O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhaes, Wesley Luis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.
id UFRN-7_d76f15277dd50816e2c44113b49ef16e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/13370
network_acronym_str UFRN-7
network_name_str Revista odisséia
repository_id_str
spelling O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursivaAnálise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.UFRN2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/1337010.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150Revue Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150Revista Odisseia; v. 3 n. 1 (2018); p. 132 - 1501983-243510.21680/1983-2435.2018v3n1reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370/9362Copyright (c) 2018 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhaes, Wesley Luis2019-06-05T23:44:21Zoai:periodicos.ufrn.br:article/13370Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2019-06-05T23:44:21Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
title O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
spellingShingle O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
Carvalhaes, Wesley Luis
Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.
title_short O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
title_full O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
title_fullStr O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
title_full_unstemmed O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
title_sort O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
author Carvalhaes, Wesley Luis
author_facet Carvalhaes, Wesley Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalhaes, Wesley Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.
topic Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.
description A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370
10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370
identifier_str_mv 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370/9362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Odisseia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Odisseia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150
Revue Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 132 - 150
Revista Odisseia; v. 3 n. 1 (2018); p. 132 - 150
1983-2435
10.21680/1983-2435.2018v3n1
reponame:Revista odisséia
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista odisséia
collection Revista odisséia
repository.name.fl_str_mv Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaodisseia2016@gmail.com
_version_ 1798329423075737600