Mais aluno que professor : aspectos da imagem do professor de língua portuguesa no livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Daniela Leite da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70698
Resumo: Este trabalho tem como intuito desenvolver, através da perspectiva da Análise do Discurso (escola francesa), um estudo voltado à análise discursiva de enunciados dirigidos aos professores, em livros didáticos, para o Ensino Fundamental de Língua Portuguesa. O objetivo é averiguar como se constroem, nos discursos dos autores desses livros, os processos de subjetivação dos professores de língua portuguesa. A partir do reconhecimento dos diferentes espaços discursivos, ocupados para os sujeitos afetados por esse discurso, é possível reconhecer a constituição de suas condições de produção, isto é, de que modo são construídas as imagens dos professores de língua portuguesa, por esses autores. Sequências discursivas constantes em três livros didáticos diferentes foram selecionadas para compor o corpus de análise desse trabalho. Foram utilizados, como norteadores para a análise das interpretações, os conceitos de condições de produção, formações imaginárias, sujeito, sentido entre outros.
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