Percepção de competência motora e estado nutricional influenciam os níveis de atividade física ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariele Santayana de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172137
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre a percepção de competência motora (PCM), o estado nutricional e o nível de atividade física (NAF) nas aulas de educação física de escolares de 5-10 anos de idade (n = 259). Foram investigadas também diferenças relacionadas ao sexo e idade. A PCM foi avaliada com as escalas Escala Visual de Percepção de Competência e Aceitação para Crianças Jovens e Escala de Auto Percepção para Crianças; o estado nutricional foi avaliado a partir do índice de massa corporal (IMC) e categorizado conforme os critérios do Center of Desease Control e os níveis de atividade física foram mensurados através da utilização de pedômetros em 4 aulas de educação física. Para análise dos dados foram utilizadas estatística descritiva, ANOVA one way, Correlação de Pearson e regressão linear (p≤0,05). Crianças com alta PCM foram mais ativas do que crianças com moderada e baixa PCM. Ao comparar IMC e NAF não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Encontramos correlações significativas fracas a moderadas entre: NAF e PCM; PCM e IMC. Entre IMC e NAF a correlação só foi significativa para crianças de 8-10 anos e meninas. O modelo com PCM e IMC foi significativo somente para meninas e para crianças de 8-10 anos explicando 4% e 8% da variância de NAF, respectivamente. PCM foi o único preditor de NAF. Nessa perspectiva, a PCM é um fator importante de ser considerado ao delinear intervenções e aulas de educação física que almejam aumenta a NAF especialmente para meninas e crianças de 8-10 anos de idade.
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