Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Diego Winck
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Adó, Máximo Daniel Lamela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211672
Resumo: Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma realidade prévia, mas simcria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita,compõe-se num espaço coexistencial, no quala noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficçãoao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico.
id UFRGS-2_d6570c2ffd626a1e40aad247983d58d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211672
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Esteves, Diego WinckAdó, Máximo Daniel Lamela2020-07-10T03:41:33Z20201676-2592http://hdl.handle.net/10183/211672001114675Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma realidade prévia, mas simcria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita,compõe-se num espaço coexistencial, no quala noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficçãoao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico.This study addresses the text space to unfold, in and by writing, problems that prospect the research in Education through the way of poetics. It understands that research, when done by writing, does not transcribe a previous reality, but creates a realityin the composition of the text; that this reality, then, can only be accessed through a fictional route. To this end, this study shows some questions on which it draws lines that define our provisional points, anchorages to think the thinking that thinks the writing of and in the research in Education. Thus, it puts the thought and its relation to the unknown in scene. In fact, this researcher who dramatizes through writing is composed in a co-existential space, in which the notion of authorship is reviewed and exchanged with the image of the narrator of a fiction. This image, in turn, is taken as an autofiction while it puts the writing in relation to a certain notion of performance. The researcher, in this process, becomes the one who narrates the research when composing, also, in this fictional, multiple, polyphonic and polysemic space.Este ensayo se ocupa del espacio del texto para desplegar, en y por la escritura, problemáticas que perspectivan la investigación en Educación por la vía de la poética. Comprende que la investigación,al hacerse por la escritura,no transcribe una realidadprevia, sino que crea una realidad en la composición del texto; que ese real, entonces, solo puede ser accedido por una vía ficcional. Por lo tanto, este ensayo presenta algunas cuestiones por las cuales traza líneas que definen puntos provisorios, anclajes para pensar el pensamiento que piensa la escritura de y en la investigación en Educación. De este modo, pone el pensamiento y su relación con lo desconocido en escena. Con efecto, ese investigador que dramatiza vía la escritura, se compone en un espaciocoexistencial, en el qualla noción de autoría es reexaminada y permutada con la imagen del narrador de una ficción. Esa imagen, a su vez, es tomada como una autoficción al mismo tiempo que coloca la escritura en relación con cierta noción de performance.El investigador, en ese proceso, se torna aquel que narra la investigación al componerse, también, en ese espacio ficcional, múltiplo, polifónico y polisémico.application/pdfengETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 22, n.2 (abr./jun. 2020), p. 354-368Pesquisa educacionalFicçãoPerformanceResearchEducationPoeticAutofictionPerformanceInvestigaciónEducaciónPoéticaAutoficciónPerformanceEscrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performanceWriting and poetics in education research : autofiction and performanceEscritura y poética em la investigación em educación : autoficción y performanceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114675.pdf.txt001114675.pdf.txtExtracted Texttext/plain45570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/2/001114675.pdf.txt1bc8c8e8888f1c3c998a977e24f808a2MD52ORIGINAL001114675.pdfTexto completoapplication/pdf756255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/1/001114675.pdfb502f007c7ae31e8ffbde6e76600d9bdMD5110183/2116722021-03-09 04:31:47.337365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:31:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Writing and poetics in education research : autofiction and performance
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Escritura y poética em la investigación em educación : autoficción y performance
title Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
spellingShingle Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
Esteves, Diego Winck
Pesquisa educacional
Ficção
Performance
Research
Education
Poetic
Autofiction
Performance
Investigación
Educación
Poética
Autoficción
Performance
title_short Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
title_full Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
title_fullStr Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
title_full_unstemmed Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
title_sort Escrita e poética na pesquisa em educação : autoficção e performance
author Esteves, Diego Winck
author_facet Esteves, Diego Winck
Adó, Máximo Daniel Lamela
author_role author
author2 Adó, Máximo Daniel Lamela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Diego Winck
Adó, Máximo Daniel Lamela
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Ficção
Performance
topic Pesquisa educacional
Ficção
Performance
Research
Education
Poetic
Autofiction
Performance
Investigación
Educación
Poética
Autoficción
Performance
dc.subject.eng.fl_str_mv Research
Education
Poetic
Autofiction
Performance
dc.subject.spa.fl_str_mv Investigación
Educación
Poética
Autoficción
Performance
description Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa,ao se fazer pela escrita,não transcreve uma realidade prévia, mas simcria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita,compõe-se num espaço coexistencial, no quala noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficçãoao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T03:41:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211672
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114675
identifier_str_mv 1676-2592
001114675
url http://hdl.handle.net/10183/211672
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 22, n.2 (abr./jun. 2020), p. 354-368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/2/001114675.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211672/1/001114675.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bc8c8e8888f1c3c998a977e24f808a2
b502f007c7ae31e8ffbde6e76600d9bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224994528690176