Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211672 |
Resumo: | Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma realidade prévia, mas simcria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita,compõe-se num espaço coexistencial, no quala noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficçãoao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico. |
id |
UFRGS-2_d6570c2ffd626a1e40aad247983d58d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211672 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Esteves, Diego WinckAdó, Máximo Daniel Lamela2020-07-10T03:41:33Z20201676-2592http://hdl.handle.net/10183/211672001114675Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma realidade prévia, mas simcria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita,compõe-se num espaço coexistencial, no quala noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficçãoao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico.This study addresses the text space to unfold, in and by writing, problems that prospect the research in Education through the way of poetics. It understands that research, when done by writing, does not transcribe a previous reality, but creates a realityin the composition of the text; that this reality, then, can only be accessed through a fictional route. To this end, this study shows some questions on which it draws lines that define our provisional points, anchorages to think the thinking that thinks the writing of and in the research in Education. Thus, it puts the thought and its relation to the unknown in scene. In fact, this researcher who dramatizes through writing is composed in a co-existential space, in which the notion of authorship is reviewed and exchanged with the image of the narrator of a fiction. This image, in turn, is taken as an autofiction while it puts the writing in relation to a certain notion of performance. The researcher, in this process, becomes the one who narrates the research when composing, also, in this fictional, multiple, polyphonic and polysemic space.Este ensayo se ocupa del espacio del texto para desplegar, en y por la escritura, problemáticas que perspectivan la investigación en Educación por la vía de la poética. Comprende que la investigación,al hacerse por la escritura,no transcribe una realidadprevia, sino que crea una realidad en la composición del texto; que ese real, entonces, solo puede ser accedido por una vía ficcional. Por lo tanto, este ensayo presenta algunas cuestiones por las cuales traza líneas que definen puntos provisorios, anclajes para pensar el pensamiento que piensa la escritura de y en la investigación en Educación. De este modo, pone el pensamiento y su relación con lo desconocido en escena. Con efecto, ese investigador que dramatiza vía la escritura, se compone en un espaciocoexistencial, en el qualla noción de autoría es reexaminada y permutada con la imagen del narrador de una ficción. Esa imagen, a su vez, es tomada como una autoficción al mismo tiempo que coloca la escritura en relación con cierta noción de performance.El investigador, en ese proceso, se torna aquel que narra la investigación al componerse, también, en ese espacio ficcional, múltiplo, polifónico y polisémico.application/pdfengETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 22, n.2 (abr./jun. 2020), p. 354-368Pesquisa educacionalFicçãoPerformanceResearchEducationPoeticAutofictionPerformanceInvestigaciónEducaciónPoéticaAutoficciónPerformanceEscrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performanceWriting and poetics in education research : autofiction and performanceEscritura y poética em la investigación em educación : autoficción y performanceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114675.pdf.txt001114675.pdf.txtExtracted Texttext/plain45570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/2/001114675.pdf.txt1bc8c8e8888f1c3c998a977e24f808a2MD52ORIGINAL001114675.pdfTexto completoapplication/pdf756255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/1/001114675.pdfb502f007c7ae31e8ffbde6e76600d9bdMD5110183/2116722021-03-09 04:31:47.337365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:31:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Writing and poetics in education research : autofiction and performance |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Escritura y poética em la investigación em educación : autoficción y performance |
title |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance |
spellingShingle |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance Esteves, Diego Winck Pesquisa educacional Ficção Performance Research Education Poetic Autofiction Performance Investigación Educación Poética Autoficción Performance |
title_short |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance |
title_full |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance |
title_fullStr |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance |
title_full_unstemmed |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance |
title_sort |
Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance |
author |
Esteves, Diego Winck |
author_facet |
Esteves, Diego Winck Adó, Máximo Daniel Lamela |
author_role |
author |
author2 |
Adó, Máximo Daniel Lamela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Diego Winck Adó, Máximo Daniel Lamela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Ficção Performance |
topic |
Pesquisa educacional Ficção Performance Research Education Poetic Autofiction Performance Investigación Educación Poética Autoficción Performance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Research Education Poetic Autofiction Performance |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Investigación Educación Poética Autoficción Performance |
description |
Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma realidade prévia, mas simcria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita,compõe-se num espaço coexistencial, no quala noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficçãoao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-10T03:41:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211672 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-2592 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114675 |
identifier_str_mv |
1676-2592 001114675 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 22, n.2 (abr./jun. 2020), p. 354-368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/2/001114675.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/1/001114675.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1bc8c8e8888f1c3c998a977e24f808a2 b502f007c7ae31e8ffbde6e76600d9bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224994528690176 |