Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Diego Piovesan
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67832
Resumo: Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. No entanto, os métodos projetuais usualmente empregados por profissionais do design não contemplam esse novo cenário, gerando uma lacuna a ser estudada. Este trabalho tem como objetivo, identificar etapas e características dos processos metodológicos que incorporam a customização pós-produção. Este trabalho faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa por meio da aplicação de questionários e entrevistas. A aplicação das entrevistas ocorreu com um grupo de profissionais atuantes nas diferentes áreas do design de produto. A síntese das entrevistas, aliada a uma análise comparativa dos dados convergentes e divergentes, somaram para identificação das principais etapas no desenvolvimento de produtos que levam em conta a customização do usuário pós-produção. Os resultados finais dão conta da importância do pensamento voltado para a customização em diversas etapas do processo de projeto em design.
id URGS_deb566c55618cfc3de58151d9a36b4d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67832
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Medeiros, Diego PiovesanCattani, Airton2013-03-20T01:42:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/67832000869692Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. No entanto, os métodos projetuais usualmente empregados por profissionais do design não contemplam esse novo cenário, gerando uma lacuna a ser estudada. Este trabalho tem como objetivo, identificar etapas e características dos processos metodológicos que incorporam a customização pós-produção. Este trabalho faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa por meio da aplicação de questionários e entrevistas. A aplicação das entrevistas ocorreu com um grupo de profissionais atuantes nas diferentes áreas do design de produto. A síntese das entrevistas, aliada a uma análise comparativa dos dados convergentes e divergentes, somaram para identificação das principais etapas no desenvolvimento de produtos que levam em conta a customização do usuário pós-produção. Os resultados finais dão conta da importância do pensamento voltado para a customização em diversas etapas do processo de projeto em design.In a world marked by globalization, common markets, large corporations, mass production and an almost unlimited supply of industrial products, individualization is a requirement that is increasingly gaining importance among consumers. The market for products that express your personality and tastes, identifying them and make them unique by customizing is booming. This opens a possibility to design committed to developing products that meet these individual needs, even in mass produced products. However, projective methods usually employed by design professionals do not consider this new scenario, creating a gap to be studied. This study aims to identify steps and characteristics of methodological processes that incorporate the customization postproduction. This work makes use of exploratory research, and qualitative literature through questionnaires and interviews. The application of the interviews took place with a group of professionals working in different areas of product design. A summary of the interviews, together with a comparative analysis of convergent and divergent data, amounted to identify key steps in developing products that take into account user customization postproduction. Final results realize the importance of thought toward customization in various stages of project design.application/pdfporCustomizaçãoDesign de produtoEngenhariaProcesso de projetoProduct designDesign methodologyPost-production customizationDesign de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produçãoProduct design and design processes with emphasis on post-production customization info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000869692.pdf000869692.pdfTexto completoapplication/pdf5847536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67832/1/000869692.pdf2dd7f92182b15990b1c07c909d2902aeMD51TEXT000869692.pdf.txt000869692.pdf.txtExtracted Texttext/plain344201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67832/2/000869692.pdf.txt6ddac21a2a41170d076205b5abfdcffaMD52THUMBNAIL000869692.pdf.jpg000869692.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67832/3/000869692.pdf.jpgfc68353f3076eaa25d75f0f2d701f4d0MD5310183/678322018-10-22 09:27:10.284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:27:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Product design and design processes with emphasis on post-production customization
title Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
spellingShingle Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
Medeiros, Diego Piovesan
Customização
Design de produto
Engenharia
Processo de projeto
Product design
Design methodology
Post-production customization
title_short Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
title_full Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
title_fullStr Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
title_full_unstemmed Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
title_sort Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção
author Medeiros, Diego Piovesan
author_facet Medeiros, Diego Piovesan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Diego Piovesan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cattani, Airton
contributor_str_mv Cattani, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Customização
Design de produto
Engenharia
Processo de projeto
topic Customização
Design de produto
Engenharia
Processo de projeto
Product design
Design methodology
Post-production customization
dc.subject.eng.fl_str_mv Product design
Design methodology
Post-production customization
description Em um mundo marcado pela globalização, mercados comuns, grandes grupos corporativos, produção em massa e uma oferta quase ilimitada de produtos industriais, a individualização é um requisito que ganha cada vez mais importância entre os consumidores. O mercado para produtos que expressem sua personalidade e seus gostos, que os identifiquem e os tornem únicos por meio da customização, está em franca expansão. Isto abre uma possibilidade para o design comprometido em desenvolver produtos que atendam essas necessidades individuais, mesmo em produtos produzidos em massa. No entanto, os métodos projetuais usualmente empregados por profissionais do design não contemplam esse novo cenário, gerando uma lacuna a ser estudada. Este trabalho tem como objetivo, identificar etapas e características dos processos metodológicos que incorporam a customização pós-produção. Este trabalho faz uso da investigação exploratória, bibliográfica e qualitativa por meio da aplicação de questionários e entrevistas. A aplicação das entrevistas ocorreu com um grupo de profissionais atuantes nas diferentes áreas do design de produto. A síntese das entrevistas, aliada a uma análise comparativa dos dados convergentes e divergentes, somaram para identificação das principais etapas no desenvolvimento de produtos que levam em conta a customização do usuário pós-produção. Os resultados finais dão conta da importância do pensamento voltado para a customização em diversas etapas do processo de projeto em design.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-20T01:42:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67832
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000869692
url http://hdl.handle.net/10183/67832
identifier_str_mv 000869692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67832/1/000869692.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67832/2/000869692.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67832/3/000869692.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2dd7f92182b15990b1c07c909d2902ae
6ddac21a2a41170d076205b5abfdcffa
fc68353f3076eaa25d75f0f2d701f4d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309028638687232