Estratégias desenvolvidas pelo ministério da saúde no fomento a formação e qualificação dos profissionais de saúde bucal para o SUS : um olhar a partir da ação de qualificação profissional para atenção e cuidado às pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114675 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral conhecer e apreender as iniciativas de formação e qualificação de profissionais da saúde bucal para a atuação no SUS, especificamente a ação “Capacitação das equipes de saúde bucal vinculadas ao SUS para Atenção e Cuidado às Pessoas com Deficiência”, executada pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde em parceria com outros setores da saúde, gestão e UNA-SUS (UFPE), em suas interfaces com a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), Política Nacional de Educação Permanente em saúde (PNEPS) e Política Nacional da Atenção Básica (PNAB). Utilizou-se a metodologia qualitativa, através de observação participante e anotações em caderno de campo. A partir dos assuntos que emergiram das análises de campo, realizou-se a pesquisa documental, que subsidiou a escrita, em conjunto com a autonarrativa. O Ministério da Saúde (MS) realiza várias ações de formação e qualificação dos profissionais de saúde bucal para atuação no SUS, porém muitas delas ainda ocorrem com pouca articulação intrasetorial (entre setores do MS) e intersetorial (entre gestores estaduais/ municipais e universidades). A ação de capacitação elencada neste estudo mostrou-se de acordo com as diretrizes da PNSB, PNAB e PNEPS, com boa articulação entre setores do MS, gestores e universidades, o que colaborou de forma significativa para a implementação positiva da ação e futura qualificação do cuidado em saúde bucal para pessoas com deficiência em todos os pontos da Rede de Atenção a Saúde (RAS). Recomenda-se reforçar a comunicação intrasetorial e intersetorial, como forma de implementar novas ações de formação e qualificação profissional e qualificar as ações já existentes. Além disso, a participação da universidade e a oferta de cursos que utilizem ferramentas de ensino-aprendizagem proativas, que adotem a metodologia da educação permanente e que o conteúdo esteja de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, são fundamentais para o avanço na qualificação do cuidado em saúde bucal. |
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