Percepção de competência motora e estado nutricional influenciam os níveis de atividade física ?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172137 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre a percepção de competência motora (PCM), o estado nutricional e o nível de atividade física (NAF) nas aulas de educação física de escolares de 5-10 anos de idade (n = 259). Foram investigadas também diferenças relacionadas ao sexo e idade. A PCM foi avaliada com as escalas Escala Visual de Percepção de Competência e Aceitação para Crianças Jovens e Escala de Auto Percepção para Crianças; o estado nutricional foi avaliado a partir do índice de massa corporal (IMC) e categorizado conforme os critérios do Center of Desease Control e os níveis de atividade física foram mensurados através da utilização de pedômetros em 4 aulas de educação física. Para análise dos dados foram utilizadas estatística descritiva, ANOVA one way, Correlação de Pearson e regressão linear (p≤0,05). Crianças com alta PCM foram mais ativas do que crianças com moderada e baixa PCM. Ao comparar IMC e NAF não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Encontramos correlações significativas fracas a moderadas entre: NAF e PCM; PCM e IMC. Entre IMC e NAF a correlação só foi significativa para crianças de 8-10 anos e meninas. O modelo com PCM e IMC foi significativo somente para meninas e para crianças de 8-10 anos explicando 4% e 8% da variância de NAF, respectivamente. PCM foi o único preditor de NAF. Nessa perspectiva, a PCM é um fator importante de ser considerado ao delinear intervenções e aulas de educação física que almejam aumenta a NAF especialmente para meninas e crianças de 8-10 anos de idade. |
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Souza, Mariele Santayana deCadore, Eduardo Lusa2018-01-24T02:30:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/172137001057140O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre a percepção de competência motora (PCM), o estado nutricional e o nível de atividade física (NAF) nas aulas de educação física de escolares de 5-10 anos de idade (n = 259). Foram investigadas também diferenças relacionadas ao sexo e idade. A PCM foi avaliada com as escalas Escala Visual de Percepção de Competência e Aceitação para Crianças Jovens e Escala de Auto Percepção para Crianças; o estado nutricional foi avaliado a partir do índice de massa corporal (IMC) e categorizado conforme os critérios do Center of Desease Control e os níveis de atividade física foram mensurados através da utilização de pedômetros em 4 aulas de educação física. Para análise dos dados foram utilizadas estatística descritiva, ANOVA one way, Correlação de Pearson e regressão linear (p≤0,05). Crianças com alta PCM foram mais ativas do que crianças com moderada e baixa PCM. Ao comparar IMC e NAF não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Encontramos correlações significativas fracas a moderadas entre: NAF e PCM; PCM e IMC. Entre IMC e NAF a correlação só foi significativa para crianças de 8-10 anos e meninas. O modelo com PCM e IMC foi significativo somente para meninas e para crianças de 8-10 anos explicando 4% e 8% da variância de NAF, respectivamente. PCM foi o único preditor de NAF. Nessa perspectiva, a PCM é um fator importante de ser considerado ao delinear intervenções e aulas de educação física que almejam aumenta a NAF especialmente para meninas e crianças de 8-10 anos de idade.The purpose of the study was to assess the relationship between perceived motor competence (PMC), nutritional status and physical activity levels (PAL) in physical education classes of 5-10 year old students. The PMC was assessed with Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children and The Self-Perception Profile for Children; the nutritional status was assessed and categorized according to Center of Desease Control guidelines; physical activity levels were assessed with pedometers in 4 physical education sessions. To assess the data we used descriptive statistics, ANOVA one way, Pearson Correlations and linear regression (p≤0,05). Children with high PMC were more active than children with moderate and low PMC. No differences were found in PAL for children in different BMI categories. We found low to moderate correlations between: PAL and PMC; PMC and BMI. Between PMC and PAL the correlations were only significant to girls and 8- 10 year old children. The linear regression model was only significant for girls and 8-10 years old children explain a 4% and 8% of the variance of PAL respectively. PMC was the only predictor of PAL. In this perspective, PMC is one important factor to be considered in the planning of interventions and physical education classes that have to goal to increase PAL specially for girls and 8-10 year old children.application/pdfporEstado nutricionalDesenvolvimento motorAtividade físicaCriançasNutritional statusPerceived motor competencePhysical activity levelsChildPercepção de competência motora e estado nutricional influenciam os níveis de atividade física ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057140.pdf001057140.pdfTexto completoapplication/pdf386480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172137/1/001057140.pdf98a3b093baace01780a38fc9ea749997MD51TEXT001057140.pdf.txt001057140.pdf.txtExtracted Texttext/plain84200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172137/2/001057140.pdf.txt987d49d027e4787012511bd511c2f129MD52THUMBNAIL001057140.pdf.jpg001057140.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172137/3/001057140.pdf.jpg655379843cafe995b00476ba88f56c9eMD5310183/1721372022-06-17 04:47:20.590207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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