O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP. |
id |
UFRN-7_d76f15277dd50816e2c44113b49ef16e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/13370 |
network_acronym_str |
UFRN-7 |
network_name_str |
Revista odisséia |
repository_id_str |
|
spelling |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursivaAnálise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.UFRN2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/1337010.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150Revue Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150Revista Odisseia; v. 3 n. 1 (2018); p. 132 - 1501983-243510.21680/1983-2435.2018v3n1reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370/9362Copyright (c) 2018 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhaes, Wesley Luis2019-06-05T23:44:21Zoai:periodicos.ufrn.br:article/13370Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2019-06-05T23:44:21Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva |
title |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva |
spellingShingle |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva Carvalhaes, Wesley Luis Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault. |
title_short |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva |
title_full |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva |
title_fullStr |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva |
title_full_unstemmed |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva |
title_sort |
O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva |
author |
Carvalhaes, Wesley Luis |
author_facet |
Carvalhaes, Wesley Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalhaes, Wesley Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault. |
topic |
Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault. |
description |
A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370 |
identifier_str_mv |
10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370/9362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Odisseia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Odisseia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150 Revue Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150 Revista Odisseia; v. 3 n. 1 (2018); p. 132 - 150 1983-2435 10.21680/1983-2435.2018v3n1 reponame:Revista odisséia instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista odisséia |
collection |
Revista odisséia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaodisseia2016@gmail.com |
_version_ |
1798329423075737600 |