la personalización, señalando puntos-claves y definiciones que conceptúen esa actitud de consumo tan presente en la sociedad contemporánea.application/pdfporActas de Diseño. Buenos Aires. n. 23 (jul. 2017), p. 234-244CustomizaçãoDesign de produtoPersonalizationMarketProductConsumersMeaningPersonalizaciónMercadoProductoConsumidoresSignificadoNovas significações por meio da customizaçãoEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020685.pdf001020685.pdfTexto completoapplication/pdf119741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/1/001020685.pdf5b67cf845ed0a3cc25847f2d245f828cMD51TEXT001020685.pdf.txt001020685.pdf.txtExtracted Texttext/plain70396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/2/001020685.pdf.txt543b7ad01987542521300cf33c3a2140MD52THUMBNAIL001020685.pdf.jpg001020685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/3/001020685.pdf.jpg2f9d64b09f2823a48f08442c8f25f55cMD5310183/1658672018-10-23 08:33:52.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:33:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Novas significações por meio da customização |
title |
Novas significações por meio da customização |
spellingShingle |
Novas significações por meio da customização Medeiros, Diego Piovesan Customização Design de produto Personalization Market Product Consumers Meaning Personalización Mercado Producto Consumidores Significado |
title_short |
Novas significações por meio da customização |
title_full |
Novas significações por meio da customização |
title_fullStr |
Novas significações por meio da customização |
title_full_unstemmed |
Novas significações por meio da customização |
title_sort |
Novas significações por meio da customização |
author |
Medeiros, Diego Piovesan |
author_facet |
Medeiros, Diego Piovesan Cattani, Airton |
author_role |
author |
author2 |
Cattani, Airton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Diego Piovesan Cattani, Airton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Customização Design de produto |
topic |
Customização Design de produto Personalization Market Product Consumers Meaning Personalización Mercado Producto Consumidores Significado |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Personalization Market Product Consumers Meaning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Personalización Mercado Producto Consumidores Significado |
description |
Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. Pelo viés da pesquisa científica, este artigo faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa para descrever as características e transformações relacionadas a customização, apontando pontos-chave e definições que conceitue essa atitude de consumo tão presente na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-29T02:33:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165867 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-2032 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020685 |
identifier_str_mv |
1850-2032 001020685 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Actas de Diseño. Buenos Aires. n. 23 (jul. 2017), p. 234-244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/1/001020685.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/2/001020685.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165867/3/001020685.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b67cf845ed0a3cc25847f2d245f828c 543b7ad01987542521300cf33c3a2140 2f9d64b09f2823a48f08442c8f25f55c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224927891685376 |