Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buratti, Marcelo Rotava
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165128
Resumo: grandes centros urbanos. O fato de não poder ser vista e não se conservar no meio ambiente, faz com que as pessoas acabem se acostumando a conviver com esse desconforto. Dentre as fontes de emissão de ruído está a atividade aeroportuária, caracterizada por apresentar elevados índices acústicos em determinadas situações. Nesse contexto, um estudo foi feito dentro da área de desembarque e na pista de operações do Aeroporto Salgado Filho, para examinar os níveis de pressão sonora que os passageiros estão sujeitos, e a que dose de ruído que os operadores de pista estão expostos. Com os dados relevantes das medições em campo, foi realizada uma análise comparativa com as normas NBR 12314 e NR-15, com o intuito de verificar se os valores calculados estavam dentro da faixa de aceitação. Para a sala de desembarque foram avaliados os níveis de pressão sonora, tendo os resultados mostrado que os passageiros estão expostos a ruídos acima do estipulado de 56 dB(A) a 63 dB(A). O melhor caso obteve 80% do tempo níveis de pressão sonora na faixa permitida e o pior caso não apresentou valores aceitáveis em nenhum instante. Foi comprovado que o ruído proveniente da movimentação de aviões no pátio é a fonte principal de poluição sonora para a sala de desembarque. Os valores de dose de ruído mostraram que durante uma jornada de trabalho de 8 horas um fiscal de pista está sujeito a 78% da dose diária de ruído, valor aceitável, mas que não dispensa o uso de proteção individual ao ruído.
id UFRGS-2_d69709e273a7f54b2921d34035cf2a21
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165128
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Buratti, Marcelo RotavaRaggio Quintas, Juan Pablo2017-08-11T02:37:25Z2017http://hdl.handle.net/10183/165128001044598grandes centros urbanos. O fato de não poder ser vista e não se conservar no meio ambiente, faz com que as pessoas acabem se acostumando a conviver com esse desconforto. Dentre as fontes de emissão de ruído está a atividade aeroportuária, caracterizada por apresentar elevados índices acústicos em determinadas situações. Nesse contexto, um estudo foi feito dentro da área de desembarque e na pista de operações do Aeroporto Salgado Filho, para examinar os níveis de pressão sonora que os passageiros estão sujeitos, e a que dose de ruído que os operadores de pista estão expostos. Com os dados relevantes das medições em campo, foi realizada uma análise comparativa com as normas NBR 12314 e NR-15, com o intuito de verificar se os valores calculados estavam dentro da faixa de aceitação. Para a sala de desembarque foram avaliados os níveis de pressão sonora, tendo os resultados mostrado que os passageiros estão expostos a ruídos acima do estipulado de 56 dB(A) a 63 dB(A). O melhor caso obteve 80% do tempo níveis de pressão sonora na faixa permitida e o pior caso não apresentou valores aceitáveis em nenhum instante. Foi comprovado que o ruído proveniente da movimentação de aviões no pátio é a fonte principal de poluição sonora para a sala de desembarque. Os valores de dose de ruído mostraram que durante uma jornada de trabalho de 8 horas um fiscal de pista está sujeito a 78% da dose diária de ruído, valor aceitável, mas que não dispensa o uso de proteção individual ao ruído.Noise pollution is an issue incorporated into the everyday lives of citizens living in large urban centers. The fact that it cannot be seen and not conserved in the environment led to people get used to live with this discomfort, there is the airport activity, characterized by high noise levels in certain situations. In this context, a study was done inside the arrival room and the runway of the Salgado Filho Airport, to examine the sound pressure levels that passengers are subjected to, and the amount of noise that lane operators are exposed. With the relevant data of the field measurements, a comparative analysis was carried out with the standards NBR 12314 and NR-15, in order to verify if the calculated values were within the range of acceptance. The sound pressure levels were evaluated for the landing room which showed that passengers are exposed to noise above the stipulated from 56dB (A) to 63dB (A). The best case obtained got 80% of the time sound pressure levels in the allowed range and the worst case did not present acceptable values in any time. It has been proven that noise from the movement of airplanes in the runway is the main source of noise pollution for the arrival room. The noise dose values showed that during a workday of 8 hours a runway operator is subject to 78% of the daily dose of noise. The results were acceptable, however they did not dismiss the use of individual noise protection.application/pdfporEngenharia mecânicaAeronautical noiseNR-15NBR 12314AirportNoise doseAnálise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeitoAnalysis of acoustic comfort in the arrival room and evaluation of the noise dose that a runway operator is subject at Salgado Filho Airport info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2017Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044598.pdf001044598.pdfTexto completoapplication/pdf1634601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165128/1/001044598.pdff2843bba1d269b09d89c9c168dbc3853MD51TEXT001044598.pdf.txt001044598.pdf.txtExtracted Texttext/plain46573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165128/2/001044598.pdf.txt09380844f59b53e8ddca0f120f6a48d0MD52THUMBNAIL001044598.pdf.jpg001044598.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165128/3/001044598.pdf.jpg66dc51d7e34ead959e590986ff2d6c55MD5310183/1651282018-10-22 08:13:05.035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165128Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:13:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of acoustic comfort in the arrival room and evaluation of the noise dose that a runway operator is subject at Salgado Filho Airport
title Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
spellingShingle Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
Buratti, Marcelo Rotava
Engenharia mecânica
Aeronautical noise
NR-15
NBR 12314
Airport
Noise dose
title_short Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
title_full Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
title_fullStr Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
title_full_unstemmed Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
title_sort Análise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeito
author Buratti, Marcelo Rotava
author_facet Buratti, Marcelo Rotava
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buratti, Marcelo Rotava
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raggio Quintas, Juan Pablo
contributor_str_mv Raggio Quintas, Juan Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Aeronautical noise
NR-15
NBR 12314
Airport
Noise dose
dc.subject.eng.fl_str_mv Aeronautical noise
NR-15
NBR 12314
Airport
Noise dose
description grandes centros urbanos. O fato de não poder ser vista e não se conservar no meio ambiente, faz com que as pessoas acabem se acostumando a conviver com esse desconforto. Dentre as fontes de emissão de ruído está a atividade aeroportuária, caracterizada por apresentar elevados índices acústicos em determinadas situações. Nesse contexto, um estudo foi feito dentro da área de desembarque e na pista de operações do Aeroporto Salgado Filho, para examinar os níveis de pressão sonora que os passageiros estão sujeitos, e a que dose de ruído que os operadores de pista estão expostos. Com os dados relevantes das medições em campo, foi realizada uma análise comparativa com as normas NBR 12314 e NR-15, com o intuito de verificar se os valores calculados estavam dentro da faixa de aceitação. Para a sala de desembarque foram avaliados os níveis de pressão sonora, tendo os resultados mostrado que os passageiros estão expostos a ruídos acima do estipulado de 56 dB(A) a 63 dB(A). O melhor caso obteve 80% do tempo níveis de pressão sonora na faixa permitida e o pior caso não apresentou valores aceitáveis em nenhum instante. Foi comprovado que o ruído proveniente da movimentação de aviões no pátio é a fonte principal de poluição sonora para a sala de desembarque. Os valores de dose de ruído mostraram que durante uma jornada de trabalho de 8 horas um fiscal de pista está sujeito a 78% da dose diária de ruído, valor aceitável, mas que não dispensa o uso de proteção individual ao ruído.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-11T02:37:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165128
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044598
url http://hdl.handle.net/10183/165128
identifier_str_mv 001044598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165128/1/001044598.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165128/2/001044598.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165128/3/001044598.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2843bba1d269b09d89c9c168dbc3853
09380844f59b53e8ddca0f120f6a48d0
66dc51d7e34ead959e590986ff2d6c55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447200459653120